O risco real de investir em ações [Mini-Curso|9]

Risco de investir em ações no longo prazo - Investir em ações - Seu Guia de Investimentos - 1No artigo de hoje você vai aprender como investir em ações e o risco real deste tipo de investimento. Este é o 9º artigo do Mini-Curso Como Investir em Ações. 

Antes de continuar, não esqueça de baixar meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Corro o risco de perder todo o meu dinheiro ao investir em ações?

Esse é o tipo de pergunta que sempre me fazem! Antes de responder se isso pode mesmo acontecer ou não quando estamos investindo em ações, vamos parar um pouco pra pensar sobre o que é risco.

Já expliquei em artigos anteriores que o risco está ligado a variabilidade de retorno do investimento. Exemplo: se você coloca seu dinheiro num investimento que promete 12% ao ano de retorno, mas com a possibilidade do retorno ficar entre -12% e 36% ao ano, o risco que você corre é muito alto, já que isso quer dizer que você pode tanto ter um bom retorno como um grande prejuízo. E isso ocorre porque a variação que o retorno pode ter (de -12% até 36% ao ano) é muito grande. Quanto mais variabilidade no retorno, maior o risco.

Além dessa possibilidade do prejuízo, outro fator que faz o investimento ser arriscado é a imprevisibilidade. Quanto mais imprevisível for o retorno do investimento em ações, mais risco o investidor corre. Ninguém quer colocar seu dinheiro num investimento, se não puder ter algum tipo de garantia sobre o que pode acontecer no futuro.

Então, podemos concluir que o risco de investir em ações depende muito de duas coisas:

  • A variabilidade do retorno do investimento;
  • E a sua previsibilidade.

Qual é o real risco do investimento em ações?

Risco de investir em ações no longo prazo - Investir em ações - prever riscos de investir - Seu Guia de Investimentos - 1Se o risco depende de variabilidade e previsibilidade, quanto maior for a capacidade do investidor em entender o que pode fazer o retorno de um investimento variar, e como se antecipar ao que pode acontecer, então menor será o risco que ele corre ao investir. E isso vale para todo tipo de investimento. Vale lembrar que todo investimento tem riscos.

No caso das ações, o risco do investimento vai depender muito da capacidade que o investidor tem de identificar aquilo que pode fazer a ação perder valor. Ou seja: “o que pode fazer o preço da ação “X” cair?” E Vai depender também da capacidade do investidor em escolher boas ações. E pra escolher boas ações, uma das primeiras coisas que o investir precisa fazer é avaliar os retornos que a ação pode gerar no futuro.

Então, existe o risco do investidor perder todo dinheiro quando investe em ações? Sim, esse risco existe, mas vai depender muito da ação escolhida, e da capacidade do investidor  em identificar aquilo que podem fazer a ação perder valor ao longo do tempo.

Todo mundo que investe, algum dia, vai se deparar com alguma ação que no final das contas, não foi uma boa escolha. Isso é normal e pode acontecer as vezes. Quem investe de longa data na Petrobrás, como eu, está passando por isso. E esse tipo de coisa acontece com muitos investidores, mesmo os que estudam e se preparam. Por isso é muito importante que o investidor consiga identificar indícios de que uma ação pode virar problema.

Logo, não se preocupe porque quanto mais conhecimento você possuir, mais rápido você percebe quais ações podem apresentar problemas no futuro.

Como posso evitar o risco do investimento em ações?

O que eu quero dizer com tudo isso é que o primeiro passo que você deve dar pra minimizar o risco de investir em ações é estudar! Pode parecer brincadeira, mas não é. Adquirir conhecimento é a única maneira que existe pra não perder dinheiro com investimentos. E na minha opinião, todo investidor que quer investir em ações precisa saber muito bem 3 coisas:

  • Como os preços das ações são formados – Exemplo: por que uma ação custa R$ 25 e não R$ 50?
  • Como você pretende ganhar dinheiro investindo em ações – Exemplo: com a valorização do preço, reinvestimento de dividendos, etc;
  • Como escolher bem uma ação: o que faz uma ação aumentar de preço ao longo do tempo? É melhor uma ação que pague bons dividendos, ou uma ação que aumente seu preço rápido?

Cuidados ao se investir em ações (no Brasil ou qualquer outro lugar do mundo)

Existem alguns cuidados que o investidor precisa tomar quando estiver escolhendo ações para comprar. A primeira coisa é analisar o ambiente institucional onde a empresa está inserida: legislação, impostos, governo – tudo isso referente ao mercado no qual a empresa atua.

Depois de analisar esses pontos, e antes de comprar ações o investidor deve sempre tentar responder as estas quatro importantes perguntas:

  1. A ação está cara ou barata? O preço está adequado pelo que a ação oferece?
  2. O negócio da empresa é promissor?
  3. Por quanto tempo pretendo ficar com a ação na carteira e quais são os projetos da empresa para esse período?
  4. A partir de que preço considero vender a ação?

Eu acredito que tomando o cuidado de responder a estas perguntas antes de comprar a ação, o investidor consegue mitigar os riscos inerentes ao investimento em ações.

Gostou deste artigo sobre o risco do investimento em ações? Compartilhe também sua experiência com o investimento em ações! E deixe um comentário com sua opinião também!

Artigos deste Mini-Curso:

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

12 comentários

  1. Evandro Roldan

    Oi gisele

    gostei muito dos seus artigos falando sobre como investir em ações..estão me ajudando muito! Inclusive comecei a investir em ações depois que conheci seu site, que me ajudou muito a entrar com mais segurança nesse mundo de investimentos,
    ainda preciso ler mais coisas pra eu me tornar um investidor mesmo, mas to aprendendo muito com seu site!
    obrigado por ajudar os iniciantes como eu!

    Evandro

    • Olá Evandro!!

      Obrigada por comentar aqui no site! Fico feliz que meu site esteja sendo útil na sua caminhada com investimentos! Isso é mais um combustível pra eu continuar escrevendo os artigos que podem ajudar os investidores a melhorarem cada vez mais seus investimentos!
      Fique a vontade pra deixar suas dúvidas aqui no site!
      Um abraço e boa sorte com seus investimentos!

  2. Ana Rita de Cássia

    Oi Gisele,
    eu baixei o seu ebook sobre tipos de investimentos, estou gostando muito! E recebi o seu email falando dos artigos do mini curso sobre ações,
    estou lendo e estou adorando este mini-curso, ele fala tudo que nunca ouvi ninguém comentar sobre investir em ações, você comunica com muita simplicidade, e isso ajuda muito quem está começando como eu!
    Como pequena investidora, quero estar sempre bem informada, e seu site tem me ajudado muito! Parabéns!

    • Olá Ana!

      Obrigada pelo comentário aqui no site! Fico feliz que gostou do meu ebook sobre Tipos de Investimentos! Estou sempre revisando ele, para incluir novos conteúdos! Ele sempre vai sendo reeditado quando fico sabendo sobre novidades. Espero que você continue sempre visitando o meu site! Estou sempre postando novidades sobre investimentos, dicas e mais dicas, e tudo pra ajudar os investidores, que como você, querem melhorar cada vez mais seus investimentos!
      Um grande abraço e seja bem vinda ao site!

  3. Misael

    Olá Gisele.
    Quero parabeniza-la por mais um artigo de grande valor, estou a cada dia estudando, pesquisando e apredendo a cada dia. Nas compras de ações tem ações que ganhamos e outras ficamos na mão no caso da Petrobrás ( que tenho tb),e tem outras vendemos por que irá muda os estilos de ON para UNIT ( UNIT= junção das ações de ON e PN) com isso que estudei não vale muito a pena, mas temos ações que são boas na partes das elétricas sabendo que o governo interferir muitos estas empresas.
    Agradeço pelos seus artigos que me ajudou muito e continua me ajudando pequeno investidor.
    Fique com Deus.

    • Olá Misael,

      obrigada por comentar no site!! Que bom que gostou deste artigo, percebo a cada comentário que você está cada vez mais informado, aprendendo muitas coisas e trazendo sempre novas informações para debatermos por aqui o que é excelente!!! Espero conseguir sempre contribuir em sua caminhada com investimentos através do artigos do site!
      Sempre que tiver dúvidas ou quiser deixar comentários fique a vontade pra deixar suas opiniões e impressões no site!
      Abraços e fique com Deus!

  4. Misael da Silva

    Boa tarde.
    Gostaria de qual o impacto na ecomonia os investidores e para as empresas.
    Com essa guerra de partidos saindo da base do governo?
    E qual a diferença para crise ecomonica e crise politica? Queria uma explicaçao.

    • Olá Misael!

      Na minha opinião o problema que temos que é mais prejudicial pra quem investe, que está relacionado com essa instabiliadde política no Brasil, envolve o a saída de dólares do Brasil, que impacta na inflação. Os juros provavelmente irão acompanhar a inflação, o que muita gente pode achar bom. O problema é que a inflação real é bem mais alta que a do IPCA. A instabilidade economica prejudica investimentos de capital no longo prazo das empresas. E a piora das contas publicas é outro fator que influencia investimentos, pois pode contribuir pra perda do investment grade, o que provocaria ainda maior alta no câmbio e consequentemente, inflação…
      Por agora acho que esses são os pontos que podem afetar os investimentos. O cenário está um pouco incerto por isso temos que ir observando…
      Espero ter ajudado na sua dúvida!
      Abraços!

      • Misael

        Muito obrigado por esta explicação.
        Então nós investidores temos que filtra ainda mais as empresas que vamos compra, pois a economia está em frangalho.

        • Olá Misael!

          É verdade, é muito importante filtrar bem, e olhar os fundamentos ao escolher as empresas. É importante sempre ir acompanhando e verificar se há indícios de que o desempenho da empresa possa piorar… as vezes, como aconteceu com a PETR4, há fatos que não há como prever, mas de modo geral, com um pouco de atenção é possível identificar os sinais que indicam a hora de vender uma ação…
          Nossa economia está mesmo em frangalhos, mas na minha opinião, a economia brasileira nunca teve uma estrutura que desse suporte para um crescimento como o de 7,5% que tivemos em 2010 – em grande parte estimulado pela China. Com a carga tributária que temos, mercado fechado, baixos investimentos em infraestrutura, e gastos do governo crescentes, é difícil imaginar que o Brasil algum dia melhore pra valer…
          Abraços!

  5. Mayson

    Oi tudo bom?
    Gostaria de uma ajuda, vc acha que é uma boa hora pra comprar ações da petrobras?? Corro o risco de perder todo o dinheiro qndo invisto em. Ações? Ou só corro o risco de perder apenas o valor da desvalorização??

    • Olá Mayson!

      Essa decisão de comprar ou não ações da Petrobrás vai depender muito do tipo de investimento que você quer fazer. No caso, você pretende especular com o preço da ação? Depende também muito do prazo, e da estratégia que você pretende adotar. Eu não investiria neste momento se fosse pra investimento em valor… Mas cada investidor deve tomar suas decisões com base em suas próprias análises :-)!

      Espero ter ajudado,
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend