Tudo que você precisa saber pra investir em ações [Mini-Curso|1]

Mini Curso Como Investir em acoes - Investir em acoes e pra mim - Seu Guia de Investimentos

Esse é o primeiro artigo do Mini-Curso Como Investir em ações! No artigo de hoje você vai aprender sobre as principais características do investimento em ações.

Mas antes, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Tudo que você precisa saber pra começar a investir em ações

É muito comum a maioria dos investidores iniciantes terem esta dúvida: “Chegou a hora de começar a investir em ações? E será que o investimento em ações é para mim?”. Investir em ações pode ser adequado para muitos investidores, enquanto que para outros não.

O que vai definir se investir em ações é uma alternativa pra você vai ser o seu perfil de investidor e a estratégia que você adotar pra investir em ações. O primeiro passo pra começar a entender tudo isso é aprender como funciona esse tipo de investimento.

Como funciona o investimento em ações

Investir em ações pode parecer difícil, mas não é. As ações são títulos que tem um preço que depende de diversos fatores relacionados ao mercado onde são comercializados. Ações de empresas são investimentos de renda variável. Isso quer dizer que o investimento que é feito hoje em qualquer ação, de qualquer empresa, não tem garantias de que será lucrativo ou não no futuro. Renda variável significa dizer que não há como definir antes o quanto você terá de rentabilidade no futuro.

Se você não consegue definir quanto terá de rentabilidade, ao investir numa ação, então como planejar esse tipo de investimento? Isso vai depender da estratégia que você escolher pra investir nas ações.

A lógica do lucro quando se investe em ações

Mas afinal, qual é a lógica então que o investidor precisa seguir pra ganhar dinheiro ao investir nas ações? Há duas formas de ganhar dinheiro investindo em ações (e isso tem a ver com a estratégia de investimento que você escolher). A primeira é buscar comprar a ação a um preço menor do que aquele que você acredita que ela pode ter, num curto espaço de tempo. A ideia é vender a ação depois a um preço maior. O famoso comprar barato pra vender mais caro. E isso pode ser feito de diversas formas, com aluguel de ações, opções, travas de stop-loss e muito mais.

Como investir em acoes 1 - investir em acoes e pra mim - pechincas - Seu Guia de InvestimentosA segunda alternativa tem por base comprar as ações por um preço inferior ao seu “valor”. A mesma coisa que comprar uma “pechincha”. Por exemplo, imagine que você quer comprar um carro. O ideal é comprar aquele carro zero, a um preço baixo. Mas pense na seguinte situação: imagine alguém que comprou um carro, mas que por algum motivo de força maior não pode mais ficar com ele e esse carro tem apenas 2 meses de uso. É praticamente um carro novo.

Se o preço de mercado desse carro novo é R$ 30 mil, e devido à urgência da necessidade essa pessoa está aceitando vendê-lo a R$ 26 mil, então podemos dizer que essa é uma pechincha certo? Vamos assumir neste caso que o preço de mercado do carro zero seja equivalente ao seu valor, já que os preços são tabelados.

Esse carro está mais barato que um carro zero e é uma oportunidade de compra, porque a pessoa está disposta a aceitar um preço menor porque precisa do dinheiro com rapidez. Perceba que o preço que você pagaria se comprasse este carro seria inferior ao seu “valor”, e que você poderia, se quisesse, vendê-lo a um preço superior a outra pessoa depois.

Com o investimento em ações a ideia é parecida. Em muitos casos o valor de uma ação pode ser diferente de seu preço de mercado, e é nesta distorção entre a percepção do mercado e o valor intrínseco que se encontram oportunidades de investimento. Esse é o princípio do investimento em valor em ações.

Existem outros autores, como Peter Lynch e Jeremy Siegel (eu falo dele aqui) que acreditam que o preço não importa, mas o que importa, quando se investe em ações, é o quanto você coloca no investimento todo mês. Vou falar sobre isso mais pra frente.

Por que o preço da ação é tão importante?

Então são dois os fatores mais importantes no investimento em ações: o preço e o valor da ação.

Pra aprender como investir em ações é preciso saber que o preço da ação vai determinar, em boa parte, o retorno do investimento. Se você compra e vende no curto prazo pra lucrar com a diferença do preço na compra e na venda, então preço é tudo! E se você quer comprar ações baratas, mesmo que aproveite os dividendos, o preço também vai influenciar seus rendimentos. Então como saber quando o preço da ação está vantajoso?

Pra saber quando o preço da ação está vantajoso é preciso fazer uma avaliação do preço da ação. E existem diversas técnicas pra poder avaliar o preço , ao se investir numa ação. O mais importante, antes de saber quais são as técnicas de avaliação do preço da ação, é entender como o preço da ação é formado no mercado de ações.

Entendendo A FORMAÇÃO DO preço da ação

Mini Curso Como Investir em acoes - Investir em acoes e pra mim - preco e valor - Seu Guia de InvestimentosQuando se investe em ações, é preciso saber que preço da ação depende de muitos fatores. Um deles, que é dos mais importantes, é a expectativa que os investidores têm com a empresa. Essa expectativa move os movimentos de compra e venda que acontecem todos os dias, e as compras e vendas determinam as condições de oferta e demanda da um ação.

Essas compras e vendas muitas vezes são especulativas, o que é natural em mercados de ativos de renda variável. O preço das ações também sofre influência de sua liquidez e volume, que determinam as condições de oferta e de demanda pela ação. 

O lugar onde ocorre a comercialização das ações é a Bolsa de Valores, e o mercado de ações é organizado pela BM&F Bovespa. É muito importante pra quem quer aprender como investir em ações, entender como funciona a Bolsa de Valores brasileira. Para tanto, leia este meu artigo.

Depois de entender como funciona a Bolsa de Valores, o ponto mais importante que você precisa absorver pra aprender como investir em ações é que o preço de uma ação reflete em parte o valor da empresa, e em parte a percepção que o mercado tem a respeito desse valor.

De tempos em tempos há momentos em que o pessimismo ou o otimismo do mercado faz com que o preço da ação oscile e fique distante do seu valor intrínseco, e é nesses momentos que o investidor encontra oportunidades de investimento. Outro ponto importante é que, quando isso ocorre, com o tempo, o preço vai naturalmente se ajustando na direção do valor.

Investir em ações é pra mim?

Depois disso tudo, você deve estar pensando “Investir em ações parece complexo, será que esse tipo de investimento é pra mim? E se for, como devo fazer pra começar a investir em ações?”. A idéia desse mini-curso é te mostrar como funciona o investimento em ações de modo prático, pra que no final desta série de artigos você possa decidir se esse investimento é adequado pro seu perfil, e também possa dar os seus primeiros passos com o investimento em ações!

Então, se você quer saber se chegou a hora de começar a investir em ações mesmo, ou ainda se esse tipo de investimento é adequado pra você, você vai precisar entender o que de fato são as ações e como elas funcionam. E esse é o assunto do próximo artigo do mini-curso “Como Investir em Ações”. Para acessar este artigo, clique aqui

Gostou deste artigo do mini-curso “Como Investir em ações”? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Artigos deste Mini-Curso:

Outros artigos relacionados:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

20 comentários

  1. Marcio Villasboas

    Excelente artigo sobre como investir em ações!

    Eu sou investidor iniciante, tenho pequenos investimentos e sempre quis saber como investir em ações e nunca tinha achado nenhum material que me ajudasse! Já acompanho seu site faz um tempo, e depois que fiz o curso básico de investimentos com você melhorei muito minha capacidade de investir e agora quero começar a investir em ações e vou com certeza em breve ter lucro, e com muita confiança!
    Obrigado pelo curso e pelos artigos Gisele! O site está de parabens!

    • Olá Márcio, obrigada pelo seu comentário aqui no site!

      Fico muito feliz em saber que estou conseguindo ajudar investidores iniciantes a entenderem como podem investir em ações com meus artigos. O investimento em ações não é muito simples, mas também não é impossível de ser feito pelos investidores iniciantes, e estou muito satisfeita em saber que você é um dos meus ex-alunos de meu curso e que gostou de participar dele. Obrigada! Espero ajudar muito mais pessoas com o curso. Investir em ações requer paciência e estudo. Acompanhe o site pois em breve publicarei mais artigos falando sobre como investir em ações, dentro desse mini-curso!
      Um grande abraço!

  2. Miriam

    Gisele, excelente artigo sobre como investir em ações! Estou adorando seu site!

    • Olá Miriam e obrigada pelo seu comentário!

      Fico feliz que gostou deste artigo sobre como investir em ações! Em breve publicarei mais artigos deste mini curso que fala sobre o tema!

      Um grande abraço!

  3. Misael da Silva

    Olá Gisele.
    gostaria de parabeniza-la por mais um artigo para pequenos investidores.
    A Petrobrás terá novamente credibilidade no mundo, depois de tantas corrupções?
    Quando terá de novo o curso básico de investimento, pois estava numa situação emocional ( falecimento de parente).

    • Olá Misael, e obrigada pelo seu comentário!

      Sinto muito pela sua situação familiar, e espero que logo consiga se reestabelecer!
      A Petro é uma empresa muito grande, e há rumores de que os volumes desviados da Diretoria de Abastecimento (do Paulo Roberto Costa) são só uma pequena fração do que foi realmente desviado. Jornais tem apontado que mais empresários querem fazer delação premiada pra entregar outras diretorias. Fora isso, a Petro está sendo acionada fora do Brasil por escritorios de advocacia nos EUA. O que fica bem evidente pra mim é que isso é resultado da gestão do Governo PT, que não é a mesma coisa que a empresa, pois muda-se o Governo, mudam-se os executivos da empresa. Acho que a Petro recupera alguma parte de seu valor de mercado devido à suas operações e capacidade de geração de fluxo de caixa, mas será algo pro longo prazo.
      Quanto ao curso, assim que eu montar uma nova turma irei avisar todos os leitores que estão participando da minha lista através do email, e pra você também!

      Um grande abraço e que Deus conforte você neste momento! Fique com Deus!

  4. matheus

    Conheci o site recentemente e já me tornei leitor assíduo!

    Excelente conteúdo!

    • Olá Matheus, obrigada pelo seu comentário no site!

      Fico feliz que esteja gostando do conteúdo, o tempo é pouco mas irei publicando mais artigos, especialmente com foco em investimentos em ações…

      Um grande abraço!

  5. Luiz

    Olá Gisele.

    A serie de mini-cursos é classuda, e me ajudou tanto que já me aventurei com alguns investimentos em bolsa.

    Gostaria, contudo que você avaliasse a possibilidade de elaborar algum material sobre tributação com ações. Na cidade onde moro um contador está cobrando em torno de $ 500,00 para fazer declaração de IR um pouco mais complexa.

    Não sei avaliar se vale a pena pagar esse valor, mas achei caro, já que adotei como método a analise fundamentalista e o “Buy and Hold”, o que a principio não deverá requerer muitas operações com o fisco.

    Obrigado!!!

    • Olá Luiz!
      Obrigada por deixar seu comentário no site!

      Fico muito feliz que a série de mini-cursos tenha conseguido somar na sua trajetória! É muito gratificante ler esses depoimentos pois eles me dão mais gás pra escrever artigos sobre investimentos.
      Eu estou elaborando os últimos artigos do mini-curso “Como Investir em Ações” e o último será sobre o Imposto de renda. Vou falar com mais detalhe sobre como funciona a tributação e declaração do IR com ações.

      Com relação ao contador, é caro mesmo… Acredito que se você não opera no curtíssimo prazo com ações (day trade e afins), não tem muito mistério a declaração nem o pagamento do IR no carnê leão. O Imposto de renda incide sempre nos ganhos de capital, que ocorrem quando há vendas com lucro. Dividendos são isentos do IR. Eu sempre mantenho anotadas alterações relacionadas às minhas posições em ações e recebimentos (bônus de subscrições, splits, inplits, jcsp, vendas, compras, etc), pra facilitar na hora de montar a declaração de IR.

      Em breve publicarei o artigo falando sobre o IR com ações!
      Abraços!

  6. Antonio Carlos

    muito bom seu site, logo começarei investir em açoes, por favor não esqueça de mim, quando lançar os próximos cursos, um abraço

    • Olá Antônio Carlos!!

      Obrigada pelo comentário! É claro que não me esquecerei de você! Sempre penso em todos meus leitores quando escrevo artigos! Quando eu estiver com meu curso sobre investimento em ações pronto, fique tranquilo que irei avisar todo mundo por email!
      Um grande abraço e fique com Deus :-)!

  7. Renato Amador

    Excelente artigo Gisele…! Parabéns pelo conteúdo apresentado e também por doar parte do seu tempo e conhecimento para ajudar a nós, investidores iniciantes!

    • Olá Renato!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo! Espero estar sempre contribuindo com meus artigos, para a caminhada dos investidores, sejam iniciantes, experientes, todos! 🙂
      Abraço!

  8. Rita

    Parabéns pelo trabalho, estou pesquisando bastante sobre investimentos e seu material é ótimo, linguagem fáci,l clara e objetiva. Gostaria de saber se há um canal, fórum ou grupo para bate papo… Nunca operei no mercado mas estou estudando as possibilidades porém são muitas dúvidas. Obrigada!

    • Ola Rita!

      Infelizmente não possuo ainda nenhum forum no site. Mas em breve pretendo abrir um. Quanto aos estudos, é só você ir aprendendo aos poucos, lendo livros, participando de grupos que em breve você consegue dar seus primeiros passos com investimentos na bolsa!

  9. EDILSON

    Cara, achei esse site e não largo mais dele. Muito esclarecedor.

  10. Alison

    Gisele, o que vc acha de ETFs?

    • Oi Alison!

      Eu não gosto de ETFs, tem investidor que curte. Eu prefiro investir direto nas ações e escolher as que eu acho as melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend