Home / Dicas para iniciantes / Como economizar dinheiro: 6 passos para o orçamento pessoal

Como economizar dinheiro: 6 passos para o orçamento pessoal

Como economizar dinheiro I - Seu Guia de Investimentos

Neste artigo vou dar dicas rápidas e fáceis pra você economizar mais dinheiro e começar a fazer o seu orçamento pessoal. O orçamento pessoal é a base da vida financeira saudável.

Tão importante quanto economizar dinheiro é saber investir. Aqui você pode ler vários artigos pra aprender a investir, como meus artigos sobre Tesouro Direto (clique aqui), ou ler meu ebook sobre investimento em ações clicando aqui

Agora vamos ver como economizar dinheiro e montar um orçamento pessoal em 6 simples passos! Veja abaixo:

Primeiro passo: onde está indo o seu dinheiro

O primeiro passo para economizar dinheiro é saber para onde ele está indo. Procure anotar todos os seus gastos em uma planilha, ou em um caderno (Ok, eu sei que é chato ter que ficar lembrando de tudo, mas te garanto que é um passo muito importante).

O lugar onde você anota não é importante. O importante é  manter um registro de tudo que você gasta. Lembre que você tem despesas que acontecem sempre nos mesmos meses, todos os anos, como o IPVA, o IPTU, matrículas escolares dos filhos, ou de sua faculdade. Se planeje pra elas. Guarde dinheiro e procure pagar sempre que possível antecipadamente.

Segundo passo: saber quais são os gastos necessários e os dispensáveis

Como economizar dinheiro - gastos desnecessários I - Seu Guia de InvestimentosO segundo passo para economizar dinheiro e montar um orçamento pessoal é saber quais gastos são essenciais e quais não são. Foque em quitar dívidas porque elas trazem junto com elas custos com os juros cobrados.

Depois de quitar as suas dívidas você precisa se comprometer com o pagamento das despesas mais importantes da sua vida como: aluguel, luz, água, faculdade, e afins. Economizar dinheiro não é fácil. As vezes é preciso deixar viagens, cinema, almoços fora pra depois. Eles devem ser feitos sempre com base no dinheiro que sobra.

O terceiro passo: ficar atento aos gastos que você não vê!

Esse é um passo que considero dos mais críticos, pois muitas vezes acabamos gastando dinheiro sem perceber, porque com a inflação, os preços aumentam e junto desse aumento, muitos comerciantes aproveitam pra aumentar seu lucro também. Você pode ver que muitos produtos e serviços reajustam seus preços acima da inflação.

Quando queremos economizar dinheiro, precisamos ficar atentos a estes aumentos. Os Bancos também são profissionais em aumentar tarifas sem que seus clientes percebam. Sempre verifico meu extrato no Banco e de tempos em tempos vejo o reajuste em uma ou outra tarifa. Você pode aderir a uma conta digital, ou uma conta com serviços bancários essenciais, que pagam tarifa zero, vale a pena.

O quarto passo pro orçamento pessoal é ter disciplina! 

Para conseguir economizar dinheiro vai ser preciso disciplina. Muitos gastos podem parecer insignificantes, mas quando estamos precisando economizar, todo e qualquer gasto é importante. As vezes é aquele cigarrinho a mais, ou aquele cafezinho diário na padaria. Experimente soma-los no final da semana, você vai ver como podem ter sido altos. Pra economizar fique atento aos seus hábitos.

Verifique também os extratos de compras no cartão de débito. As vezes podem ocorrer débitos duplicados. Se você quiser uma força extra leia estas dicas de como poupar seu dinheiro.

O quinto passo pro orçamento pessoal é separar parte da sua renda para criar uma “reserva”

Um dos mais importantes passos para quem quer economizar dinheiro é separar parte da renda para montar uma “reserva de emergência”, que vem antes das viagens, cinema e outros gastos do tipo. Você pode utilizar esta reserva pra comprar uma casa, fazer uma viagem internacional, ou planejar a sua aposentadoria, mas o ideal é criar uma reserva de emergência antes de tudo isso.

Especialistas recomendam que você guarde 30% da renda mensal para poupar, investir, montar sua reserva de emergência ou para seus projetos de longo prazo. Mesmo que no começo você não consiga juntar 30% do seu salário, comece com pouco, mas poupe. É muito importante que você faça isso! Eu sei que se você se planejar, vai conseguir. 🙂

O último passo para o orçamento pessoal é aprender a investir

Como economizar dinheiro - investir - Seu Guia de InvestimentosA última dica para quem quer economizar dinheiro e montar um orçamento pessoal é aprender a investir. Saber investir pode te ajudar a ganhar dinheiro e a evitar sua perda. Quando você aprende a investir, além de fazer escolhas mais conscientes você também fica muito mais atento ao quanto está conseguindo economizar do seu dinheiro.

Não pense que é impossível aprender a investir, pois não é. Demanda no começo um pouco de estudo e atenção, mas você aprende. E também não tenha medo ou vergonha de começar a investir com pouco dinheiro. Dê o primeiro passo e verá como tudo irá ficar melhor.

Aqui no site mesmo, tem diversos artigos sobre como começar a investir e aprender a faze-lo. Comece lendo o primeiro artigo da serie: “O que é investir”.

E se você precisa de uma ajuda extra para controlar seus gastos, eu montei um planilha de controle de orçamento anual que pode te ajudar. Ela disponível para baixar no link, clicando no ícone abaixo:

Excel I - Seu Guia de Investimentos

Gostou deste artigo sobre como economizar dinheiro? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura:

 

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

8 comentários

  1. Rafael K.

    Ola Gisele, gostei deste artigo e da sua planilha! ela é bem funcional vou usar bastante. Voce recomenda eu colocar o orçamento de varios anos no mesmo arquivo ou é melhor em arquivos diferentes?

    • Gisele

      Olá Rafael, fico feliz que gostou do artigo.
      Eu faço o acompanhamento de diversos anos no mesmo arquivo pra comparar a evolução dos custos ano a ano.
      Se você quiser fazer isso utilizando meu modelo é só copiar a aba com o ano atual e renomeá-la com outro nome.
      Eu recomendaria também montar um consolidado dos gastos anuais para acompanhamento.
      Abraços!

  2. Ramiro

    Ótimo artigo!

    • Gisele

      Obrigada Ramiro!

      Continue acompanhadno o site! Abraços!

  3. Silvia

    Olá Gisele, parabéns pelo seu trabalho de divulgação da educação financeira. Seus artigos são interessantes, fáceis de entender e muito atuais. Gostaria de um artigo mais especifico que ensinasse algumas dicas para lidar com as dívidas com bancos, financeiras e cartão de crédito e, então, com o orçamento liberado, poder começar a investir. Obrigada. Abraços.

    • Olá Silvia, obrigada pelo seu comentário!

      Estou preparando um artigo para responder ás suas dúvidas, e em breve divulgarei!

      Fique a vontade pra participar enviando suas dúvidas, comentários e sugestões :-)!

      Abraços!

  4. Renata S. Santos

    Esse site já está nos meus favoritos. Eu simplesmente estou amando cada artigo e já indiquei para amigos.
    É ótimo porque nos esclarece muito e dentro de cada artigo já nos leva para sanar uma outra duvida dentro daquele determinado assunto.
    Já estou a muito tempo tentando me organizar financeiramente e aqui puder perceber que já estou no caminho certo.

    Muito obrigada por disponibilizar materiais tão uteis e de forma gratuita!!
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *