Tudo o que você precisa saber sobre Análise Fundamentalista [1]

Analise fundamentalista 1 - uma pequena introducao - 1

Essa série é um guia onde vou explicar tudo que você precisa saber pra entender o que é análise fundamentalista. No artigo de hoje vou falar sobre a análise fundamentalista pra quem nunca ouviu falar dela e introduzir o assunto!

E se você está começando a investir em ações, baixe meu ebook Guia 3 Passos pra Investir em Ações, [clicando aqui].

Uma rápida introdução sobre a Análise Fundamentalista

Se você quer ser um analista de investimentos e trabalhar na bolsa de valores, ou se simplesmente quer investir em ações, você precisa saber sobre como funciona a análise fundamentalista.

A análise fundamentalista é a base pra quem investe em ações, principalmente pra quem investe no longo prazo fazendo buy and hold. Mas, muita gente que quer investir em ações fica um pouco insegura sobre como dar os primeiros passos com este tipo de análise, já que ela é muito ampla e envolve muitos dados diferentes.

A análise fundamentalista é diferente, por exemplo, da análise técnica, que analisa dados mais imediatos da ação e tem o foco no investimento no curto prazo. 

Se você ainda não está familiarizado com o investimento em ações, baixe o meu ebook, e leia meus artigos Mini-Curso Como Investir em Ações antes de ler estes artigos sobre análise fundamentalista de empresas.

Esta introdução vai te ajudar a entender o que é a análise fundamentalista, pra que ela serve e como dar seus primeiros passos com ela.Se você não está familiarizado com as demonstrações financeiras das empresas tais como o Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados e o Fluxo de caixa, leia todos os artigos desta sequência. E mesmo que você já seja especialista em escolher ações, no final da série, você vai entender muito melhor todos os termos financeiros envolvidos na análise de empresas pra investimento em ações.

A maior parte da análise fundamentalista envolve a análise das demonstrações financeiras da empresas. Essa parte é mais conhecida como “análise quantitativa”, e envolve um olhar profundo sobre os números de receita, despesas, ativos, passivos e outros aspectos financeiros de uma empresa. Quem realiza a análise fundamentalista, olha esses dados com objetivo de saber se a empresa irá bem no futuro.

O preço de uma ação é função, não somente dos números atuais que a empresa mostra em suas demonstrações financeiras, mas também das perspectivas que ela apresenta para o futuro.

Mas há muito mais do que análise de números na análise fundamentalista. Existe também um tipo de análise chamada de “análise qualitativa”, onde olhamos em todos os aspectos intangíveis e difíceis de mensurar de uma empresa. E pra completar, a análise fundamentalista também envolve analisar o preço justo de uma ação pelo valuation.

Pra entender melhor como você pode fazer uma boa análise fundamentalista, clique aqui e leia no próximo artigo.

Mais sobre Análise Fundamentalista:

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend