Home / Dicas para iniciantes / Onde investir em 2016: um guia prático

Onde investir em 2016: um guia prático

Onde investir em 2016 - Seu Guia de Investimentos - melhores investimentos para 2016 O ano novo já começou e este artigo vou mostrar os melhores investimentos pra você investir em 2016. Muita gente tem dúvidas sobre onde investir em 2016, já que tanto a economia, como muitas empresas que possuem ações na bolsa, não tem tido bom desempenho nos últimos tempos. Mas sempre há espaço para encontrar oportunidades e eu quero mostrar algumas reflexões sobre isso neste artigo!

 

Onde investir em 2016 no momento em que o país enfrenta uma grave crise econômica

A crise econômica que afeta o Brasil neste momento é algo que você deve levar em conta quando for escolher onde investir neste ano. O problema de qualquer crise é que há mais acontecimentos negativos que positivos. Muitas pessoas perdem de vista o que há de positivo nesses momentos. Com investimentos o que ocorre é o mesmo. Lembre que há empresas que se beneficiam com a alta do dólar, com a queda do petróleo, com o aumento dos juros, e outros acontecimentos que consideramos “negativos”.

Pra conseguir investir bem em 2016 você vai precisar manter o foco em investimentos que tenham capacidade de gerar valor em meio a crise.

 

Algumas dicas importantes antes de saber onde investir em 2016

Mas antes de mostrar os investimentos que podem gerar bons retornos em 2016, você precisa manter em mente algumas práticas básicas, que são tão ou mais importantes do que saber onde investir em 2016. São elas:

  • Viva dentro do seu orçamento: se você está começando a investir em 2016, mas ainda não fez a lição de casa organizando suas contas e montando seu orçamento pessoal, recomendo fortemente que antes de começar a investir, você organize suas finanças. Se precisar de ajuda sobre como fazer isto, tem um artigo que pode te ajudar, leia ele [clicando aqui].
  • Aprenda a se planejar financeiramente no longo prazo: outro ponto importante é saber se planejar financeiramente no longo prazo. Se você é iniciante com investimentos, e não tem idéia de como se planejar no longo prazo com seus investimentos, recomendo que leia minha série de artigos explicando o beabá sobre como investir – [clica aqui]!
  • Aprenda a gostar de economia e investimentos, invista na sua educação financeira: essa é a mais importante dica que eu poderia dar pra quem quer saber onde investir em 2016. Eu recebo um monte de emails de pessoas que me falam que não gostam finanças, não gostam de economia, e que não tem interesse em ler jornais nem coisas do tipo. Mas todos querem fazer bons investimentos. Mas só é possível fazer bons investimentos quando se saber o que está fazendo. Se você não curte finanças nem economia, faça um esforço pra pelo menos aprender o básico. E isso é importante não só pras suas finanças, mas também pra sua vida :-)!

 

Agora chega de papo e vamos às dicas de onde investir em 2016!

 

Os investimentos mais promissores para 2016

Com o cenário atual de juros altos, inflação alta e dólar alto, os investimentos que na minha opinião são boas Onde investir em 2016 - Seu Guia de Investimentos - melhores investimentos para 2016 - investimentos promissoresapostas pra quem investir neste ano são:

  • Investimentos indexados à Taxa Selic ou Taxa CDI: aqui temos vários CDBs, LCIs, LCAs, e o título do Tesouro Direto chamado Tesouro Selic;
  • Investimentos que protegem da inflação: nesta categoria estão principalmente os títulos do Tesouro Direto Tesouro IPCA e Tesouro IPCA com cupons semestrais;
  • Fundos de investimento: alguns fundos podem ser boas alternativas. Tudo vai depender do uso que você vai fazer. Exemplo: se você resgatar seu dinheiro no curto prazo, vai pagar a alíquota mais alta do Imposto de Renda. Soma-se a isso os custos de transação do fundo, que incluem a taxa de administração, e de performance se houver. Em alguns casos, ao descontar todas estas taxas, o rendimento fica inferior ao da poupança. Por isso, avalie antes de investir!
  • Ações de empresas que vendam produtos que irão se beneficiar na crise: já pensou que há empresas cujos produtos vão se dar bem na crise? Por exemplo: empresas exportadoras cujos produtos ficarão mais competitivos com o Dólar baixo, empresas cujo custo depende de derivados petróleo (indústrias químicas, plásticos, etc), empresas de produtos substitutos no mercado consumidor, e muitas outras. Pense nos negócios que podem se favorecer e pesquise sobre estas empresas. Sempre há oportunidades pra quem quer investir! Se quiser saber mais sobre como investir em ações, faça meu mini-curso [clica aqui]!

 

Investimentos pra se evitar em 2016

Agora quero mostrar onde você não deve investir em 2016, na minha opinião, veja só:

  • Ações de empresas com produtos cíclicos que não tenham perspectivas para melhorar os resultados: nesta categoria encontramos algumas mineradoras (Ex: VALE), e algumas exportadoras de commodities;
  • Ações de empresas totalmente dependentes do mercado interno;
  • Mercado imobiliário: na minha opinião os preços continuam muito altos e um pouco descolados da realidade. Não acredito que esses preços vão cair no curto prazo, mas eles devem se ajustar no longo prazo (ex: não reajustando pela inflação), pois na faixa de preços atuais a quantidade de compradores será cada vez menor.
  • Fundos Cambiais: o preço do Dólar não deverá subir muito mais em 2016, então esse é o tipo de investimento que não trará grande vantagem no ano.

 

Estas são apenas algumas dicas, e elas expressam totalmente a minha opinião. Tudo o que sei, aprendi estudando e investindo, por isso recomendo que você também estude e analise criticamente tudo o que eu escrevo e procure sempre tomar suas decisões com base nas suas próprias análises!

Gostou do artigo! Compartilhe com seus amigos, me ajude a divulgar a educação financeira :-)! Deixa um comentário!

 

Recomendo a leitura:

 

Me ajude a divulgar este artigo :-)! Compartilhe com seus amigos:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

8 comentários

  1. Gustavo Ribeiro

    Oi Gisele,

    Comecei a seguir você essa semana e gostei bastante da sua didática e escrita. Sempre quis entender como a economia e o mercado financeiro funcionam e no meio do ano passado comecei a organizar melhor minhas finanças, estudar mais sobre o assunto e além de reforçar minha reserva tenho investido no tesouro.
    Este ano resolvi estudar um pouco mais sobre ações e me deparei com a técnica do “investimento em valor” que achei bem interessante.
    Venho lendo artigos, livros e assistindo vídeos mas ainda não me arrisquei a montar uma carteira muito pela crise e principalmente porque quero entender melhor como as coisas funcionam. Enfim, parabéns pelo artigo e obrigado pelas dicas!
    Abraço e sucesso, fico no aguardo de novos artigos. =)

    • Olá Gustavo!

      Fico feliz que o site esteja sendo útil em sua caminhada com investimentos! 🙂

      Existe bastante material que poderá ajudar você a elaborar a sua carteira de investimentos. Estou preparando artigos sobre o investimento em valor, e em breve publicarei! Mas, o que posso dizer é que mesmo em crise, há algumas empresas que tem bons fundamentos por isso vale a pena avaliar!

      Boa sorte e sucesso :-)!

  2. Webson

    Muito obrigado pelas dicas

    • Olá Webson!

      Que bom que gostou! Fico feliz, estarei sempre postando novas dicas e artigos!

      Abraços!

  3. Cesar Lincoln

    Gisele, como fazer o download dos dois ebooks para quem já está cadastrado ?

    • Olá Cesar!

      Acredito que eu tenha te respondido por email, mas qualquer dúvida me contate!

      Abraço!

  4. VANESSA

    Bom dia Gisele …Tenho uma duvida investi atravez de uma corretora em CDB …Mas gostaria de saber se è possivel se meu investimento esta cadastrado no FGC e se os investimentos em renda fixa sao cadastrados no nosso cpf? Se a minha corretora falir como faco para recuperar meu capital?

    Outra duvida Gisele queria investir outro capital disponivel em LCI mas o banco do Brasil me ofereceu 70% do CDI oq vc acha?obrigada pela dica VANESSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *