Home / Dicas para iniciantes / O que é e como funciona a Bolsa de Valores?

O que é e como funciona a Bolsa de Valores?

Guia do Iniciante - Como funciona a Bolsa de Valores - Seu Guia de Investimentos

No artigo de hoje você vai aprender o que é e como funciona a Bolsa de Valores! Se você quer começar a investir em ações, a primeira coisa que você precisa fazer é aprender O QUE É A BOLSA DE VALORES. Parece besteira mas é importante!.

Para aprender mais sobre como funciona o investimento em ações, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações” clicando aqui, ou no final desta página.

O que é a Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é uma entidade que organiza e agrupa diferentes mercados onde são negociados os investimentos que são mais conhecidos por “ativos financeiros” . No Brasil a entidade que organiza os mercados de ativos financeiros é a BM&F Bovespa, que foi criada a partir da junção da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e a Bovespa (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) em 2008. Com esta junção foi possível maior organização e integração dos investimentos que são negociados através da Bolsa de Valores.

A BM&F Bovespa é uma empresa privada do tipo Sociedade Anônima que é administrada pela Bovespa Holding – que tem ações lançadas no mercado sob código BOVH3. Desde o ano de 2000 a BM&F Bovespa é o único mercado onde são negociados ativos de renda variável no Brasil.

O que a BM&F Bovespa faz?

Saber o que é e como funciona a Bolsa de Valores é importante pra quem quer começar a investir nesse mercado. Você precisa aprender que a BM&F Bovespa é responsável por administrar os mercados de títulos de renda variável, valores mobiliários e contratos derivativos. Ela também faz o registro, a compensação e a liquidação dos ativos negociados. Veja abaixo o que significa cada uma destas ações que a Bolsa de Valores faz:

  • Registro: ela mantém o controle das informações relativas a todos os ativos financeiros que são negociados dentro dos seus sistemas
  • Compensação: é a garantia de que as operações realizadas com os ativos serão realizadas, e que as partes envolvidas na negociação tenham os recursos disponíveis para poderem honrar seus compromissos. A compensação é importante na Bolsa de Valores porque geralmente ela envolve processos complexos de compra e venda em variados períodos de tempo
  • Liquidação: é o encerramento de uma operação realizada com ativos financeiros.

Já a guarda dos ativos financeiros é feita pela CBLC – a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

O que faz a CBLC – Cia Brasileira de Liquidação e Custódia?

Outra coisa importante pra quem quer aprender o que é e como funciona a Bolsa de Valores é saber que a CBLC é uma empresa que fica responsável por guardar os ativos que são negociados na Bolsa. Quando você compra ou vende uma ação, a custódia desta ação fica com a CBLC.

Hoje em dia não existem mais títulos em papel. Todos os títulos são guardados de maneira eletrônica. Qualquer que seja o ativo que você negociar (ações, mini-índices, contratos futuros e etc), ele é de sua propriedade mas fica custodiado (guardado) na CBLC. Isso quer dizer que se a sua corretora quebrar você não corre risco nenhum de perder suas ações ou qualquer outro ativo que tenha comprado na Bolsa.

Como funciona a Bolsa de Valores

Quem quer investir na bolsa e comprar os ativos negociados nos pregões precisa ter conta num agente de custódia autorizado – as corretoras. As corretoras funcionam como intermediários entre os agentes emissores dos títulos e os interessados em investir nos ativos negociados nos mercados organizados pela BM&F Bovespa.

Veja abaixo um vídeo institucional bem rápido que traz algumas características, imagens e números da Bolsa de Valores:

Um exemplo pra facilitar o entendimento de como funciona a Bolsa de Valores

Uma analogia pra facilitar entender o que é e como funciona a Bolsa de Valores é pensar num Mercado Municipal de frutas e hortaliças. O Município disponibiliza o espaço para que os comerciantes possam expor seus produtos. As pessoas interessadas nos produtos vão até o Mercado Municipal e fazem as suas compras. Seria mais ou menos como na Bolsa de Valores. A Bolsa disponibiliza os sistemas de registro e organiza as negociações. As empresas que estão lançando os ativos (como as ações) disponibilizam eles no mercado financeiro através dos pregões. A única diferença seria que as pessoas interessadas em comprar os ativos financeiros, como as ações, não realizariam a compra direto das empresas. No caso da Bolsa de Valores existe um intermediário que é a corretora. É a corretora quem realiza as compras e vendas de ativos diretamente com as empresas e clientes que negociam na Bolsa.

A corretora é responsável por oferecer sistemas que facilitem a realização dos investimentos de seus clientes, como plataformas de análise gráfica ou técnica (metatrader, investcharts, dentre outros) que possibilitam realizar estratégias mais complexas de investimento na Bolsa de Valores, sendo a principal a especulação com análise técnica.

Ativos financeiros negociados na Bolsa de Valores

Pra entender o que é e como funciona a Bolsa de Valores é preciso saber que os principais ativos financeiros negociados nela são: ações, títulos de renda fixa, câmbio pronto e contratos derivativos referenciados em ações, contratos futuros, contratos à termo, contratos de índices, mini-índices, taxas, mercadorias, moedas, dentre outros. Esses ativos são negociados principalmente dentro de três grande mercados organizados pela Bolsa de Valores. Esses três mercados são os mais importantes na Bolsa de Valores. São eles:

  • Mercado à vista
  • Mercado à termo
  • Mercado futuro

 

No mercado à vista são negociados ativos financeiros através de operações que são liquidadas no ato. São compras ações, derivativos de ações e outros ativos que são realizadas instantaneamente. O preço dos ativos financeiros no mercado à vista é determinado pelas expectativas que os agentes do mercado têm a respeito das empresa lançadoras dos ativos, e das interações entre oferta e demanda.

No mercado à termo são negociados ativos financeiros, porém com vencimento numa data futura. Os preços no mercado à termo são determinado em contrato, onde um preço inicial será corrigido até a data de vencimento por uma taxa definida também em contrato.

No mercado futuro são negociados ativos financeiros em contratos padronizados (que tem vencimento e quantidades definidas e padrão), principalmente de commodities agrícolas e índices. Os preços no mercado futuro são especulativos e são estabelecidos em anteriormente pelo contrato.

Tipos de estratégias de investimento na Bolsa de Valores

Guia do iniciantes - Como funciona a Bolsa de Valores - estratégia de investimento 2 - Seu Guia de InvestimentosAntes de começar a investir na Bolsa de Valores é preciso adotar uma estratégia de investimento. Os ativos negociados em Bolsa são complexos, por isso quem deseja ganhar dinheiro com este tipo de investimento precisa adotar uma estratégia que permita identificar as oportunidades de ganho que o mercado financeiro apresenta ao longo do tempo.

Existem duas estratégias principais de investimento na Bolsa de Valores:

Investir no curto prazo e realizar especulações: neste caso o investidor aposta nos preços dos ativos e monta estratégias para especular. Ou seja, espera ganhar dinheiro com a diferença dos preços de compra e venda dos ativos, que podem ser ações, derivativos (ex: opções), e etc. As pessoas que utilizam esta estratégia de investimento utilizam uma ferramenta chamada análise técnica para conseguir identificar os melhores momentos de realizar compras e vendas dos ativos.

Investir no longo prazo apostando no valor intrínseco dos ativos: neste tipo de estratégia o investidor procura descobrir o valor “real” de um ativo, como por exemplo uma ação, e a partir deste valor real ele monta as estratégias de compra e venda dos ativos, permanecendo com eles em carteira até o momento em que achar que o investimento não vale mais a pena. Veja mais neste artigo sobre Benjamin Graham.

Pra ter sucesso ao investir na Bolsa é preciso bastante estudo. Entender muito bem como funciona a Bolsa de Valores é o primeiro passo. Depois é preciso estudar para entender como funcionam as estratégias de investimento e os ativos financeiros, e dedicação para conseguir implementar a estratégia escolhida.

E se você é investidor iniciante e quer aprender como investir na Bolsa de Valores, acesse a minha série de artigos “Mini-Curso Como Investir em ações”, e aprenda mais sobre esse tipo de investimento.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


&nbsp
Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

10 comentários

  1. Mauro

    Gisele, parabéns pelo site!

    Adorei este artigo sobre o que é a bolsa de valores e como ela funciona, é o primeiro site que vejo falar de maneira fácil sobre esse assunto! Eu Já investi na bolsa de valores e tive prejuízos e por isso estou buscando mais informações e encontrei seu site, e este artigo sobre a bolsa. Muito bom! Obrigado por ajudar iniciantes assim como eu, que querem investir na bolsa e precisam aprender! Publique mais artigos sobre o tema!

    • Olá Mauro, obrigada pelo seu comentário!

      Fico feliz que eu tenha conseguido explicar bem o que é e como funciona a bolsa de valores! hoje existe um mito entre os investimentos, principalmente os iniciantes, de que investir na bolsa é caminho certo pra se alcançar riqueza. Mas quem está já a algum tempo acompanhando as ações e a bolsa de valores sabe que não é bem assim! Por isso o estudo e a preparação são muito importantes, assim como você está fazendo! Em breve publicarei mais artigos sobre ações!

      Um grande abraço!

  2. Lígia Maria

    Interessante artigo sobre o que é e como funciona a bolsa de valores Gisele

    eu sou iniciante no assunto e como investidora iniciante, preciso aprender tudo que for possivel pra não perder dinheiro! Obrigada por dividir seu conhecimento!

    • Obrigada pelo seu comentário Ligia!

      Realmente, um dos primeiros passos que todo iniciante deve fazer é aprender o que é e como funciona a bolsa de valores! Apesar de não ser dificil de entender muita gente ignora estas informações mas elas dão a base pros conhecimentos mais complexos que se adquire quando se investe!

      Um grande abraço!

  3. Muito obrigada! Esclareceu minhas duvidas, todos os outros sites falam em linguagem especificas e de difícil compreensão.

    • Olá Jaqueline!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo! Se você gostou, pode também gostar do meu ebook sobre ações! Você pode baixar ele neste link!
      Boa sorte!

  4. Antonio Carlos

    muito bom artigo Gisele , parábens

  5. edemilson campos

    olá Gisele tudo bem.?
    Excelentíssimo o seu artigo, pois deu pra assimilar muito bem o assunto bolsa de valores.
    Eu conheci o mercado de ações por informações de um amigo, ele já tem um tempo que investe na bolsa de valores. No inicio me deu um certo medo, mais comecei a investir, ainda sou iniciante tenho muito o que aprender.
    Por isso, tente me esclarecer uma situação que aconteceu comigo a pouco tempo.
    Eu investir nus papeis de subscrição, certo.! ai quando eu fui vender esses ativos, que veio o susto.
    cadastrei a ordem de venda desse ativo num determinado valor, mais na execução foi num valor muito menor do cadastrado. nesse caso o que devo fazer?

    • Ola Edemilson!

      Fico feliz que gostou do artigo. Investir na bolsa, e em renda fixa no Brasil, pode gerar muitos ganhos, mas é preciso conhecer muito e estudar bastante! Quanto ao seu problema, eu nao consegui entender exatamente o que aconteceu! Se puder detalhe mais através de novos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *