Home / Dicas para iniciantes / 5 dicas de investimentos para iniciantes

5 dicas de investimentos para iniciantes

4 dicas de investimentos para iniciantes - ideias e dicas 3 - Seu Guia de Investimentos

Se você quer aprender a investir, dá uma olhada nestas dicas de investimento que eu separei para investidores iniciantes. Garanto que já vi até alguns investidores com alguns anos de experiência que não sabiam algumas das coisas que eu falo neste artigo.

Mas antes de continuar, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Primeira dica de investimento é que todo investimento tem custos

A primeira dica de investimento para quem está começando é saber que todo investimento tem custo. Nem todo mundo está familiarizado com a ideia de que precisa pagar alguma coisa pra investir seu dinheiro. Mas é essa a realidade.

As instituições que oferecem os investimentos, como corretoras e Bancos, cobram tarifas pra administrar seu dinheiro. Exemplos: taxa de performance, taxa de administração, taxa de custódia, taxa de liquidação, emolumentos e etc. Você também gasta pra movimentar seu dinheiro com as tarifas dos serviços prestados pelos Bancos (com TEDs, DOCs) e com os impostos.

Tudo isso faz parte dos custos de transação que qualquer investimento tem. Quanto mais você movimentar seu dinheiro, maiores são seus custos de transação. Antes de investir, procure investigar todas as taxas que poderão ser cobradas de você ao colocar o dinheiro num investimento.

Investimentos pagam impostos

A segunda dica de investimento para quem está começando é saber que investimentos podem pagar diferentes tipos de impostos. A grande maioria paga Imposto de Renda, com algumas exceções (poupança, LCIs). Há investimentos que também pagam IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).  Nestes casos o IOF  é cobrado sempre que as transações ocorrem em prazos inferiores a 30 dias. É importante ficar atento a estes impostos.

De novo, esses impostos fazem parte dos custos de transação que todos os investimentos têm. Estes custos podem reduzir a rentabilidade dos seus investimentos e por esse motivo você precisa incluir eles na conta quando estiver calculando a rentabilidade real do seu investimento.

Depois que você tiver escolhido onde quer investir, acompanhe-o

quatro dicas de investimentos para iniciantes - acompanhe os investimentos - Seu Guia de InvestimentosA terceira dica de investimento pra quem está começando é que é muito importante acompanhar a performance do seu investimento. Muitas pessoas deixam o acompanhamento de lado porque acreditam que ele não é importante. Mas o acompanhamento é a principal coisa a se fazer depois que você investiu seu dinheiro.

É através dele que você pode evitar prejuízos ou identificar oportunidades de ganhos maiores. Mas pra fazer um bom acompanhamento você precisa saber o que influencia a rentabilidade do seu investimento. Um bom acompanhamento não é algo difícil de fazer, mas demanda um pouco de tempo e disciplina.

Investir demanda conhecimento, por isso procure estudar

A quarta dica de investimento pra quem está começando é saber que, pra investir, é preciso estar sempre estudando. Como eu já disse em outros artigos aqui do site, os investimentos geralmente são cheios de detalhes. Você precisa conhecer as taxas, impostos, acompanhar seu desempenho e saber tudo que pode afetar sua rentabilidade. Em muitos casos você precisa ficar por dentro da economia, da inflação, a Taxa Selic ou a Taxa CDI. Acompanhar investimentos e entendê-los não é difícil de se fazer mas é preciso um pouco de estudo pra entender como tudo isso funciona.

Dica nº5: Se você quer investir em ações, adote uma estratégia

Essa dica de investimento é para quem quer começar a investir em ações ou já está investindo sem grandes resultados.  Para ter bons resultados investindo em ações é preciso ter uma estratégia bem definida. Há investidores que preferem apostar na especulação. Aprenda tudo sobre como funciona a especulação e a análise técnica lendo este artigo. Outros investidores preferem o “Investimento em Valor”.  Pra saber mais sobre o investimento em valor, leia este artigo.

Se você tem interesse em ganhar dinheiro com ações, procure se informar a respeito destas duas estratégias. Baixe o meu ebook! Estude, leia bastante. Procure ter o domínio da estratégia que mais te atrair, que com certeza, você será um grande investidor!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


&nbsp
 Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

8 comentários

  1. Gomes

    Gisele, estou adorando o seu site!

    Sempre escutei um tio falar que ele acompanha os investimentos de perto, mas vi recentemente em site falando que não é necessário. Como é isso?

    Estou estudando e tenho pequenos investimentos, nada grande, mas estou aprendendo e nunca achei esse tipo de investimento. No seu guia, que por sinal é excelente, parabéns, você menciona o Tesouro Nacional, mesmo ele é necessário acompanhar né?

    Obrigado pelo espaço!

    • Gisele

      Ola Gomes,

      Na verdade, se você pensa em ganhar dinheiro investindo, vai precisar acompanhar sim. Essa história de que não precisa acompanhar investimentos é um o famoso “ouro de tolo” utilizado por muitas pessoas para iludir quem ainda não tem conhecimento a respeito e vender alguma coisa.
      Fico feliz que gostou do Guia de Investimentos!
      Continue acompanhando o site,
      Grande abraço!

  2. Misael da Silva

    Boa noite.
    Com seu guia de investimento é um material muito bom e bem explicativo de cada assunto, tenho TD um investimento não é muito mas sou iniciante este área e quero sai da poupança. depois que pesquisei e li e reli o seu artigo estou desposto arrisca pois sou nunca pensei ou alguém falou para mim. mas depois que descobri que a poupança e negação de lucro para o futuro.
    Desde já agradeço pelo artigo.

    • Olá Misael! Obrigada pelo comentário!
      Que bom que você investiu no Tesouro Direto, você vai aproveitar o atual momento de alta na taxa Selic, que é a maior desde 2009. E quanto à poupança, você está certo, no momento atual não é um investimento vantajoso, há muitas alternativas mais interessantes disponíveis.
      Estou preparando mais artigos sobre o Tesouro Direto e em breve publicarei. Continue acompanhando o site, publicarei mais alguns artigos que poderão te ajudar em seus investimentos.
      Um abraço e boa sorte!

  3. João Pedro

    Bom dia, Gisele

    Eu ainda estou iniciando, apenas estudando por enquanto, nunca investi em nenhum desses conceitos e também não tenho uma corretora. Entretanto, após leituras de vários artigos deste site, acho que me encaixo mais no investimento em ações para faturar a longo prazo. Porém, ainda há várias dúvidas que me deixam com receio de investir, e uma delas é:
    Qual é o montante, em reais, que eu preciso ter para iniciar um investimento no mercado fracionário que seja ideal?
    Gostaria que você me desse essa dica.
    Desde já agradeço.

    • Olá João Pedro obrigada pelo comentário no site!

      Olha, com relação ao investimento em ações, isso vai depender muito do tipo de estratégia que você vai adotar pra investir. Se você for investir no longo prazo, pensando em aposentadoria (que é o que eu faço) você até pode destinar uma parte da sua renda mensal pra investir em ações. Conheço muitos investidores que fazem isso, dedicam entre 10% e 30% do salário todo mês pra investir em ações de valor. Como esse tipo de investimento tem prazo bem longo (por ex: 30 anos), se você escolher bem as ações da sua carteira, provavelmente você não irá sofrer nas quedas da bolsa, que são movimentos naturais que fazem parte do jogo. Com o tempo ações que tem valor intrinseco acabam se recuperam. Mas pra fazer esse tipo de investimento é preciso entender bem as empresas, e saber analisar bem os números pra escolher ações em que você acredita no longo prazo.

      Porém se você pensa em investir pra apostar em preço (ficar especulando com as ações) eu recomendaria que você somente investisse aquele dinheiro que você não vai precisar nem hoje, nem amanhã, e nem em breve. Especular com ações é algo que envolve muito risco, e não é em todas operações que o operador vai ganhar, sempre tem uma ou outra que o resultado não é positivo e isso faz parte do jogo.

      Espero ter te ajudado, abraços!

  4. Alex

    Gisele, boa tarde.

    Fui demitido recentemente de uma empresa onde trabalhei por 10 anos e, estou querendo investir parte desse dinheiro, porém estou começando agora e tenho muito que aprender sobre investimentos ainda.

    Uma coisa eu tenho certeza, a grande maioria das matérias que leio sobre o assunto me levam a crer que devo correr dos grandes bancos.

    Gostaria de saber se poderia me dar algumas dicas para investimentos conservadores, para resgates a médio e longo prazo e quais instituições devo procurar para fazer essa administração.

    • Olá Alex,
      Olha, tem muita coisa que você pode fazer. Eu acredito que o ideal é começar pelos investimentos de renda fixa, pra que você possa ir se acostumando com a lógica dos investimentos: fundos, LCIs, CDBS, TD, etc. Depois que você tiver se acostumado e aprendido, você pode partir para os investimentos de renda variável. Tem diversos artigos aqui no site que podem te ajudar, como meus artigos sobre como investir em ações, Tesouro Direto, e etc. Dá uma lida nos meus artigos, e qualquer dúvida vá postando comentários por aqui!
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *