Home / Dicas para iniciantes / O que é a taxa CDI e sua importância

O que é a taxa CDI e sua importância

A Taxa CDI ou DI e sua Importancia para seus investimentos - taxa - Seu Guia de Investimentos

Neste artigo irei falar sobre o que é a Taxa CDI e sua importância para quem investe. Ela é importante pois serve como uma referência para o preço do dinheiro na economia, e é utilizada como benchmark em muitos investimentos.

Antes de continuar quero deixar uma dica: se você quiser aprender mais sobre o investimento em ações, eu criei um e-book que pode te ajudar. Você pode baixar o “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações” clicando aqui.

Taxa DI ou CDI: da onde surgiu essa taxa?

CDI significa “Certificado de Depósito Interbancário”. Os Certificados de Depósito Interbancário são títulos parecidos com os CDBs, negociados entre os Bancos. Quando um Banco tem necessidade de tomar dinheiro emprestado de um outro Banco, ele pode emitir um CDI e captar este dinheiro no Mercado Interbancário.

Assim como as pessoas, os Bancos emprestam dinheiro uns para os outros. Ao receber estes recursos, o Banco geralmente os utiliza oferecendo empréstimos e financiamentos a outros de seus clientes, o que é medido por um índice chamado “Índice de Basiléia”, que mede a proporção de dinheiro que o Banco possui em relação aos empréstimos que oferece (ex: se um Banco tem um Índice de Basiléia de 30%, isso quer dizer que de cada R$ 100 que o Banco empresta, ele tem R$ 30 em dinheiro).

Muitas vezes, para poder garantir que seus clientes possam sacar o dinheiro que depositaram, os Bancos recorrem a estes empréstimos com outros Bancos, que são remunerados pela Taxa CDI ou Taxa DI.

Taxa DI ou CDI: como é calculada

A Taxa CDI então é uma média dos juros praticados pelos Certificados de Depósitos Interbancários realizados entre os Bancos. Esta taxa na realidade chama-se apenas Taxa DI (Taxa dos depósitos Interbancários), mas muitas pessoas também a conhecem por Taxa CDI, ambas se referem a uma mesma taxa. Assim como a Taxa Selic, que é utilizada para medir os juros dos títulos públicos, e é calculada como uma média obtida pelo sistema Selic; a Taxa CDI é calculada através do sistema Cetip.

Cetip é o nome da Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos privados. É um sistema onde são registrados, custodiados e liquidados todos os Títulos privados negociados entre os Bancos. A média dos juros praticados dentro deste sistema é equivalente a Taxa DI, ou Taxa CDI.

Veja abaixo a explicação do Professor da FGV Samy Dana sobre o que é a Taxa CDI. Clique na imagem abaixo para abrir o vídeo.

A Taxa CDI ou DI e sua Importancia para seus investimentos - Video Samy Dana - Seu Guia de Investimentos

A importância da Taxa DI ou CDI para seus investimentos

A Taxa CDI mostra o custo do dinheiro no mercado financeiro. Assim como a Taxa Selic, a Taxa CDI é o termômetro de preço do dinheiro, porém a base são os títulos privados negociados no mercado interbancário. A Taxa Selic mede o preço do dinheiro na negociação de títulos públicos.

A Taxa CDI é muito utilizada para definir o rendimento de CDBs e RDBs, pois é com base nesta taxa que Bancos conseguem captar dinheiro. Você pode utilizar a Taxa CDI como um “benchmark” pros seus investimentos. “Benchmark” é uma referência pra saber se algum investimento é bom ou não. Pra saber mais sobre benchmarks e como utilizá-los, leia este artigo.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


&nbsp
Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

18 comentários

  1. Gosto do site.
    Como pequena investidora, preciso saber sempre mais, para perder sempre menos.
    Um abraço.

    • Gisele

      Olá Beth! Obrigada pelo comentário!
      Seja bem vinda e espero que o conteúdo do site seja útil!
      Um grande abraço!

  2. Misael da Silva

    Boa noite.
    Gisele.
    Gostaria de agradece mais uma vez pela dedicação e empenho de escrever estes artigos com palavras fáceis de compreensão.
    Só tenho uma dúvida a taxa Selic tem alguma coisa relacionada com a taxa do CDI?
    por ex. Se a tx Selic subi a tx CDI tb sobe ou inversamente. Se a tx Selic cai a tx CDI.
    Desde já agradeço pelo seu incetivo. Estou a cada dia estudando e aprendendo sob TD.

    • Olá Misael! Obrigada pelo comentário!
      A Taxa Selic tem relação com a Taxa CDI sim. A tendência é que a Taxa CDI sempre seja muito próxima à taxa Selic. Isso acontece porque como disse em alguns artigos aqui do site, a taxa selic é uma média pela qual os títulos públicos são negociados. Ocorre que os Bancos Privados compram e vendem também titulos públicos e isso interfere em seus volume de reservas. Quando o Banco Central compra ou vende de títulos públicos no mercado aberto (open market) para aumentar ou diminuir a Selic, automaticamente os Bancos privados também irão comprar ou vender títulos públicos, aumentando ou reduzindo suas reservas, o que vai gerar impacto nas negociações interbancárias produzindo efeito similar na Taxa CDI.
      Resumindo, a tendência é de que a taxa CDI acompanhe as movimentações da Taxa Selic. A Taxa Selic pode ser considerada balizadora para demais taxas de juros da economia Brasileira. Vou escrever um artigo explicando isso com mais detalhes e em breve publicarei!
      Uma grande abraço e fique com Deus!

  3. camila

    Vc conseguiu me fazer entender perfeitamente o que é cdi.Texto claro e completo!!

    • Olá Camila!

      Obrigada pelo seu comentário. Fico feliz que meu artigo tenha conseguido somar no entendimento do que é a Taxa CDI. E saber que estou conseguindo ajudar os leitores é um combustível para que eu possa continuar essa iniciativa. Muito obrigada!

      Abraços!

  4. Celia Regina da Silva

    Ola Gisele eu comecei a ler sobre a investimentos a pouco tempo e ainda não sei qual investimento é melhor dentro do meu perfil quero um dois tipos de investimentos pensei no cdb cristal e tesouro selic qual rende mais ?comparando os ir cobrados qual tem maior porcentagem do cdi e o meu banco ė santander , ė um bom banco para se fazer esse tipo de investimento tem porcentagem de 80% do cdi (Cdb cristal) equivalente a outros bancos ou devo escolher outro

    • Olá Célia,

      Eu também possui conta no Santander, e na minha opinião, as tarifas para alguns tipos de investimentos deles são um pouco altas, o que prejudica a rentabilidade.

      Quanto a resposta pra sua dúvida, sobre qual melhor investimento pra você, essa resposta vai depender muito de alguns outros fatores, por exemplo: esse dinheiro que você possui pra investir, pode ficar parado no investimento sem que você precise resgata-lo antes do prazo? Por quanto tempo pode deixar o dinheiro investido?

      Sem saber a resposta pra essas perguntas básicas, não tem muito como sugerir investimentos. Agora, uma boa alternativa pra quem quer investir no momento é o Tesouro Selic por conta das altas taxas de juros básicas do país. Mas pra investir nesse título é importante se planejar pra não resgatar antes do vencimento. Enfim, são muitos fatores que contam na hora de escolher um bom investimento!

      Se você quiser saber mais sobre como tomar estes decisões, o meu curso Básico sobre investimentos pode te ajudar. Você já faz parte da minha lista de emails? Se não fizer, baixa meu ebook [clica aqui] e se cadastra!

      Eu sempre envio emails para os leitores cadastrados, com dicas de investimentos, e divulgando as turmas do meu curso! Esse curso pode te ajudar bastante a te dar o conhecimento necessário pra que você possa tomar suas decisões de investimento por si própria :-)!
      Espero ter ajudado!
      Abraço!

  5. LAELSON

    Muito práticos e interessantes todas as explanações sobre os tipos de investimentos. Obrigado.

  6. Diogo

    Primeira vez que apareço por aqui! Gostei muito do artigo sobre a taxa CDI e sua aplicação para nós ! Aos poucos vou aprendendo… muito boa iniciativa Gisele!

  7. valdevino

    Primeira vez que te vi por aqui muito esclarecedora vou te acompanhar sempre, preciso de vc amei!

  8. Aguiar

    Olá Gisele,
    Muito bom seus esclarecimentos!
    Me ajude na seguinte questão: eu tenho um investimento RF que me dá 1% líquido de rendimento ao mês, tendo um valor para aplicar eu deveria aplicar neste fundo RF ou investir no LCI que não tem IR ? Lembrando que não faço planos para resgatar a médio prazo!

    • Olá Aguiar!

      Tudo vai depender da rentabilidade liquida de cada um deles. Procure investir naquele que te trouxer o melhor retorno após impostos e descontados os custos de transação.

  9. João Batista

    Boa Noite Gisele,

    tenho duvida em qual investimento utilizar , meu banco é o Itau , ele me sugeriu os Fundo de Investimento, como funciona é bom , e como funciona o tesouro , as corretoras , desde ja agradeço Gisele , um detalhe é que quero poder mexer no dinheiro a qualquer momento , Um abraço

    • Olá João!

      Eu tenho vários artigos aqui no site que podem te ajduar! Veja este aqui sobre o Tesouro (clique aqui) e este sobre fundos imobiliarios(clique aqui). São similares aos fundos de investimento. Depois leia este aqui sobre conceitos basicos sobre como investir clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *