Home / Dicas para iniciantes / Fundos Imobiliários: o que são e como funcionam I

Fundos Imobiliários: o que são e como funcionam I

Neste artigo você vai ficar por dentro de como funciona o investimento em fundos imobiliários. Eu gosto muito deste tipo de investimento. Além de investir nos fundos imobiliários, eu também tenho investimentos na renda fixa, e nas ações. Se você quiser aprender mais sobre como investir em ações, você pode baixar o meu e-book “Guia – 3 Passos pra Investir em Ações” clicando aqui.

Mas, afinal, o que são os fundos imobiliários?

Fundos de investimento imobiliário: o que são e como funcionam

Fundos Imobiliários - Como Funcionam  I (2)- Seu Guia de InvestimentosOs Fundos Imobiliários foram criados em 1993 pela lei 8.668. São investimentos semelhantes aos fundos de renda fixa.

Eles funcionam da seguinte forma: imagine que uma empresa, Banco ou construtora quer compra ou construir imóveis para obter a renda dos aluguéis, da venda ou alienação. Para fazer este investimento ela precisa de recursos ($$$).

Para levantar estes recursos, a empresa pode pode lançar no mercado, através da Bolsa de Valores ou do mercado de balcão, um fundo imobiliário. Os fundos imobiliários são regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) através da instrução 472/08 (a CVM fiscaliza e supervisiona o funcionamento destes fundos).

Os fundos imobiliários tem um administrador, que é responsável pelo seu funcionamento e manutenção. É ele quem administra os imóveis para que seja gerada a renda, e a distribui aos investidores.

Para se investir nos fundos imobiliários é preciso adquirir uma ou mais cotas através de uma corretora (veja o guia de corretoras do meu ebook).

As cotas Dos Fundos Imobiliários

Cada uma dos cotas do fundo imobiliário corresponde a uma parte dos recursos totais que a empresa ou instituição deseja captar ou já captou no mercado. As cotas ficam em nome do proprietário (a pessoa que comprou a cota), e dão direito para que ele receba os rendimentos mensais.  Diferente das ações, as cotas necessariamente não dão ao investidor o direito de propriedade dos imóveis.

Comprando ações você se torna sócio e consequentemente dono de parte da empresa, podendo até votar nas assembleias ou se tornar controlador da empresa se adquirir um volume de ações que o permita fazer isso. Diferente das ações, as cotas dos fundos imobiliários garantem apenas participação nos rendimentos que são distribuídos pelo administrador do fundo imobiliário. Você deve levar esse ponto em conta na hora que estiver avaliando ou diversificando seus investimentos entre cotas de ações da bolsa de valores e fundos imobiliários.

Leia o prospecto dos fundos imobiliários

Fundos Imobiliários - O que são e como Funcionam I (4) - Seu Guia de InvestimentosTodas as informações importantes sobre os fundos imobiliários ficam num documento chamado “prospecto“, uma espécie de ficha que contém o detalhamento sobre o funcionamento e regras que vão reger o fundo de investimento.

Todo investidor que deseja comprar cotas de um fundo deve ler este documento e fazer uma análise minuciosa das informações contidas.

Ao ler o prospecto de um fundo imobiliário, procure indetificar:

  • Possibilidade de emissão de novas cotas
  • Tipos de imóveis que serão administrados pelo fundo (Dica: Esteja bem informado sobre o setor imobiliário para entender se irá ter realmente o retorno esperado)
  • Identificação do gestor do fundo imobiliário, do administrador, estruturador, distribuidor, custodiante, escriturador e coordenador.
  • Descrição dos imóveis para o qual são destinados os recursos do fundo – é importante verificar se há dívidas, hipotecas, gravames ou processos judiciais que venham a prejudicar os rendimentos

São muitas informações, não é? A impressão que se tem é que os fundos de investimento imobiliários são simples e fáceis de se investir, com retorno garantido. Mas será isso mesmo?

Vamos ver no próximo artigo: Fundos Imobiliários: o que são e como funcionam II.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! 

E deixe um comentário dividindo a sua visão e experiência sobre esse tipo de investimento. 🙂

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

6 comentários

  1. Carla dos Santos Abreu

    Gostei deste artigo, estava pensando em investir nos fundos imobiliários, parecem bons mas agora vou tomar mais cuidado rsss…. obrigada!!

    • Gisele

      Olá Carla!
      Que bom que gostou do artigo. É preciso conhecer bem os investimentos para começar a investir! Fique de olho!

      Abraços!

  2. Nancy

    Ola Gisele….como saber qual melhor fundo a investir; qual o valor a investir, para iniciante como eu; para não ficar insegura se vou perder dinheiro c/ esse investimento ?
    Abraço !!!

    • Olá Nancy!

      Com relação as fundos imobiliário, ai so mesmo uma análise mais profunda pra poder decidir qual seria melhor ivnestir. O ideal é você procurar aqueles que mais te interessam e buscar informações sobre eles, ler os prospectos, e tentar avaliar se esse investimentos será bom pra você. Não fique insegura, mas estude bastante antes de investir pois existe a possibilidade de oscilações provocarem perdas. Se você está insegura, talvez o Tesouro Direto possa ser uma boa alternativa, em especial o Tesouro Selic.
      Abraços!

  3. Claudio

    Os rendimentos mensais dos alugueis dos fundos de investimentos são creditados na sua conta? Na sua corretora? Como fico sabendo?

    • Olá Claudio!

      Nao sao creditados, você recebe apenas a valorização das cotas, quando vender. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *