Home / Investimento em ações e conteúdo avançado / 10 dicas de investimento de um bilionário da Bolsa

10 dicas de investimento de um bilionário da Bolsa

Veja neste artigo as 10 dicas de investimento que o bilionário Lírio Parisotto informou em entrevista para a Exame. Vamos ver como alguém que conseguiu sucesso com o investimento em ações pensa e como tirar algo disso pre melhorar nossos investimentos.

Se você ainda não investe em ações e quer começar a fazer os seus investimentos, aprenda com o meu e-book “Guia – 3 Passos pra Investir em Ações Já”: baixe aqui.

Curiosidade: O Lírio Parisotto não faz day trade, não investe em imóveis, e acredita que investir num próprio negócio pode ser mais arriscado que investir na Bolsa. O investimento de longo prazo (do tipo buy and hold, ou o investimento em valor) na Bolsa de Valores é uma das melhores maneiras de obter bons rendimentos investindo num dos mais conhecidos investimentos da renda variável.

Veja abaixo as 10 dicas de investimento do Lírio Parisotto:

1. Não invista em ações que realizaram IPOs recentemente

A primeira dica de investimento do Lírio é a respeito dos IPOs. O IPO significa “Initial public offering” (oferta pública inicial), e é o momento em que uma empresa abre seu capital para demais investidores através da emissão de ações na Bolsa de Valores. Geralmente, no período próximo ao IPO as ações costumam ficar caras devido às grandes expectativas do mercado e devido aos custos do IPO que são embutidos no preço das ações (você pode avaliar isto através do indicador Preço-Lucro).

2. Não diversifique demais quando investir em ações

10 dicas de investimento de um Bilionario da Bolsa de Valores - diversificação 3 - Seu Guia de InvestimentosA segunda dica de investimento do Lírio é que sejam mantidas no máximo 12 a 13 ações em carteira, e que não sejam feitas mais que uma compra de ações no mês. O motivo é que para se manter uma grande quantidade de ações em carteira é preciso muito tempo para acompanhá-las e o esforço não compensa o resultado. O importante é escolher ações cuja a empresa e o setor você conheça. Lírio investe em apenas 3 setores: Energia Elétrica, Bancos e Mineração. Essa maneira de investir favorece o controle da carteira. Eu acredito que de 8 a 10 ações é o número ideal para se ter em carteira. Sei que tem gente que tem mais de 30 ações na carteira, mas ter tempo pra analisar todas essas empresas não é pra todo mundo.

E a respeito de fazer apenas uma compra ao mês, isto está ligado aos custos de transação, quanto mais se muda de posição nos papéis, maiores os custos envolvidos.

3. Seja sócio de empresas com vantagens competitivas

A terceira dica de investimento do Lírio é a respeito da escolha das ações das empresas. Essa é uma das etapas mais importantes para mim na Análise Fundamentalista das empresas. Escolher empresas que tenham vantagens competitivas é garantia de lucros sustentáveis. Um exemplo que o Lírio dá é sobre as empresas de transporte aéreo. Elas tem margens e barreiras de entrada baixas. Além disso vale lembrar da regulação que é um entrave no setor. O Varejo é outro exemplo de setor com margens baixa, altamente dependente de capital humano e pouca proteção contra concorrência.

4. Não invista em empresas situadas em países exóticos

A quarta dica de investimento do Lírio parece pouco óbvia. Empresas que têm sede em países emergentes exóticos com um histórico limitado de desempenho sólido de mercado tem maiores riscos o que não compensa o investimento.

5. Não invista em empresas que dão prejuízo

10 dicas de investimento de um Bilionario da Bolsa de Valores - prejuízos - Seu Guia de InvestimentosA quinta dica de investimento do Lírio também é outra que parece óbvia, mas que segundo ele, ainda é deixada de lado por muitos investidores. Investir em empresas que estão tendo dificuldades esperando que elas se recuperem geralmente não é uma boa idéia. Não existem garantias de que a empresa irá se recuperar. Para saber se a empresa tem um histórico consistente de resultados é preciso analisar dados anteriores e a estratégia da empresa nos últimos anos. Na época em que o Lírio deu esta entrevista (2011), ele já desacreditava do desempenho das empresas de Eike Batista (o Grupo X). Muitos investidores em valor não realizaram investimentos nessas empresas.

6. Garanta a Liquidez dos seus investimentos

A sexta dica de investimentos do Lírio é investir em papéis com liquidez. Esse conselho parece óbvio mas há muitos investidores que não prestam atenção à este detalhe. Mesmo quando se no longo prazo, é importante que as ações tenham liquidez para que possam ser compradas ou vendidas sem complicações quando necessário.

7. Busque por ações baratas de boas empresas

A sétima dica de investimento do Lírio é encontrar ações baratas para comprar. Esta é pedra angular do investimento em valor e muitos investidores que não se atentam para essa idéia. Pra saber qual ação está barata e qual empresa é boa é preciso fazer um bom valuation e análise fundamentalista. Momentos de crise são ótimos para se comprar ações, o problema é que a maioria dos investidores inexperientes se desespera nesse momento e acabam tomando prejuízo. Por isso sangue frio e estudo é fundamental pra qualquer investidor sério na Bolsa de Valores.

8. Não dê ouvidos a “dicas quentes” sobre ações na Bolsa de Valores

A oitava dica de investimento do Lírio é saber que tem muita informação ruim sobre ações por aí. Essa é uma das dicas mais importantes para quem investe. Segundo o Lírio, quem tem uma dica quente – na verdade não tem dica nenhuma. Informação privilegiada é crime. E se a informação não é privilegiada, significa que é uma informação que todo mundo tem; logo é algo que já está de certo modo embutido no preço da ação.

9. Controle o seu medo na queda dos preços, e a sua ganância na alta

10 dicas de investimento de um Bilionario da Bolsa de Valores - ganância e controle - Seu Guia de InvestimentosA nona dica de investimento do Lírio é sobre emoções muito comuns pra quem investe: o medo e a ganância. Essa também é uma das dicas mais importantes que qualquer investidor pode receber. Geralmente todo mundo fica apreensivo quando ocorre um abalo no mercado. Quem não tem experiência geralmente sai vendendo suas ações com medo de uma perda maior.

Quedas na Bolsa geralmente trazem oportunidades para comprar ações ainda mais baratas. As altas também são perigosas: quando o movimento de alta termina o investidor precisa saber quando o seu investimento está concluído.Quem quer investir na Bolsa deve utilizar apenas aquele dinheiro que não tem prazo pra ser resgatado. A Bolsa é um mercado de risco que pode estar pior ou melhor em dois anos por isso nunca se deve investir na Bolsa com prazo para tirar o dinheiro.

10. Aposte nas empresas “azaronas”

A última dica de investimento do Lírio é identificar enganos de precificação do mercado e investir nesses papéis. E esse é outro ótimo conselho para quem quer investir. Mas, atenção! Para saber que empresa é azarona, somente após uma boa dose de análise fundamentalista e valuation. Muitas empresas que são subavaliadas pelo mercado tem potencial de crescimento. Essas são promessas que, se você conseguir encontrar, podem garantir ótimo retorno no longo prazo. O Lírio ganhou muito dinheiro investindo em empresas do tipo.

Ele ganhou muito investindo na Bradespar (que é do Bradesco e investe em outros ativos). Na época do estouro da bolha da Nasdaq a Bradespar era subavaliada porque tinha participações em papéis da Globocabo (hoje NET) e Scopus e o mercado acreditava que ambas eram empresas de tecnologia fracassadas. A participação que a Bradespar tinha na Vale do Rio Doce na época já era suficiente pra compensar o preço da ação. Nesse movimento o Lírio adquiriu um bom retorno. Atenção porque também há azarões que não dão certo. É preciso analisar bem antes de comprar!

Essas 10 dicas de investimento de um bilionário na Bolsa resumem importantes princípios de investimento em valor que alguns grandes investidores, como o Warren Buffet, ainda hoje utilizam pra fazer fortuna. Estes são na prática alguns dos princípios eternizados por Benjamin Graham.

Mesmo para investidores pequenos, como eu e você, há muita vantagem em pensar como eles. São idéias sólidas, que qualquer um pode aprender a praticar se estudar, e que garantem resultados no longo prazo. Não é uma ótima?

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

19 comentários

  1. José Roberto

    Gisele!

    Parabéns pela escolha dos excelentes artigos.

    • Olá José Roberto!

      Obrigada pelo seu comentário, fico feliz que os artigos estejam sendo úteis e que você tenha gostado!

      Abraços!

      • Daniel Raphael

        Pode me ajudar amiga por favor Gisele na minha publicação

  2. Daniel Raphael

    Gostaria de investir 5.000,00 (cinco mil Reais na Petrobras PN para 3 anos aí vem a pergunta vale a
    pena ?

    Cordialmente

    Daniel Raphael

    • Olá Raphael!

      Vai depender muito do tipo de retorno que você espera, e em quanto tempo espera o retorno. Não vamos ver pagamentos de dividendos tão cedo devido aos prejuízos decorrentes dos esquemas de corrupção, e o preço agora vai se recuperar devagar na medida em que a mídia irá divulgando os resultados da lava-jato. Eu tenho ações da petrobras já fazum bom tempo, e agora eu nao vou me desfazer delas. Se você quer investir pra pegar uma onda de desvalorização precisa pensar bem, pois essa recuperação pode levar bons anos pra acontecer…
      abraços!

  3. roberto

    Excelentes recomendações. Realmente, o mais importante para quem deseja iniciar a caminhada nos investimentos rumo à independência financeira é ter planejamento, método e paciência para não se desestabilizar com as oscilações do mercado financeiro. Certamente, vou divulgar seu site a meus amigos.

    • Olá Roberto!
      Agradeço seu comentário!

      Fico feliz que tenha gostado do site, espero continuar ajudando os leitores a ampliarem seus conhecimentos sobre investimentos!
      Abraços!

  4. MARCELO

    Muito bom seu site, porém percebi que no BRASIL, o mercado de ações para quem é do perfil BUY&HOLD é muito incerto e sem prospecção positiva a longo prazo, porque vivemos momentos de altos e baixos na ECONOMIA com a incerteza do mercado que não dá as condições ideias para as empresas sempre crescerem de forma sólida como o mercado americano, mesmo estando em crise. Qual a sua análise em relação a esse tipo de investimento?

    • Olá Marcelo!

      Eu acredito que nesse momento de crise, empresas que tenham bons fundamentos possam estar um pouco depreciadas, e essa é uma oportunidade de começar a investir. Porém é muito importante avaliar se o tipo de negócio está num bom momento, e se a empresa apresenta condições favoráveis. Sempre há oportunidades. No mercado americano existem muito mais opções de investimento, são cerca de 5 mil empresas listadas em bolsa (aqui temos apenas cerca de 350). Mas lá, apesar de o mercado ser mais seguro e maduro, e as taxas de crescimento não são tão altas como já vimos aqui no Brasil. Aí cabe a o investidor escolher o que mais lhe agrada.
      Espero ter ajudado! Abraços 🙂

  5. Cássio

    Boas dicas Gisele. Manter uma Carteira de ações enxuta é bem importante, pois como ele mesmo disse quanto mais ações comprar maior irá ser o seu trabalho para acompanha-las.

    • Olá Cássio!

      Sim, é verdade, apesar de que o número de ações na carteira é uma questão de gosto,

      abraço!

  6. João Pedro

    Olá tenho 17 anos , já posso investir ?

  7. soares

    Que belo artigo

  8. Thiago

    Parabéns pelo conteúdo, muito bom, sou fã do Lírio Parisotto, embora meu perfil de investimento em ações é outro.

    • Olá Thiago!

      QUe bom que gostou do artigo! Ele é um excelente gestor, se meteu em umas situações meio estranhas pessoais, mas não desabona seu lado investidor.

  9. Isadora

    Gisele suas dicas são ótimas!
    Para uma sociedade anônima buscar dinheiro no mercado, você acha mais seguro a emissão de debêntures ou IPO?
    Obrigada.

    • Olá Isadora!

      Depende do tipo de risco que a empresa queira evitar. As açoes são uma boa forma porém trazem muitos custos (Adequação as regras da CVM, etc etc). E as Debentures trazem a vantagem de não incorporar sócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *