Tudo sobre como investir em Debêntures II: como investir

Tudo sobre como investir em debentures II - Seu guia de investimentos - como investirNo artigo anterior falei sobre o que são as debêntures e como elas funcionam. Neste artigo vou falar da prática de como investir em debêntures e as vantagens (e desvantagens) desse investimentos. Vamos lá!

Como investir em Debêntures na prática

Pra investir em debêntures na prática, é preciso ter conta em alguma corretora. Nem todas as corretoras apresentam os dados das debêntures para fácil consulta.Você vai precisar saber duas coisas pra investir em debêntures:

  1. Condições básicas desse investimento (rentabilidade, preço unitário, condições e prazo)
  2. Condições globais do investimento (se haverá repactuação, se são conversíveis, se têm garantias, onde será custodiada e etc).

Pra saber as condições básicas do investimento (no mercado secundário) você pode acessar o site da Anbima [aqui]. Nele você encontra os preços de negociação sempre do dia anterior.

Pra saber sobre as condições globais das debêntures, como características, rating, prospecto,  você pode acessar o site debentures.com.br [aqui] . No prospecto você encontra a informação de onde a debênture será custodiada, informação importante para saber os custos que você terá.

Condições para se investir em debêntures

O valor mínimo para investir em debêntures é em geral de R$ 1.000, equivalente a uma debênture em seu valor original (mercado primário).

Se você quiser investir em debêntures no mercado primário, somente através de uma oferta pública. As corretoras costumam divulgar as datas das ofertas públicas e você pode reservar seu ativo. Veja este exemplo [aqui].

Vantagens de Investir em Debêntures

Abaixo coloco, na minha opinião, as vantagens de se investir em debêntures:

  • Principal vantagem: podem remunerar acima do benchmark , que considero a Taxa Selic
  • Têm prazos variados (médio e longo)
  • Podem ser convertidas em ações
  • Podem ter várias finalidades dentro da carteira de investimentos, já que podem ter ou não cupons de juros, serem pré ou pós fixadas.
  • Algumas debêntures (as de infraestrutura) tem isenção de Imposto de renda

Desvantagens de investir em Debêntures

E agora vamos às desvantagens de se investir em debêntures, na minha opinião:

  • Pouca informação palatável sobre esse tipo de investimento: é preciso ler todo o prospecto antes de fazer o investimentos e não há muito material pra consulta na internet.
  • Maiores riscos: não tem garantia do FGC e tudo vai depender do rating da empresa.
  • Baixa liquidez: uma vez que você comprou a debêntures, pode ser difícil conseguir se desfazer dela antes do prazo.
  • Risco de mercado: ou seja, o risco das taxa de juros subirem durante o investimento, ao mesmo tempo em que os papéis têm baixa liquidez.

Conclusão

Quem quer aprender como investir em debêntures deve ter em mente que esse  investimento é um pouco mais trabalhoso do que o investimento em outros ativos de renda fixa mais simples. Há investidores que não investem em debêntures. Tudo vai do gosto e do perfil do investidor. Na minha opinião, investir em debêntures pode ser uma boa opção pra diversificar na renda fixa. É só contar com uma boa corretora para poder fazer bons investimentos.

Me ajude a divulgar este artigo :-)!
Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

6 comentários

  1. Uorrem

    Boa tarde Equipe!
    Estamos divulgando o mapeamento dos blogs de finanças mais acessados do país segundo o Alexa Global Ranking.
    Parabéns pela posição #20.
    Abraço!

    • Olá Uorrem!

      Eu vi, pena que já faz um tempo, não tive como responder seu comentário antes. Obrigada!!

  2. Andé Perez

    Bom Dia Gisele, gostaria de saber mais sobre a consultoria via Skype. Gostaria de alguns esclarecimentos. Atenciosamente.

  3. Fernando

    Excelente post, não tinha visto ainda um post completo sobre o assunto. Com a queda dos juros fiquei interessado em saber mais e não achava material com tantos detalhes. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *