Aprenda como administrar seu dinheiro e investir

Aprenda como administrar seu dinheiro e investir - Seu Guia de Investimentos

No artigo de hoje vou dar algumas dicas de como você pode administrar seu dinheiro pra poder investir bem!

Mas antes das dicas, baixe o meu e-book “SUPER Técnica de Investimentos”, clicando aqui.

Aprenda como administrar seu dinheiro: cuidando de suas finanças pessoais

O primeiro passo que qualquer pessoa que quer aprender a administrar o seu dinheiro precisa dar é cuidar das suas finanças pessoais. E isso é resultado de coisas simples, mas que muita gente ignora. O primeiro e mais importante ponto a se fazer é ter um orçamento pessoal dinâmico que te ajude a controlar seus gastos.

Você pode utilizar programas, cadernos ou planilhas. Se você quiser utilizar uma planilha, eu disponibilizo uma para download gratuito aqui no site, no artigo onde falo sobre orçamento. Leia o artigo aqui e baixe a planilha. É importante também que você aprenda a poupar. Eu tenho um artigo onde dou dicas de como poupar dinheiro e você pode ler ele neste link.

Depois que você estiver no controle das suas finanças pessoais, o passo seguinte é adquirir conhecimento pra começar a aprender a investir o seu dinheiro!

Aprenda como administrar seu dinheiro: aprender a investir é uma necessidade

Todo mundo que quer aprender como administrar seu dinheiro precisa adquirir conhecimento sobre como investir ele. Mas por quê aprender a investir? Porque a conjuntura do mundo nos dias atuais está muito mais dinâmica do que há algumas décadas, e a tendência é que essa conjuntura fique cada vez mais dinâmica. A economia do nosso país é influenciada pelas economias de outros países. Lembra dos anos de 2000 até 2008 – o ano da crise financeira mundial? Nesse período a economia Brasileira cresceu, os juros básicos da economia caíram (veja neste meu artigo um gráfico que mostra a queda dos juros no período), os empregos aumentaram e o vento soprou a favor do nosso país.

Grande parte disso foi devido ao “boom das commodities“, ou seja, o grande volume de commoditties que foram exportadas pelo Brasil para outros países (em especial para a China). Veja abaixo uma série de gráficos que mostra a cotação das commodities de 2000 até 2014. Entre 2012 e 2014 o Brasil viveu queda no preço das principais commodities que exporta (o que contribuiu pra diminuir o seu crescimento também):

 Aprenda como administrar seu dinheiro - o boom das commodities - Seu Guia de Investimentos

Mas o que isso tudo tem a ver com aprender a administrar seu dinheiro? A economia mundial afeta a nossa vida em todos os sentidos. Quando nosso país enfrenta o cenário oposto ao do boom (que é o que estamos vivendo agora, já que o ciclo de boom das commodities se encerrou), toda a população sente os impactos. Há menor entrada de dinheiro (em forma de dólares) no Brasil, o que impacta o câmbio, a inflação, a taxa de emprego e a renda.

Essa é só uma análise bem resumida. Pra entender o cenário econômico pra valer, seriam precisos vários artigos e o texto ficaria muito extenso e complexo. O objetivo de mostrar esses índices de commodities é exemplificar como a economia mundial, de alguma forma, afeta o seu bolso. E é por esse motivo que é importante adquirir conhecimento sobre como investir, pra poder administrar seu dinheiro e escolher as melhores formas de proteger ele contra as desvalorizações que podem acontecer em períodos como o que estamos vivendo agora.

Aprenda como administrar seu dinheiro: como proteger seu patrimônio

Se você quer aprender a administrar seu dinheiro, conhecimentos sobre como investir serão as ferramentas que irão te ajudar a proteger seu patrimônio das crises econômicas como a que o Brasil está enfrentando no momento. Uma das primeiras coisas que quem quer proteger seu patrimônio e aprender a administrar seu dinheiro precisa fazer é entender quais são os impactos que a inflação tem no seu bolso. Você pode fazer isso lendo este meu artigo.

Depois, é preciso entender qual é a importância que a taxa básica de juros (a Taxa Selic) tem para você, e você pode fazer isso lendo este outro artigo.

Depois você precisa entender alguns conceitos básicos sobre como investir, que você pode fazer lendo esta minha série de artigos. Aprenda também as diferenças que existem entre investimentos pré-fixados, pós-fixados e indexados lendo este artigo.

E não esqueça de baixar o meu ebook Guia Definitivo – Investimentos para Iniciantes, para que você possa conhecer como funcionam os principais investimentos do mercado financeiro brasileiro. Ele é gratuito e você pode baixa-lo neste link.

Adquirindo esse conhecimento você conseguirá aprender a administrar seu dinheiro com muito mais segurança.

Aprenda como administrar seu dinheiro: considerações finais

Aprender a administrar o seu próprio dinheiro não é algo difícil de fazer, porém requer um pouco de dedicação e tempo. Muita gente fica perdida quando inicia esse aprendizado, sem saber como dar os primeiros passos. Na situação em que vivemos atualmente, saber administrar seu próprio dinheiro é uma necessidade, por isso acesse os artigos do site e fique por dentro de diversas dicas que irão te ajudar a fazer isso!

Gostou deste artigo sobre como aprender a administrar seu dinheiro? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a Leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

3 comentários

  1. Amanda

    Olá

    Adorei site.

    Beijos!

  2. Cristina

    Oi

    Gostei muito do seu post no seu site.

    Abraços!

    • Ola Cristina,

      fico feliz que tenha gostado deste post sobre como administrar dinheiro e aprender a investir. 🙂

      abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend