Como fazer seu dinheiro render na crise

Como fazer meu dinheiro render na crise - protegendo seu patrimonio - Seu Guia de Investimentos

No artigo de hoje vou mostrar como você pode fazer seu dinheiro render na crise!

Mas antes, baixe o meu e-book “SUPER Técnica de Investimentos”, clicando aqui.

Como fazer seu dinheiro render: o que é uma crise econômica?

Quando o país enfrenta baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) aliado à alta da inflação e dos juros, pode se dizer que a situação não é das melhores. Esse é o cenário que os economistas chamam de “estagflação”. Quando um país enfrenta esse cenário, em geral há um alto volume de gastos do Governo que não se traduzem em produtividade para as empresas – que geram empregos e são a força-motriz da economia. O Governo aumenta o volume de moeda em circulação no mercado (ou base monetária) com a finalidade de financiar seus gastos, esse aumento de moeda provoca aumento na inflação. Outro acontecimento que também caracteriza a crise é o aumento de impostos com finalidade de financiar gastos do Governo.

Então, quando o país enfrenta uma crise como essa, como fazer o seu dinheiro render e proteger seu patrimônio?

Como fazer seu dinheiro render: o que fazer em cenários de crise

O primeiro passo pra aprender como fazer seu dinheiro render na crise é entender que a pior inimiga do seu patrimônio chama-se inflação. Você pode aprender mais sobre a inflação lendo este artigo. O que você precisa fazer é proteger seu patrimônio da inflação. Nada de recorrer à caderneta de poupança, pois o rendimento dela tem sido inferior ao da inflação (veja mais detalhes sobre isso baixando o meu guia).

O que fazer então pra proteger seu patrimônio da inflação e fazer seu dinheiro render? É preciso buscar investimentos que rendam um percentual superior à taxa anual inflação, e tenham poucos custos de transação (aprenda mais sobre custos de transação lendo este artigo). O ideal é que você comece a aprender a investir, pra que você consiga escolher os investimentos mais adequados pro seu perfil de investidor, e se planejar no longo prazo. Assim você pode evitar perdas, aumentar seus rendimentos, planejar a sua aposentadoria, e atingir os seus objetivos financeiros de longo prazo.

Como fazer seu dinheiro render: algumas sugestões de investimento

Se você quer fazer seu dinheiro render, você deve procurar os investimentos que trazem melhor retorno no cenário atual. Quando os juros estão em alta, investimentos indexados ou pós-fixados, como as LCIs, LCAs, CDBs (veja mais sobre esses títulos no meu Guia) e alguns títulos do Tesouro Direto como NTN-B (Tesouro IPCA com cupons) e NTN-B Principal (Tesouro IPCA), e LFTs (Tesouro Selic) podem ser boas alternativas de investimento. As LCIs, LCAs e CDBs pagam em geral um percentual sobre a Taxa CDI. Já as NTN-Bs (Tesouro IPCA com cupons) pagam 6% acima do IPCA. As LFTs (Tesouro Selic) pagam a variação da Taxa Selic durante o período do investimento. Você pode ver mais dicas de investimento lendo este meu artigo.

Como fazer seu dinheiro render: aprender a investir é o melhor caminho

Os investimentos que citei anteriormente são investimentos da renda fixa, cujo rendimento depende de algum índice econômico. Por isso é muito importante entender um pouco de economia pra poder escolher os investimentos mais adequados pro seu perfil.

Como fazer meu dinheiro render - Como fazer seu dinheiro render na crise aprender a investir II - Seu Guia de InvestimentosMuita gente tem dificuldade de entender o que se passa na economia do nosso país porque as explicações que vemos por aí são cheias de termos técnicos. Mas não se preocupe pois irei publicar diversos artigos para ajudar os leitores do site a entenderem de forma simples como funciona a economia. Para aprender a investir e entender como fazer seu dinheiro render, você pode dar os primeiros passos desse aprendizado lendo todos os artigos da minha série “Conceitos Básicos sobre Como investir“.

Depois que você tiver aprendido os conceitos essenciais pra começar a investir, você pode se informar a respeito de como os investimentos funcionam. Baixe meu ebook sobre como investir em ações pra aprender mais sobre como funciona o investimento em ações.

Como fazer seu dinheiro render: considerações finais

Aprender como fazer o seu dinheiro render na crise pode ser um desafio, principalmente se for um iniciante no tema. Se você ainda não possui conhecimento suficiente sobre como investir, e sobre como a economia do nosso país afeta o seu bolso, procure estudar. Leia livros, revistas e jornais. Faça cursos. Leia sites com bom conteúdo sobre o tema. Estude, ainda que pareça difícil no começo. Lembre-se que ninguém nasce sabendo sobre nenhum assunto, e que o conhecimento vai sendo adquirido aos poucos, com o tempo. Por isso persevere e não se decepcione se demorar pra que as coisas comecem a fazer sentido, pois isso é natural. Caminhe no seu ritmo, que certamente você conseguirá aprender como fazer o seu dinheiro render!

Gostou deste artigo sobre como fazer o seu dinheiro render na crise? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a Leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

2 comentários

  1. Bruna

    Excelente artigo, Gisele!

    Me esclareceu muitas duvidas!

    • Olá Bruna, obrigada pelo seu comentário aqui no site!

      Fico feliz que gostou deste artigo sobre como fazer o dinheiro render na crise. Espero ajudar a esclarecer as dúvidas de muitos leitores assim como você!
      Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend