Como ter uma segunda fonte de renda em 4 passos

 Como ter uma segunda fonte de renda - Seu Guia de INvestimentosNo artigo de hoje vou mostrar como você pode montar uma segunda fonte de renda com seus investimentos, em 4 passos rápidos e práticos!

Mas antes, baixe o meu e-book “SUPER Técnica de Investimentos”, clicando aqui.

Primeiro passo: Planejamento pessoal

A primeira coisa que você precisa fazer para ter uma segunda fonte de renda é: se planejar. O planejamento pessoal é o tipo de atividade que abrange diversas coisas como:

e etc, etc, etc.

 Se você não tem nenhuma reserva de dinheiro, comece a poupar ainda hoje. Essa reserva é o primeiro passo que você precisa dar para poder ter uma segunda fonte de renda.

Segundo passo: aprenda a investir

O segundo passo que você deve dar pra ter uma segunda fonte de renda é aprender a investir o dinheiro que você poupa de forma rentável e consciente, e para isso diversos artigos aqui no site podem ajudar você. Se você não sabe como investir e não possui conhecimentos sobre investimentos, comece lendo meu artigo “O que é investir“. Se você quer saber mais sobre como investir em ações, leia minha mini-série “Como Investir em Ações”. Baixe meu ebok Busque conhecimento e aprenda a investir. Invista na sua educação financeira, e principalmente, aprenda a administrar o seu dinheiro por si próprio.

Terceiro passo: busque crescer em sua profissão 

Para ter uma segunda fonte de renda, é imprescindível crescer na sua profissão! Pense na sua carreira profissional como o caminho que vai te conduzir ao seu objetivo de ter uma segunda fonte renda. Busque ser o melhor profissional da sua área. Estude, aprenda sempre coisas novas, e se dedique! Quanto mais preparo você tiver, maior a possibilidade de ser promovido, ou de assumir mais responsabilidades. E quando somos promovidos, ganhamos mais. O salário é proporcional à responsabilidade que você assume. Por isso, se você quer ganhar mais, se prepare para resolver mais problemas, tomar conta de mais pessoas, e assumir mais responsabilidades.  

Se você quer uma boa dica de como crescer no seu campo profissional, eu recomendo que leia um livro chamado “As Regras do Trabalho”, do Richard Templar. Esse livro fala de coisas simples e básicas, que talvez você já saiba. Mas ele dá dicas importantes que muitas vezes passam desapercebidas, sobre como manter uma conduta que ajuda qualquer pessoa que queira crescer na profissão (seja ela qual for), a atingir seu objetivo. Muitas das dicas falam sobre a postura de um bom profissional; outras falam do tipo de dedicação que você deve ter. Esse foi um dos melhores livros que já li e que me ajudou muito a ter uma visão mais abrangente no meu trabalho profissional.

Quarto passo: mantenha o capital que deu origem a sua segunda fonte de renda

Como ter uma segunda fonte de renda - pequeno negócio - Seu Guia de INvestimentosDepois de ler tudo isso você deve estar pensando: “Mas Gisele, até agora você só falou de se planejar, juntar dinheiro e investir. Cadê a receita do bolo pra segunda fonte de renda?”

Pra responder essa pergunta quer colocar uma reflexão, que é a seguinte: investir é muito parecido com ter um negocio próprio, só que o risco é muito menor. Se você já se planejou, juntou a dinheiro e investiu,  você irá receber os rendimentos aos poucos. Esses rendimentos seriam mais ou menos como o lucro de quem tem um negócio próprio.

Depois de receber os rendimentos, você deve reaplicar eles buscando aumentar ainda mais o seu patrimônio. Esse tipo de esforço deve ser contínuo, da mesma forma que ocorre quando se tem um negócio próprio. Acumular patrimônio é algo que leva tempo, acontece aos poucos, e precisa ser feito com esforço e dedicação.

Quanto maior o patrimônio que você acumular, mais condições você terá de ter uma segunda fonte de renda através de investimentos. Por isso, foque em acumular patrimônio com seus investimentos. Depois de ter acumulado patrimônio suficiente pra gerar uma boa renda, a idéia é investir o seu dinheiro em aplicações que vão gerar rentabilidade mensal suficiente pra que você possa tirar uma parte desse rendimento e usar no seu dia-a-dia, mas sem “gastar”, ou seja, “consumir” o patrimônio que você acumulou.

A idéia é gastar apenas uma parte dos rendimentos. O ideal é não precisar mexer no dinheiro acumulado. Lembre-se também que, o mais indicado é tirar apenas uma parte dos rendimentos, uma vez que com a inflação que temos no país, é preciso ir repondo a cada ano as perdas provocadas por ela no seu patrimônio.

Se a sua idéia não é ter uma segunda renda, mas ficar rico investindo, eu escrevi um artigo que pode ser útil. Veja neste link.

Esse é um assunto que interessa a muitas pessoas. Muitos buscam métodos e formulas para ter mais poder aquisitivo, e ter uma segunda fonte de renda investindo é uma necessidade hoje para a maioria das pessoas.

Eu gosto muito da participação dos leitores, deixe um comentário contando a sua experiência com investimentos ou dúvidas.

Se você gostou, compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura:

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

4 comentários

  1. Gisele

    Oi, chara, Gisele!

    Muito bom o artigo.

    Adorei seu e-book. Você não tem ideia de como está me ajudando, gostaria de encontrar mais pessoas como você. Parabéns e sucesso sempre!

    • Olá Gisele!

      Agradeço seu comentário! Fico feliz que o ebook Guia Definitivo – Investimentos para Iniciantes esteja ajudando você em sua trajetória com seus investimentos!

      Abraços!

  2. Misael

    Boa noite.
    Gostaria de agradecer mais uma aula de comportamento para o nosso futuro.
    Fazer o nosso orçamento de casa e nada de gasta com coisas que não irá usa e quando usa poucas vezes, acho o segunda regra um pouco mais difícil pois aonde investir e como investir e valor do investimento.( parece fácil mais não é). A terceira regra é trabalhar e crescer profissionalmente na sua área especifica, pois irá ganha mais e pouca mais esta é uma regra fácil de seguir. a quarta é a reaplicação dos rendimentos.
    Estou lendo um livro chamado ” O homem mais rico da Babilônia”. Para aqueles que esta pensando em investir.

    • Olá Misael! Agradeço muito seu comentário e sua participação no site!

      Que bom que gostou do artigo! Fica a dica do livro “O homem mais rico da babilônia” para os leitores do site! Se você puder, deixe mais comentários sobre sua leitura aqui no site para dividir suas impressões com outros leitores!
      ABraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend