Como Investir no Tesouro Direto [1]: O que é o Tesouro Direto?

Desvendando o Tesouro Direto 1 - o que é o Tesouro Direto - Seu Guia de InvestimentosOlá e bem vindo ao primeiro artigo do mini-curso “Desvendando o Tesouro Direto” onde vou mostrar tudo que você precisa saber pra aprender como investir no Tesouro Direto com muita segurança e consciência!

Mas antes de continuar, baixe meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Por que existem os Títulos Públicos Federais e o que é o Tesouro Direto?

Primeiro passo pra aprender como investir bem no Tesouro Direto é saber que os Títulos Públicos Federais vendidos pelo canal do Tesouro Direto são meios que o Governo tem pra pegar dinheiro emprestado com a população. O Governo faz estes empréstimos com dois objetivos:

  1. Financiar suas dívidas, alongar as dívidas que já tomou anteriormente e realizar operações de crédito
  2. Por em prática a política monetária.

Por que o Governo precisa de dinheiro emprestado da população?

Porque o nível de gastos muito grande e maior do que deveria. O Governo gasta mais do que arrecada (veja notícias sobre Déficits primários nos jornais). Isso quer dizer, que mesmo com uma carga tributária (somando dívida) de quase 40% do PIB, o Governo ainda precisa de mais dinheiro pra sanar suas contas.

Por isso, o Governo emite Títulos no Canal Tesouro Direto. Esses títulos são empréstimos que a população faz para o Governo, que se compromete a devolver o dinheiro numa data futura com a juros.

Além de utilizar os Títulos do Tesouro Direto para captar dinheiro para cobrir suas dívidas, o Governo também faz essa captação para diminuir a quantidade de dinheiro em circulação na economia e realizar a política monetária visando controlar a inflação.

Existe o risco do Governo não devolver o meu dinheiro?

Pra aprender como investir no Tesouro Direto é preciso saber que todo investimento tem riscos, inclusive o investimento em Títulos Públicos Federais. Por ser um título do Governo ele é considerado de baixo risco, mas o importante é acompanhar o volume da dívida pública (bruta: em 2015, por volta de 63% do PIB). 

Você pode utilizar três termômetros para avaliar o risco de investir no Tesouro Direto no Brasil:

  • O superávit (ou déficit) primário: o dinheiro que sobra depois que o Governo Federal pagou todas suas contas, e é destinado ao pagamento dos juros das dívidas que assumiu com investidores,
  • Evolução do estoque de dívida pública: veja esta página do Tesouro Nacional sobre a dívida publica. Você pode baixar um PDF as informações desta página aqui,

Processo de compra dos Títulos Públicos comercializados pelo Tesouro Direto: preços de compra

Pra aprender como investir no Tesouro Direto, você precisa saber como funciona o seu processo de compra. Esse processo de compra é fácil e é igual para qualquer um dos Títulos Públicos Federais que você adquirir pelo sistema do Tesouro Direto. A primeira coisa que você tem que fazer é consultar os preços de venda neste link.

Exemplo: imagina que você quer comprar um título tesouro pré-fixado (LTN). Veja mais sobre títulos pré-fixados neste artigo. Há alguns números ao lado dos nomes dos títulos. São a data de vencimento do título. No momento em que eu escrevo o artigo, um título tesouro pré-fixado com vencimento em 01/01/2017, custava R$ 759,03:

 Desvendando o Tesouro Direto 1 - Tabela de preços de compra - LTN - Seu Guia de Investimentos

Preste bastante atenção no campo “Taxa (a.a) Compra” quando você estiver investindo em qualquer título público federal. Esta taxa é muito importante pra quem quer investir no Tesouro Direto. No caso do tesouro pré-fixado que mostrei a “Taxa (a.a) Compra” é de 11,56%. Ela representa o ganho real anual que o investidor terá pelo investimento no vencimento. 

Processo de venda dos Títulos Públicos comercializados pelo Tesouro Direto: preços de venda

Antes das mudanças realizadas em fevereiro de 2015, era possível vender os títulos às quartas feiras, porém após as mudanças, o investidor pode vender seus títulos diariamente, das 18:00 às 05:00 da manhã. Quem quer aprender como investir no Tesouro Direto precisa ficar atento ao campo “Taxa (a.a) venda”. É nele que você encontra as taxas que representam o que você recebeu até a venda:

Desvendando o Tesouro Direto 1 - Tabela de preços de venda- Taxa Venda - Seu Guia de Investimentos

No campo “Preço Unitário Dia” você vai encontrar o preço que você vai pagar pela compra do Tesouro pré-fixado por uma unidade de título. Você pode comprar títulos de forma fracionária (em pedaços de 10%, ou seja, 10%, 20%, 30%,etc); ou em frações menores, de 1%, através das compras agendadas. Para saber como fazer compras agendas [clique aqui].

Histórico dos preços dos Títulos Públicos no canal do Tesouro Direto

Neste link você consegue consultar os históricos de preços e taxas dos Títulos do Tesouro Direto. Ao acessá-lo você vai encontrar os preços praticados para cada título desde 2002. Veja na imagem abaixo:

Tesouro Direto - historico de preços - Seu Guia de Investimentos

No próximo artigo você vai ficar por dentro de como funciona cada tipo de título do Tesouro Direto.

Gostou deste artigo onde você aprendeu o que é o Tesouro Direto e como investir nele? Compartilhe e deixe um comentário!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Artigos do mini-curso “Desvendando o Tesouro Direto”:

  1. O que é o Tesouro Direto (você está aqui)
  2. Entendendo o Tesouro Direto
  3. Como investir em Tesouro pré-fixado (LTN)
  4. Como investir em Tesouro pré-fixado com juros semestrais (NTN-F)
  5. Como investir em Tesouro Selic (LFT)
  6. Como investir em Tesouro IGP-M (NTN-C)
  7. Como investir em Tesouro IPCA com juros semestrais (NTN-B)
  8. Como investir em Tesouro IPCA (NTN-B Principal)
  9. Passo a passo: Imposto de Renda no Tesouro Direto
  10. Adendo: impostos e taxas no Tesouro Direto

*Novos Artigos*: acesse a página principal e leia os novos artigos e as melhores notícias sobre investimentos

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

10 comentários

  1. André Marques

    Olá Gisele, gostei muito deste artigo sobre o tesouro direto, estou tentando entender bem o que é o tesouro direto e como funciona estou estudando e seu site está me ajudando. parabéns!

    • Obrigada pelo comentário André! Espero ter conseguido ajudá-lo através dos artigos!
      Abraços!

  2. Misael da Silva

    Boa noite. Gisele.
    Gostaria de agradecer pelo artigo sobre o tema título direto.Já fiz uma compra de um título graça a seus artigos que me fizeram eu escolher, pois o artigos são bem explicados e separados para não confundir com um com outro.
    Estou estudando e pesquisando e lendo este artigo para definir para compra outro título.
    Obrigado por tudo.

    • Olá Misael! Que bom que está se planejando pra investir no Tesouro Direto,
      quando comparado a alguns outros investimentos da renda fixa, realmente o retorno é superior.
      Investir no tesouro direto não é complicado , é só se informar que você consegue!
      Um grande abraço!

  3. Luis Augusto

    Parabéns pelo trabalho! Li todas as partes do Tesouro Direto, que me orientaram nas minhas escolhas. Eu estava com meu dinheiro na poupança e finalmente consegui um tempo para estudar o TD para não continuar perdendo tanto. Muito obrigado.
    Estou com uma dúvida agora sobre como posso fazer aportes mensais nesse tipo de aplicação. Você já escreveu sobre o assunto? Caso não, fica a sugestão. Novamente, muito obrigado!

    • Olá Luis, obrigada pelo comentário no site!

      Fico feliz que os artigos sobre o Tesouro Direto tenham te ajudado. Estou elaborando uma série de artigos falando sobre como investir mês a mês em ações, e agora vou aproveitar para escrever também sobre esse tipo de investimento no Tesouro Direto como você sugeriu. Obrigada!

      Abraços e obrigada pela sugestão!

  4. aleny duarte neves

    olá, gostaria de saber como faz para investir no TD?

  5. Dagob

    Venho lendo algumas informações aleatórias até que encontrar seu blog, as informações de forma ordenadas estão me ajudando bastante a entender essa, que pra mim é uma nova forma de investimento, percebo quanto tempo perdi em Poupança e Previdência Privada, bem, nunca é tarde para recomeçar não é mesmo? Obrigado pelos seus artigos!

    • Olá Amigo,

      obrigada pelo comentário! Que bom que os artigos estão ajudando você a dar seus primeiros passos com outros investimentos além da poupança. Nunca é tarde pra aprender, poupar e investir :-)!

      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend