Os princípios de investimento de Peter Lynch

No artigo de hoje vou mostrar os princípios de investimento de Peter Lynch, e como podemos utilizá-los em nossos Investimentos!

Mas antes, não esqueça de baixar o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Peter Lynch é um dos mais importantes investidores buy and hold dos Estados Unidos, e sua técnica além de ser simples, é muito eficaz! Por isso, quero mostrar o que podemos aprender com esse investimentos de sucesso!

Quem foi Peter Lynch?

 principios de investimento em ações de Peter Lynch ii - Seu Guia de INvestimentosAntes de começar a falar das técnicas de investimento de Peter Lynch, vale entender um pouco suas origens e seu histórico. Nos anos 80, o jovem Peter Lynch começou a ficar famoso, poucos anos depois de assumir a gestão da carteira do Fundo Fidelity Magellan, em maio de 1977. Desde o início de sua gestão, o fundo passou a dar retorno anual, acima do mercado, de 13,4%.

Peter Lynch conseguiu atingir essa performance seguindo princípios muito simples, que ele dividia com prazer com praticamente qualquer pessoa. Lynch afirmava que, qualquer investidor de pequeno porte estaria sempre a frente dos investidores de grande porte, tais como grandes empresas, porque estas em geral, não investem em empresas pequenas, as small-caps, que poderiam apresentar maior potencial de crescimento do que empresas já estabelecidas no mercado. Mas, quais seriam então, os princípios de investimento que fizeram de Peter Lynch um dos mais bem sucedidos investidores americanos?

A filosofia de investimento de Peter Lynch

Depois que a performance de Lynch com investimentos atraiu a atenção do público, ele escreveu diversos livros falando sobre sua filosofia de investimentos. Todos são ótimas leituras para investidores que querem ganhar mais conhecimento sobre o investimento em ações.  Mas, o investidor iniciante não precisa ler todos os livros de Lynch para entender seus princípios de investimento. De todo material escrito pelo Lynch, três princípios se destacam em sua filosofia de investimentos:

  • Invista sempre em negócios que você consegue entender
  • Faça sempre sua lição de casa a respeito dos seus investimentos
  • Invista sempre no longo prazo

A grande questão é como colocar estes princípios na prática. Será que esses princípios fazem sentido para o mercado de ações e para o investidor brasileiro? A trajetória de muitos investidores de sucesso brasileiros, que apostam no buy-and-hold, mostra que é possível conseguir realizar bons investimentos seguindo esse princípios, que se resumem em regras práticas e que qualquer pessoa possa aprender:

 1. Invista em negócios que você consegue entender

Uma das coisas que mais orgulhavam Peter Lynch era o fato de que grande parte das ações que geraram sua rentabilidade fora do comum, foram descobertas de maneira muito simples, numa caminhada para uma padaria, ou em conversas com amigos ou com a família. Todos temos a habilidade de fazer uma análise sobre aquilo que vemos na televisão, nos jornais, ou quando estamos ouvido rádio. Mas o que isso tem a ver com investimentos na bolsa? O fato é que, no nosso dia a dia, é possível identificar negócios com potencial para serem um sucesso. Isso faz sentido porque cerca de 2/3 do PIB brasileiro (63% , referente ao ano de 2014. Dados do IBGE) são resultado do consumo das famílias. Isso quer dizer que, uma grande parte do mercado de ações está concentrado em tudo aquilo que gera produtos e serviços que a população consome. Então, produtos e serviços que atraem os consumidores, podem também ser boas oportunidades de investimento.

Principios de investimento de PEter Lynch - investidor entendendo - Seu Guia de Investimentos

 2. Sempre faça a sua lição de casa a respeito de seus investimentos

Depois de observar bem o que está a sua volta, você deu o primeiro passo pra identificar bons negócios para investir. Mas, boas idéias de investimentos precisam sempre de um pouco de estudo e aprofundamento. E é isso que Peter Lynch quis dizer quando afirmava que cada investidor deve fazer a sua “lição de casa”. No princípio que expliquei antes você pode ter ficado com a impressão de que basta identificar um negócio que pareça promissor para que ele seja um bom investimento. Mas, uma das práticas que levou Peter Lynch ao sucesso com seus investimentos era a pesquisa rigorosa que ele fazia sobre a empresa de seu interesse. Em seus livros, ele revela alguns dos valores fundamentais que buscava nas empresas de interesse:

  • Percentual de vendas: se um produto ou serviço que você viu na rua te chamou a atenção, o próximo passo é verificar qual é a importância do mesmo para a empresa que o produz. Se esse produto/serviço tiver uma participação pequena para o total de vendas da empresa, então isso quer dizer que a importância dele para o resultado da empresa será pouco significativo, o que indica que que este pode não ser um bom investimento;
  • Preço/Lucro x crescimento do lucro por ação (ou PEG ratio, em inglês): Essa taxa deve ser avaliada como forma de tentar identificar o quanto de expectativa o mercado está colocando na ação – o que pode influenciar o seu preço. O ideal é procurar empresas com forte crescimento dos lucros, e um múltiplo Preço/Lucro moderado.  Para calcular o índice PEG ratio basta dividir o índice P/L pela taxa de crescimento anual do lucro por ação. Um índice PEG de dois ou mais indica que o crescimento dos lucros já estão refletidos no preço da ação. Em geral, se considera um PEG ratio próximo a 1 como sendo ideal. O melhor é tentar analisar a média do setor e comparar com o PEG ratio da empresa analisada. Um índice PEG alto, em geral, indica uma ação com preço alto.
  • Relação Dívida/Patrimônio abaixo da média do segmento:  a maioria dos investidores que adotam a prática do buy-and-hold sabe como é importante investir em empresas com uma proporção saudável de dívidas. Uma maneira simples de analisar isso é através do múltiplo Dívida/Patrimônio. Cada segmento tem uma valor desejável pra esse indicador, por isso, o investidor deve sempre analisar a média do mercado antes de tirar conclusões sobre o indicador da empresa.
  • Forte geração de caixa

 3. Invista sempre no longo prazo

Principios de investimento de PEter Lynch - investir no longo prazo II - Seu Guia de InvestimentosAlém de fazer a lição de casa, Lynch também sugeria que ações são mais previsíveis ao longo de um período de 10 ou 20 anos, do que um período de 2 ou 3 anos. De acordo com seus princípios, se uma empresa mantém seus fundamentos razoáveis a idéia é manter a ação na carteira. Lynch não apostava em previsões sobre tendências do mercado. Ele elaborou um estudo pra avaliar se apostar em tendências era uma boa maneira de inevstir em ações. De acordo com os resultados, o estudo mostrou que, se um investidor comprasse mil dólares de ações uma vez por ano, por 30 anos, no dia em que as ações estivessem com os maiores preços no ano, ele atingiria um retorno anual de 10,60% (dados referentes ao mercado de ações americano). Se, ao invés de investir dessa forma, ele comprasse mil dólares de ações, uma vez por ano, pelos mesmos 30 anos, mas no dia do ano em que os preços das ações estivesse mais baixos, o retorno anual seria de 11,70%.

O resultado deste estudo aponta o que Lynch afirma: apostar em tendências de curto prazo no bolsa nem sempre gera resultados acima da média. A diferença entre comprar no dia em que as ações estavam mais baratas e no dia em que elas estavam mais caras, num período de 30 anos de investimento, ficou em apenas 1,10% de retorno anual!

As ações “TenBagger”, ou ações “dez vezes mais”

Peter Lynch também criou o termo ações “Tenbagger”, ou “dez vezes mais”. Com esse termo ele se referia às ações que aumentam de valor em 10 vezes durante o período do investimento. Quando Peter  Lynch trabalhava no fundo Magellan, eram essas ações que ele buscava. Muitos administradores de carteira hoje vendem ações na alta e colocam outras ações para substituir seu lugar. Lynch acreditava que essa era uma forma de “podar as flores e aguar as ervas daninhas” de uma carteira de investimentos.

Conclusão: investir com segurança em ações no longo prazo não é complicado!

Apesar de Lynch ter se destacado no mercado de ações americano, muitos de seus princípios podem ser utilizados pelo pequeno investidor brasileiro. É claro que o mercado de ações do Brasil é diferente do mercado americano. É preciso fazer algumas adaptações nas teorias de Lynch. Mas, o mais importante disso tudo é que o pequeno investidor pode fazer bons investimentos na bolsa de valores, com simplicidade, e atingir uma boa rentabilidade. Os princípios de investimento de Peter Lynch são simples, e podem ser adaptados pra ajudar você também a identificar boas ações para investir

Gostou deste artigo sobre os princípios de investimento de Peter Lynch? Deixe um comentário contando a sua experiência sobre o investimento em ações! Quando trocamos conhecimento, aprendemos sempre mais!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a Leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

10 comentários

  1. Misael

    Olá Gisele.
    Mas um artigo de excelente valor para os pequenos investidores como eu.
    Este método de Lynch é muito bom, mas temos que fazer muitas adaptações para o Brasil, pois muitas empresas são novadas na bolsa tem menos de 15 anos, mas mesmo assim estou estudando algumas empresas da Small Caps. Mas está difícil pois a economia está péssima e pelo que estudo e analiso irá piora muito.
    Gostaria de agradece pois tenho hoje TD e Ações de empresas de nome na bolsa.
    Fique com Deus te abençoando a cada dia.

    • Olá Misael!
      Fico feliz que tenha gostado do artigo! Peter Lynch é um dos investidores que utiliza o investimento em longo prazo. O método dele é bom se fizermos algumas adaptações como as que você falou.
      Fico feliz que o site tenha conseguido contribuir pra sua trajetória com investimentos! Espero continuar ajudando sempre que possível!
      Abraços e fique com Deus!

  2. Misael da Silva

    Boa noite Gisele.
    Estou estudando algumas empresas como: Br Malls, Br Propeties, Eternit e a Cemig.
    O que vc poderia fala sobre está empresas?
    Só fala é boa ou não ( sai fora que é problema).
    Poderia fala de outras Small Caps da bolsa se possível.
    Desde já agradeço.

    • Olá Misael! Obrigada pelo seu comentário no site!

      As empresas que citou acho interessantes, a única que eu tenho algumas ressalvas, mas aí é uma questão de opinião mesmo, é a Cemig, por atuar no ramo de energia, que no momento eu não apostaria. Estou preparando alguns artigos onde irei analisar alguns setores da bolsa de valores e em breve publicarei!
      Com relação às Small caps, estou também reunindo informações para publicar artigos falando sobre estas ações para publicar. Tem algumas empresas do índice SMLL que eu estou acompanhando como a TOTS3. Acho que um bom filtro pode ser primeiro escolher o setor que acredite ser promissor, e a partir daí escolher a empresa pra analisar…
      abraços!

  3. Gilmar Oliveira

    Olá Gisele! Nunca fiz nem um tipo de investimento mas tenho muita vontade e pouquíssimos conhecimento, será que vc poderia me ajudar? Des de já agradeço abraço…

    • Olá Gilmar!

      Obrigada por comentar aqui no site! Sim posso ajudar. Acho que o primeiro passo que você deve dar, pra começar a investir é justamente adquirir um pouco de conhecimento. Aqui no site tem inúmeros artigos que poderão te ajudar. Eu recomendo que você comece lendo a minha série de artigos “Conceitos básicos sobre Como Investir”. Lendo esta série você vai entender os princípios mais básicos e essenciais que qualquer pessoa que quer investir precisa saber pra dar os seus primeiros passos. Pra começar a ler esta série de artigos, clica aqui.

      Depois você pode ler diversos outros artigos aqui do site pra te ajudar a decidir por onde começar. Tem o mini-curso do tesouro direto (clica aqui), o mini-curso Como Investir em Ações (clica aqui), e muitos outros artigos.

      Qualquer dúvida me escreve de novo que tento ajudar!

      Abraços!

  4. Alexandre

    Muito bom esse artigo. Sempre gostei dos investimentos pós fixados como LCA, LCI, CDBs, em época de juros altos como o que estamos passando agora os retornos desses investimentos atrelados a alguma taxa da nossa economia como a taxa selic são bem atraentes. Mas esquecemos de uma janela de oportunidade que temos na renda variavél onde muitas ações de empresas devido a crise estão muito baratas.

  5. Luiz Rocha

    Olá Gisele ! Ótimo artigo ! Tenho tentado utilizar o método do Peter lynch porém não estou gostando do resultado, já que meu investimento nas letras do tesouro estão me rendendo melhor nos últimos 3 anos. Poderia falar sobre estas adaptações que deveriam ser feitas no método dele para o mercado brasileiro? Grande abraço! Desde já agradeço.

    • Olá Luiz!

      Pra ter bons resultados realmente precisam ser feitas adaptações no método do Lynch. Na verdade, aqui no mercado brasileiro, você precisa conseguir aproveitar os momentos de oscilação dos preços, até mesmo pra fazer alguns swing trades e aproveitar os movimentos do mercado em seu favor. É isso que eu faço. Estou preparando alguns artigos falando sobre como combinar várias visões de investimentos, para alcançar melhores resultados,e em breve publicarei!
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend