O Valuation dentro da Análise Fundamentalista [6]

Analise fundamentalista 6 - valuation 2 - Seu Guia de Investimentos - destacadaO Valuation na Análise Fundamentalista

Olá!
Já vimos no artigo anterior a importância das demonstrações financeiras das empresas dentro da Análise Fundamentalista. Depois de entender como funcionam as finanças da empresa, o passo seguinte é avaliar se o preço da ação está compatível ou não. Pra isso fazemos uso do valuation! Veja abaixo.

O Valuation dentro da Análise Fundamentalista

Apesar do conceito de trazer um valor futuro a um valor presente ser muito simples, na prática ele pode ser complicado. Tudo isso tem a ver com a idéia de juros e do valor do dinheiro ao longo do tempo (pra saber mais sobre isso, clique aqui). Mas qual é a idéia do valuation, afinal? A idéia é que o preço de uma ação reflete o quanto de dinheiro ela vai gerar no futuro para o acionista. E o preço reflete o valor presente dos fluxos de caixa da ação. Ou falando mais simples, é uma estimativa de valor presente de todo o dinheiro que o acionista deve receber no futuro. E isso se reflete em diversos múltiplos da empresa, principalmente o Preço-Lucro.

Modelo de Dividendos Descontados de Gordon

Uma das formas bem simples de se estimar o preço justo de uma ação é utilizar o modelo de desconto de dividendos de Gordon, que é o seguinte:

Análise Fundamentalista 6 - Modelo de Dividendos de Gordon - Seu Guia de Investimentos

A idéia é trazer a valor presente os dividendos que a ação produzirá no futuro, descontando eles a uma taxa de retorno adequada pro risco da ação (k), e uma taxa de crescimento dos dividendos adequada ao perfil da ação (g).

Pode parecer difícil, mas a fórmula é super fácil. O mais complicado é definir as premissas dos cálculos. Em geral o ideal pra determinar o preço atual é olhar um bom histórico, mínimo de 5 anos, pra tentar estimar o futuro.

Cuidados ao utilizar o Modelo de Dividendos Descontados de Gordon

Na análise fundamentalista, o Modelo de Desconto de Dividendos de Gordon só se aplica a empresas que distribuam dividendos. Por isso, se você estiver analisando uma empresa que não distribua dividendos, não vale utilizar este modelo. Outro ponto é que é preciso fazer uma boa estimativa de taxa de crescimento, pra que o cálculo dê certo. Veja mais detalhes sobre como calcular o preço de uma ação com o Modelo de Dividendos de Gordon neste artigo (clique aqui – em breve).

Aqui termina essa breve introdução sobre o que é e como fazer a Análise Fundamentalista. Esses artigos são pra ajudar o investidor iniciante a dar os seus primeiros passos nesse assunto! Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixa um comentário aqui em baixo!

Mais sobre Análise Fundamentalista:

Compartilhe nas redes sociais:


[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend