Home / Investimento em ações e conteúdo avançado / Dicas sobre como interpretar o indicador Preço-Lucro

Dicas sobre como interpretar o indicador Preço-Lucro

Mitos e verdades sobre o indicador PL - Dúvidas - Seu Guia de InvestimentosNeste artigo vou dar algumas dicas de como interpretar o indicador preço lucro de ações. Ele é um dos indicadores mais importantes na Análise Fundamentalista de empresas para compra de ações. Há alguns investidores que tomam decisões de investimento apenas olhando o indicador preço-lucro, e mais alguns outros indicadores de uma ação. O mais importante de tudo é: entender o que o resultado calculado pelo indicador preço-lucro quer dizer.

Se você ainda não investe em ações e quer começar a fazer seus investimentos e quer aprender, baixe o meu e-book “Guia 3 passos pra Investir em Ações” clicando aqui.

O primeiro passo pra entendermos melhor o indicador Preço-Lucro é começarmos pelo seu cálculo. Veja abaixo a fórmula para o cálculo do Preço-Lucro:

O indicador Preço-Lucro: fórmula

O indicador Preço-Lucro pode ser calculado de várias formas, sendo que a mais comum delas é:

Mitos e verdades sobre o indicador PL - Formula - Seu Guia de Investimentos

Uma das formas de interpretar o resultado do Preço-Lucro é tomar o número calculado como a quantidade de tempo (em anos) que seria necessária para que o investidor recupere o capital investido na compra da ação. Benjamin Graham (o famoso investidor americano que popularizou o buy and hold) utiliza a média do lucro de anos passados no denominador da equação.

A interpretação do indicador Preço-Lucro

Alguns investidores olham apenas o Preço-Lucro pra identificar uma ação barata ou cara pra comprar. Mas será que essa é a melhor forma de conseguir chegar a esta conclusão? Pra responder a essa pergunta, vamos ver o que significa um Preço-Lucro alto e um Preço-Lucro baixo:

  • Preço-Lucro Alto: indica que o lucro está baixo relativo a seu preço, o que pode ser um indicativo inicial de que a ação está cara ou que a taxa de crescimento da empresa é alta – que pode ser entendido pelo volume de lucros distribuídos.
  • Preço-Lucro Baixo: pode estar indicando um crescimento no lucro ou alguma expectativa negativa do mercado que tenha resultado num preço baixo. Também pode indicar algum problema relacionado à empresa emissora da ação (alguma coisa que o mercado está enxergando e que as vezes nós ainda não identificamos na análise).

Pontos importantes sobre como interpretar o indicador Preço-Lucro

O indicador Preço-Lucro deve ser uma das primeiras informações pra olhar quando estamos analisando as ações de uma empresa. Mas lembre-se de incluir outras variáveis na análise. Se você é um investidor iniciante, e está começando a analisar as informações contábeis de uma empresa, lembre que o indicador Preço-Lucro deve ser avaliando em conjunto com outros múltiplos. Além de analisar outros múltiplos, uma boa análise fundamentalista inclui também a leitura de alguns anos de Demonstrações das empresas, e a avaliação do preço da ação. Sei que muitos investidores não gostam de calcular o Fluxo de Caixa Descontado pra poder fazer uma avaliação da ação porque é um pouco trabalhoso, e as vezes, chato, mas eu acho que vale a pena o trabalho…

Alguns exemplos de múltiplos que podem ser utilizados nas etapas iniciais de Análise Fundamentalista de empresas, além do Preço-Lucro, são: Dividend Payout, Dividend Yield, EV/Ebitda, P/VPA, e alguns outros.

Se você está começando a investir em ações, antes de comprá-las (se você estiver interessado em fazer o buy and hold), busque fazer uma análise global da empresa. Inclua diferentes informações, de vários anos, e sempre olhando para o futuro. Sei que cada investidor segue um método e uma lógica própria. Se você conseguir identificar aquilo que realmente é importante para que uma empresa gere resultados sustentados no longo prazo, você vai conseguir saber quais são os indicadores (ou os múltilplos) que realmente importam na análise. Nunca escolha um ação pra comprar olhando apenas um dado. Considere sempre diversas informações pra que você tome boas decisões de investimento! E aproveite pra utilizar o indicador Preço-Lucro nas suas análises, pois este é um dos indicadores mais importantes da análise fundamentalista de empresas.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário! Esta troca é muito positiva.

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

10 comentários

  1. Rafael

    olá gisele,
    em que site vc analise todos estes indicadores?

    • Olá Rafael!

      Os indicadores eu calculo através de planilhas de excel, eu baixo os dados no site da Bovespa e calculo. Prefiro eu mesma fazer os cálculos do que utilizar alguma outra plataforma que já os tenha prontos porque não dá pra saber quais foram as premissas ou dados utilizados.
      Abraços!

  2. Antonio Lima

    Olá Gisele!
    Eu também gosto muito do assunto investimento. Li quase todos os seus artigos e gostei muito, direto e de fácil compreensão. Você está de parabéns. Apesar de gostar muito, ainda não tenho experiencia em ações. Comprei recentemente algumas ações EVEN3 e ITSA3, mas sem analise. Comprei só pra ir aprendendo com a prática, mas como sou iniciante estou com alguma insegurança. Já decidi pela minha estratégica que é Buy and Hold, mas sei que preciso ler e estudar muito ainda. Poderia me falar alguma coisa dessas ações que comprei? Ah, já baixei seu e-book e já li todo ele. Abraços.

    • Olá Antonio,
      que bom que gostou dos meus artigos. São ações interessantes,porém não dá pra falar muito nos comentários, eu precisaria de artigos pra falar das ações. Estou planejando escrever uma seção de artigos analisando algumas empresas, pra ajudar leitores como você. Uma ferramenta que pode te ajudar é o site InfoMoney. Eles mudaram as informações de ações, estão ótimas, você pode consultar ambas empresas lá, mas vai precisar se cadastrar pra ver os dados. Veja neste exemplo.

  3. Jailton

    Boa Gisele, mais um belo artigo.

    Na verdade é o primeiro que leio com o objetivo de interpretar indicadores.

    Há diversos sites com os índices mais importantes e como calculá-los, porém pouquíssimos ou quase nenhum ajudando a interpretar os resultados obtidos.

    Valeu.

    • Olá Jailton,

      fico feliz que tenha gostado do artigo! Estarei sempre publicando novos artigos com conteúdo que ajude o investidor a entender os indicadores de ações e utiliza-los na análise de empresas,
      abraços!

  4. Renato Amador

    Bastante esclarecedor esse artigo Gisele…! Parabéns!

  5. Luís Carlos Ferreira

    Gisele,
    Parabéns pelo artigo.
    P/L 6 é baixo?
    P/L 15 é alto?
    No artigo você não falou qual o valor interessante pra compra e o valor que não devemos comprar.
    Quanto menor melhor?

    • Olá Luis!

      Isso varia muito de investidor pra investidor… Mas eu acho caro a partir de PL 15 ou 16… E mais interessante (dependendo do caso) por volta dos 5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *