Análise técnica: o que é e como funciona

analise técnica - o que é e como funciona - gráficos 2 - Seu Guia de InvestimentosSe você quer começar a investir em ações e não sabe se deve fazer um curso sobre análise técnica, veja nesse artigo um pouco mais sobre como funciona esta técnica de investimentos.

A análise técnica é uma das ferramentas mais utilizadas por quem investe em ações. Se você ainda não investe em ações e quer dar os seus primeiros passos com este tipo de investimento, baixe o meu e-book “Guia – 3 passos pra investir em ações” clicando aqui ou na parte de baixo desta página.

O que é e como funciona a análise ténica

A análise técnica é uma ferramenta utilizada por investidores para ganhar dinheiro investindo Bolsa de Valores, principalmente no curto prazo, quando se especula com o preço das ações. Outra técnica de investimentos utilizada pelos investidores é a Análise Fundamentalista.

A análise técnica consiste em identificar tendências para aumento ou queda do preço de uma ação através da análise do histórico de preços e volume em gráficos e buscar oportunidades de lucrar com esta ação, observando oportunidades de vender na alta e comprar na baixa. Ou utilizar estes padrões para montar maneiras de ganhar com a diferença dos preços através de derivativos (opções).

Aumentos e quedas dos preços das ações: como eles acontecem

Os preços das ações sofrem as seguintes influencias: toda vez que um investidor compra uma ação, ele está aumentando a demanda por aquela ação. Isso quer dizer que ele está mandando um recado para aqueles que estão vendendo aquela ação, de que há gente querendo comprar. Se a oferta se mantém estável, isso empurra o preço da ação para cima.

Na Bolsa de Valores, tudo fica registrado e é controlado através de sistemas. Então imagine milhares de investidores comprando e vendendo ações e influenciando o preço das ações como eu falei. Isso é que produz as tendências de alta e baixa dos preços. Quanto mais pessoas comprando, o preço das ações aumenta. Quanto mais pessoas vendendo, o preço das ações cai.

Gráficos da análise técnica

Os investidores observam e acompanham os seguintes dados nos gráficos na análise técnica:

  1. Preço da ação em tempo real com indicações de alta e baixa em gráficos de candlesticks,
  2. Volume das ações negociadas,
  3. Taxa de juros (opções e contratos futuros).

Veja abaixo um exemplo de gráfico que é utilizado na análise técnica:

analise técnica - o que é e como funciona - Seu Guia de Investimentos

O gráfico mostra:

  1. Candlesticks: representam a alta e baixa dos preços das ações. Cada desenho vermelho representa que naquele dia, o preço da ação fechou em tendência de queda. O verde é o contrário
  2. Volume: representa a quantidade total de ações que foi negociada no período
  3. MACD: gráfico da média móvel do preço da ação, que indica a força e a direção da tendência e possíveis pontos de virada através da interação de três conjuntos de dados, que são uma combinação das médias móveis (o histograma, a linha MACD e a linha de sinal).

O que é um “Candlestick”

O candlestick é um gráfico que mostra:

analise técnica - o que é e como funciona - candlesticks 3 - Seu Guia de Investimentos

  • Preço da ação na abertura do pregão
  • Preço da alta: o preço mais alto que a ação foi negociada no período
  • Preço da baixa: preço mais baixo que a ação foi negociada no período
  • Preço da ação no fechamento do pregão

Premissas da análise técnica

São as seguintes:

  • O mercado (que é a soma de todos os investidores) reflete no preço da ação, todas as informações e perspectivas de tudo que pode ocorrer com uma determinada empresa.
  • Preços das ações se movem em tendências. Então, depois que uma tendência acontece, o preço da ação no futuro é provavelmente influenciado mais pela tendência do que por qualquer outro fator.
  • O que aconteceu no passado define o futuro: preços acompanham as tendências passadas.

Um fato importante: o preço da ações reflete expectativas

O preço das ações reflete a expectativa dos investidores a respeito das empresas. Expectativas são esperanças. E esperanças são sempre comparativas. Exemplo: pense que uma empresa teve um ótimo lucro no ano de 2013. Para o ano de 2014 ela faz uma previsão de que irá aumentar suas vendas e que conseguirá aumentar o lucro líquido em 8,5%. Os investidores que acompanham esta empresa irão averiguar durante todo o ano de 2014 se a empresa vai cumprir esta “promessa”.

Se a empresa aumentar seu lucro, porém em 4% (menos que os 8,5% prometidos) isso vai se refletir no preço da ação. Ainda 4% seja positivo, como o mercado esperava os 8,5%, os investidores que apostavam nesse crescimento passam então a vender suas posições, gerando queda no preço da ação.

A análise técnica: da onde ela veio?

analise técnica - o que é e como funciona - Charles Dow 2 - Seu Guia de InvestimentosA análise técnica surgiu após a criação da primeira bolsa de valores do mundo, por Charles Dow em 1884. Ele percebeu que, na época, assim que um jornal importante que falava de empresas era veiculado (naquela época só existiam os jornais impressos), os preços das ações daquela empresa já estavam aumentando ou caindo, antes do jornal.

Dessa forma, ele imaginou que se antes das informações ficarem disponíveis, as pessoas já realizam decisões de compra e venda de ações, isso significaria que os investidores já tinham alguma noção ou expectativa do que iria acontecer – que significa que havia uma tendência ocorrendo. Ele então resolveu anotar os preços das ações num caderno tentando encontrar tendências de alta e baixa. Colocando estes dados em gráficos ele percebeu que haviam tendências que pareciam indicar que o preço da ação iria seguir numa determinada direção.

Baseado na sua experiência, Charles Dow escreveu uma série de artigos que deu origem à Teoria de Dow, que formou a base pro que hoje é a análise técnica. A ideia mais importante da Teoria de Dow é a de que os preços das ações refletem suas condições de oferta e demanda no mercado. 

Curiosidade: assim como Charles Dow pode ser considerado o pai da análise técnica, o pai da técnica de Análise Fundamentalista e investimento em valor, a outra técnica utilizada por quem investe em ações, é Benjamin Graham.

A eficiência em usar análise técnica pra ganhar dinheiro: minha opinião

O tema de análise técnica é muito extenso e precisaria de muitos artigos para falar sobre suas teorias e dar exemplos. Indo direto ao ponto, quero te dizer que na minha opinião a análise técnica pode ser útil para quem quer observar padrões. Mas é importante lembrar que ela não é um método infalível de prever o que vai acontecer com o preço das ações.

Isso ocorre porque tendências nem sempre se confirmam e há acontecimentos que não estão necessariamente seguindo tendências. Tenho amigos bastante experientes no mercado financeiro que fazem operações especulativas com ações no curto prazo, e utilizam a análise técnica como ferramenta pra identificar as oportunidades de compra e venda das ações. Eles geralmente não ganham em todas as operações que fazem. O que me contam é que eles ganham em 60% das operações e perdem em 40%. Muitos deles decidiram investir no longo prazo utilizando a técnica de valuation e investimento em valor porque concluíram que a análise técnica é muito trabalhosa e não gera tanto retorno assim.

Por isso se você está começando a investir na Bolsa de Valores e tem interesse em aprender a análise técnica fique esperto! Tenha consciência de que neste tipo de investimentos há ganhos e perdas. Além de precisar estudar bastante para poder praticar a análise técnica com segurança, você vai precisar dedicar tempo e esforço nesta atividade. Avalie bem se todo este empenho valerá a pena…

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

4 comentários

  1. Marcelo Silva Santos

    Oh Gisele, eu estou procurando saber mais sobre analise tecnica e parece que quanto mais a gente estuda tem que ficar olhando os graficos o tempo todo. E as compras e as vendas tambem, sao frequentes.
    Eu estou pensando em fazer um curso pra quem sabe começar a investir assim, mas nao sei se vale a pena. Precisa gastar muito tempo olhando esses graficos?

    • Oi Marcelo,

      com a análise técnica, dependo do tipo de ferramenta que tua corretora disponbiliza pra você ou do software que voce usa, voce pode programar o software pra fazer as transações pra voce, deixar o ponto de “stop” de loss, pra evitar perdas, mas, eu recomendo que , se você quer seguir este caminho de especular e usar a análise técnica, que você acompanhe o mercado. Existem muitos acontecimentos que não são regidos por tendências e que promovem mudanças no padrão de comportamento do preço de uma ação que precisam ser levados em consideração. Estude bastante que você consegue! Eu não sou grande utilizadora da análise técnica, mas sempre olho os gráficos antes de comprar, mesmo quando utilizo o valuation e análise fundamentalista. Mas nada como o pessoal que fica horas olhando esses gráficos todos os dias. Sou uma usuária bem mais simples…

      Abraços!

  2. Leonardo

    Oi Gisele, ótimo post, obrigado.
    Uma pergunta, no post você colocou uma imagem de um software para analisar as ações utilizando candle.
    Qual é o nome deste software?

    Obrigado!
    Leonardo.

    • Olá Leonardo!

      Utilizei um software bem básico, só pra acompanhar cotações, que é o investcharts, dá pra baixar e ver via desktop que também vem com link DDE.
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend