O melhor investimento com alto retorno e baixo risco

O melhor investimento com alto retorno e baixo risco 2 - existe - Seu Guia de Investimentos

Neste artigo vou falar sobre um assunto que me perguntam toda a semana por e-mail: Qual é o melhor investimento com alto retorno e baixo risco? Vou mostrar como você pode escolher um investimento de modo simples e racional e como avaliar o perfil de um investimento.

Se você quiser aprender a administrar seu próprio dinheiro, é muito importante aprender a investí-lo. Se você quiser aprender sobre o investimento em ações, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Começando do básico: todo investimento tem um lado positivo e um negativo

É bom lembrar que toda vez que você coloca seu dinheiro num investimento, você está emprestando seu dinheiro para alguém, que irá utilizar esse dinheiro com algum propósito que pode ser específico ou não, e recebemos os juros na troca. Pra entender melhor essa lógica, leia este artigo.  

O que todo investidor faz geralmente é prestar atenção no lado positivo de um investimento e esquecer o seu lado negativo. Todo investimento tem regras, riscos, custos, características específicas de tributação e paga diversas taxas. Não existe um investimento que consiga reunir sozinho um alto retorno, baixo risco liquidez. Cada investimento tem pontos positivos e negativos. Pra entender como tudo isso funciona e saber o básico sobre como investir, veja este meu artigo.

Perfil de cada investimento

Investimentos são diferentes entre si. Cada um tem formas diferentes de gerar os juros que você. Abaixo veja o que vai definir o perfil de um investimento. Preste atenção nestes pontos toda vez que você estiver pensando em escolher o melhor investimento pra você:

  • Risco: é a incerteza que você tem com relação ao retorno sobre o investimento. Os riscos mais comuns são: o risco de crédito, risco de mercado e risco de gestão. Para saber mais sobre riscos, veja este meu artigo.
  • Retorno: o retorno de um investimento pode ser pré, pós fixado ou indexado a alguma taxa como a Inflação, Taxa CDI ou Taxa Selic. Em alguns casos, como no dos Fundos de Investimento, são cobradas taxas, com a de administração, que acabam reduzindo o retorno do investimento. Estas taxas fazem parte dos custos de transação. Por isso, para avaliar o retorno real que um investimento possui são necessários dois passos: descontar todos os custos de transação e do investimento; e descontar a inflação do rendimento.
  • Liquidez: é a condição de resgate antecipado que o investimento oferece. Alguns investimentos não dão esta condição e você só pode resgatar seu dinheiro no vencimento. Outros permitem que você tire seu dinheiro a qualquer momento. Verifique sempre a condição de liquidez dos seus investimentos;  
  • Aporte mínimo inicial: é o valor mínimo que os Bancos e outras instituições financeiras exigem pra que você possa colocar seu dinheiro em algum investimento. Há casos em que o valor mínimo inicial começa com R$ 500 mil, como em alguns planos de previdência, ou Fundos de Investimento Multimercado

Então como ter o melhor investimento com baixo risco e alto retorno?

Não existe um “melhor investimento”, ou seja, um investimento que tenha: baixo risco, alto retorno, alta liquidez e baixo volume inicial de investimento. O que existe são investimentos com pontos positivos e negativos, e o ideal é aprender a administrá-los. Por esse motivo, o melhor investimento que existe é aquele que você entende. O que os investidores frequentemente fazem é dividir o dinheiro, colocando-o em diferentes investimentos pra conseguir um alto rendimento com riscos menores do que quando se coloca tudo num único investimento.

Four pink piggy banks showing profits and gains on white backgroundEssa diversificação na hora de investir é chamada por muitos investidores de alocação de ativos. Existem muitas teorias falando sobre a alocação de ativos. Mas toda teoria é muito mais bonita no papel do que na prática. Na prática, a maneira mais eficiente que existe de você ter o melhor investimento, com alto retorno e baixo risco é aprender você mesmo a administrar o seu capital, e escolher os investimentos que você entende e consegue administrar.

Aprendendo a pensar por si mesmo e administrar seu dinheiro

E é justamente isso que os Bancos, corretoras não querem: que os pequenos investidores aprendam a pensar por si próprios e consigam a tomar suas decisões de investimento com consciência e qualidade. Quanto mais conhecimento você adquirir, mais condições você terá de escolher os melhores investimentos pra você e diversificar  de modo que você consiga aliar um alto retorno a um baixo risco. Abaixo algumas reflexões que podem te ajudar na escolha dos melhores investimentos e a diversificar sua carteira:

  • Está com pouco dinheiro para começar a investir? Que tal ir juntando o dinheiro na poupança aos poucos até conseguir o suficiente para conseguir dividir seu capital em pelo menos duas opções diferentes de investimento?
  • Está pensando em correr poucos riscos? Se prepare para ter retornos não muito superiores à taxa Selic ou à taxa CDI (como nos CDBs). O Tesouro Direto pode ser uma boa opção pra você;
  • Está querendo ter alta rentabilidade num curto período de tempo? Prepare-se para correr riscos. Para ter altos rendimentos vai ser preciso adquirir um bom conhecimento e certamente a investir na Renda Variável será um dos caminhos;
  • Seu perfil é arrojado e você gosta de arriscar? Há muitas opções de investimento de Renda Variável que podem ser adequadas pra você. Mas fique atento aos ricos de cada investimento e aos custos de transação;
  • Pode deixar parte do seu dinheiro investido por um bom tempo? Existem bons investimentos de renda fixa com baixo risco que podem ser adequados para você, como os Títulos do Governo Federal (Tesouro Direto).

Lembre sempre que o risco e a performance dos seus investimentos vai depender muito do nível de conhecimento que você tem a respeito deles. Procure conhecer melhor como funcionam as rentabilidades pré-fixadas, indexadas e pós-fixadas. Entenda o papel da Taxa Selic pros seus investimentos. Fique por dentro de como funciona a Taxa CDI. E sempre que possível busque informação sobre investimentos e economia, lendo livros, jornais, assistindo a noticiários! Quanto mais conhecimento você tiver, mais preparado você vai estar pra investir. E é dessa forma que você consegue obter o melhor investimento com alto retorno e baixo risco.

Gostou deste artigo sobre o melhor investimento com alto retorno e baixo risco? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

22 comentários

  1. Misael da Silva

    boa noite.
    Ótimo artigo que tira da cabeça das pessoas de uma vez por toda, quem faz investimento tem que escolhe uma titulo e investir e saber o que em que esta investimento e para que está investindo, para depois diversifica em outras contas em ações ou títulos.
    Sou investidor iniciante e como todos os iniciante e conversador, e antes de compra uma ação ou título faço pesquisa e pergunta que para muitos parece tola mas é uma dúvida e não para até saber quase tudo da ação ou do título que estão querendo compra. Para não perdi dinheiro e tempo investindo naquilo que não pesquisou antes de compra.
    Muito obrigado por mais uma aula de investimento.
    Tenha bom dia.

    • Olá Misael!

      Fico feliz que tenha gostado deste artigo sobre o melhor investimento com alto retorno e baixo risco.
      Realmente hoje em dia é difícil encontrar um investimento “perfeito”… a melhor alternativa que encontrei é diversificar em investimentos que entendemos e conseguimos administrar pra conseguir atingir os objetivos que desejamos.

      Obrigada pelo novamente comentário!
      Abraços!

      • Alexandre

        Boa noite
        Eu gostaria de fazer um investimento de pequeno prazo.
        Vc poderia meda uma dica qual investimento melhor

        • Olá Alexandre!

          Você pode investir em fundos de investimento, ou titulos privados como CDBs ou LCIs, depende do que você está referindo ser o pequeno prazo. Tem alguns titulos privados com prazos de 2 anos e rentabilidade bem bacana.

  2. Jefferson Melo

    Bom dia, estou engatinhando quando o assunto é investimento!

    não tenho um valor inicial para investir e sim, um valor mensal, no qual poderia retirar até 15% de minha renda para um investimento, gostaria de saber qual o melhor tipo de investimento e onde investir! obrigado desde já!

    Att, Jefferson Melo

    • Olá Jefferson e obrigada pelo seu comentário!

      Tudo vai depender dos seus objetivos, do prazo do investimento, e de onde você quer chegar. Existem muitos investimentos que podem ser interessantes pra você dependendo do tempo que você pretende investir. Para começar a renda fixa pode ser mais interessante por ser mais segura, então as opções são as LCIs e LCAs e os titulos do tesouro direto! Da uma olhada aqui no site que você vai encontrar diversos artigos que vão te ajudar a tomar essa decisão com bastante consciência!

      Abraços!

  3. Olá Querida Gisele.

    bom dia,pergunto Á vc onde fazer um pequeno investimento seguro e c/ retorno ótimo e apartido de Qual valor minimo p/ iniciar ,p/ Gente sem muita experiencia no ramo,Desde já muito obrigado e fico no aguardo de um retorno e que meu Deus ti ilumine.

    Att…Détim santos /itapevi sp.

    • Olá Détim, obrigada por participar do site com seus comentários!

      Muitos investidores iniciantes costumam optar por investimentos de renda fixa, que em geral são mais seguros que os de renda variável. Aqui no site você encontra diversos artigos falando sobre eles. Os que podem ser interessantes pra você, que está começando, neste ano onde teremos certamente uma contínua alta nos juros da economia, são os títulos do Tesouro Direto e as LCIs e LCAs. Se você quiser saber mais sobre como funciona o investimento no Tesouro Direto, sugiro a leitura do meu Mini-Curso Tesouro DIreto. Com relação às LCIs e LCAs você consegue saber mais informações sobre elas no meu Guia. Se você já baixou o meu Guia, nele você vai encontrar bastante dicas de como investir nas LCIs e LCAs.

      Espero ter te ajudado! Boa sorte!
      Abraços!

  4. rogério

    O que as pessoas precisam aprender é que investimento não é pra qualquer um. Tu não vai ler um ou dois textos sobre investimentos e já sair ganhando dinheiro fácil. Muitos se metem a fazer o que não sabem e acabam se ralando. Na dúvida, não arrisque, ou consulte alguém que sabe sobre o assunto.

    • Olá Rogério, obrigada por sua participação no site!

      Sim é verdade, os investimentos podem ser de alto risco quando não se possui conhecimento suficiente, mas com um pouco de estudo e dedicação, acredito que o mercado financeiros seja acessível, desde que o investidor busque conhecer os fundamentos, estudar, e praticar.
      Abraços!

  5. Eliana

    Oi Giseli,

    Que material vc indica para buscar conhecimentos sobre como investir de forma seguro e com retorno de curto prazo?

    Obrigada

    Eliana

    • Olá Eliana!

      Primeiro sugiro que leia os meus artigos, pois eles cobrem os conhecimentos mais básicos que você precisa pra começar a entender investimentos. Depois disso você pode começar a ler outros materiais mais aprofundados sobre investimentos em ações. Se você for iniciante no tema, os artigos aqui do site já são um bom começo, pois há muitos artigos pra se ler.
      Abraços!

  6. Ricardo

    Artigo esclarecedor. Muito bom , Gisele.

  7. Gabriel

    Ótimos esclarecimentos! Tudo bem conciso, direto e numa linguagem acessível para leigo nesse assunto, como eu.
    Meus parabéns!
    Fez-me ter vontade de continuar aprendendo.

    • Olá Gabriel,

      Obrigada pelo comentário!

      Fico feliz que você tenha gostado este artigo sobre melhores investimentos ! Fique a vontade pra continuar interagindo, enviando seus comentários e sugestões!
      Abraços!

  8. Guilherme Marcelino Augusto

    É um site muito importante para sociedade. Muito obrigado pela atenção e carinho Guilherme Marcelino 5

  9. Valdemiro

    Bom dia Gisele Queria me informar eu como Angolano residente em Angola como posso fazer estes investimentos e como posso ter estas garantia que são seguras.

    • Olá Valdemiro,

      Para avaliar o risco de se investir aqui no Brasil (ou em outros países), o primeiro passo é entender se o ambiente institucional é estável. Ou seja, primeiro é preciso identificar se o Governo do país estabelece e mantém as regras relacionadas a investimentos e juros, ainda que haja mudanças no comando do país. Na minha opinião, o Brasil alcançou uma boa estabilidade institucional, que garante segurança aos investidores.
      Para você o grau de risco que você corre no caso de investir em títulos públicos, aqui no Brasil, você precisa acompanhar a evolução da dívida pública. Você encontra estes dados no site do Tesouro Nacional [clique aqui].
      Se você for investir em títulos privados de bancos (ex: CDB, LCI) , você precisa avaliar o rating de cada banco. E se for investir em titulos de empresas privadas, como debêntures, precisa avaliar o rating das empresas e o quadro societário.
      Espero ter ajudado!

  10. Mary Barcellos

    Super interessante , pretendo me aventurar nessa área , muito bom seu artigo , foi esclarecedor .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend