Home / Investimento em ações e conteúdo avançado / Tudo sobre como investir em Debêntures I: o que são debêntures

Tudo sobre como investir em Debêntures I: o que são debêntures

Tudo sobre como investir em debentures - Seu guia de investimentos - o que sao debenturesNeste artigo vou mostrar tudo sobre como investir em Debêntures. O artigo foi divido em partes pra ficar mais fácil e prático de ler e entender. Nesta primeira parte vou explicar o básico sobre o que são as debêntures!

Vamos ao que interessa!

O que são Debêntures

As Debêntures são títulos de renda fixa privados, emitidos por empresas de capital aberto. As empresas emitem debêntures porque muitas vezes é mais interessante para as empresas tomar dinheiro emprestado de pessoas como eu e você e pagar algo como IPCA + 8% anuais, do que tomar um financiamento no banco a taxas de 25% ao ano ou mais.

As Debêntures são valores mobiliários assim como as ações. Valor mobiliário é todo tipo de investimento que é feito com dinheiro, ou com bens, através de uma captação pública de recursos.

Quando você investe em debêntures, diferente das ações, você não se torna sócio da empresa, mas apenas um credor.

Debêntures podem ser trocadas por ações?

No mercado você encontra as debêntures conversíveis e as não conversíveis em ações. Como o nome já diz, debênture conversível é aquela que dá o direito ao investidor de trocá-las por ações da companhia. Podem também existir cláusulas no contrato da debênture que permite que ela seja “trocada” por outros ativos, ou ações de outras empresas. Existem ainda as debêntures permutáveis, que permitem que o investidor as troque por ações de outras empresas.

Rentabilidade das debêntures: muita semelhança com Tesouro Direto

As Debêntures tem sempre um valor nominal, muito similar com os títulos do tesouro direto! Esse valor vai sendo corrigido diariamente até o vencimento, por uma taxa que é negociada em um leilão de taxas chamado “Bookbuilding”, no mercado primário. Esse valor nominal, assim como todas as condições de remuneração, são definidos na escrituração de emissão da Debênture, e ficam disponíveis pra consulta no prospecto da debênture. Abaixo veja alguns exemplos de debêntures negociadas no mercado secundário:

Tudo sobre como investir em debentures 1 - Seu guia de investimentos - consulta precos anbima

Você pode consultar os preços e taxas das debêntures no site da Anbima.

Risco de investir em debêntures

Investir em debêntures é mais arriscado do que em outros investimentos de renda fixa, como tesouro direto e fundos de investimento. O motivo é que o risco das debêntures está ligado ao risco da empresa que a emitiu (você pode avaliar o risco de investir nesta empresa através do seu rating).

Outro ponto importante: debêntures não tem garantia do FGC. É quase tão ou mais arriscado que investir em ações, porque se você investe em ações que tenham liquidez, consegue se desfazer delas rápido. Já no caso de investir em debêntures, a liquidez é sempre menor.

Garantias das debêntures

Assim como quando nós tomamos empréstimos no Banco, e precisamos dar alguma garantia de que iremos devolver aquele dinheiro, a debênture também pode ter garantias. No caso dos empréstimos que tomamos, podemos dar como garantia nossos bens, tais como casa, posses e etc. Já no caso das debêntures as garantias podem ser também outras além dos bens. Veja abaixo:

  • Debêntures com garantia real: a garantia são bens da empresa
  • Debêntures com garantia flutuantes: a garantia é o privilégio sobre os bens da empresa no caso de falência
  • Debêntures com garantia sem preferência: não há privilégios no caso de falência
  • Debêntures com garantia subordinada: oferecem apenas privilégio sobre o crédito dos acionistas
  • Tudo isso você identifica no prospecto da debênture.

Informações importantes sobre a negociação das debêntures

As debêntures podem ser negociadas em mercado primário ou secundário. Mas o que isso significa? É mais ou menos o mesmo significado das ações. No mercado primário, a debênture está sendo lançada pela primeira vez no mercado, e isso acontece através de “Ofertas Públicas”.

No mercado secundário as debêntures já estão sendo comercializadas pelos investidores, e podem ser negociadas pela Bovespa (no BovespaFIX) e pela Cetip. O mais vantajoso é investir nas debêntures no mercado primário, na minha opinião.

Resumindo tudo o que vimos até aqui:

  • Debêntures são títulos de renda fixa emitidos por empresas de capital aberto
  • Podem ser conversíveis ou não em ações da empresa emissora
  • Debêntures também podem ser permutáveis, e serem trocadas por ações de outras empresas
  • As debêntures podem ter garantias ou não
  • São negociadas nos mercados primário e secundário
  • No mercado primário a emissão de debêntures é feita através de ofertas públicas
  • No mercado secundário as negociações das debêntures são feitas via BovespaFix ou Cetip
  • Debêntures tem baixa liquidez, e é muito comum ficar com elas até o vencimento

Até agora vimos um pequeno resumo do que são as debêntures. A ideia desse artigo é dar uma noção do que é esse tipo de investimento. No próximo artigo vou entrar um pouco mais na prática de como investir nas debêntures e quais são vantagens que elas têm para nós, pequenos investidores!

Me ajude a divulgar este artigo :-)! Compartilhe com seus amigos:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *