Home / Dicas para iniciantes / 5 mitos sobre investimentos para iniciantes

5 mitos sobre investimentos para iniciantes

5 mitos sobre investimentos que todo iniciante deve evitar - Seu Guia de Investimentos

Veja neste artigo algumas dicas de como evitar certos mitos sobre investimentos que aparecem frequentemente no mundo dos investimentos!. 

Hoje em dia é muito mais fácil investir, do que a alguns anos atrás. Mas, é preciso ter cuidado pra não cair em certos mitos! Aqui no site há diversos artigos falando sobre investimentos da renda fixa, como por exemplo LCIs, Tesouro Direto, etc. E eu também disponibilizo um e-book falando sobre o investimento em ações, que você pode baixar clicando aqui.

Mito sobre investimentos 1: Você pode ficar rico investindo com apenas alguns minutos por mês

5 mitos sobre investimentos para iniciantes - moleza - Seu Guia de InvestimentosO primeiro mito sobre investimentos é que é possível enriquecer investindo sem se esforçar. Se isso fosse verdade, teríamos muito mais pessoas ricas andando pelas ruas.

No mercado financeiro nada vem de graça e nenhum método de investimento que dá resultado poupa esforços. Geralmente quando alguém fala isso existe alguma intenção de vender algum serviço ou coisa do tipo. Todos os métodos de investimento que dão certo precisam da dedicação de um pouco de tempo e esforço do investidor.

Mito sobre investimentos 2: especular é a melhor forma de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores

O segundo mito sobre investimentos é que, só é possível ganhar dinheiro na Bolsa de Valores comprando e vendendo ações. Este é um tipo de estratégia de investimento que utiliza como ferramenta, principalmente, a análise técnica. Ela funciona mas são poucos os casos de sucesso que existem de bilionários que ficaram ricos especulando. Se você pretende acumular um bom patrimônio investindo, avalie bem se a especulação é para você.

Mito sobre investimentos 3:pra ser um investidor de sucesso você vai precisar saber tudo de Finanças

5 mitos sore investimentos para iniciantes - Teorias - Seu Guia de InvestimentosO terceiro mito é pensar que é preciso ser um expert em finanças e saber muitas teorias para investir. Na verdade não é preciso tanto, mas você vai precisar aprender o que faz um investimento dar certo. Esse tipo de conhecimento não depende tanto das teorias que você estudou. Elas vão dar a base para que você possa entender os investimentos. Mas o que vai fazer a diferença será sua capacidade de identificar o que realmente importa e aprender a pensar por si próprio.

Mito sobre investimentos 4: o analista da corretora, ou o gerente do seu Banco é a pessoa que melhor sabe onde colocar seu dinheiro

O quarto mito sobre investimentos é acreditar que as sugestões de analistas de corretoras e Bancos são as melhores recomendações que existem. É importante lembrar que os Bancos e as corretoras precisam cobrar tarifas ou comissões pra sobreviver. Então eles vão te indicar o melhor investimento para que eles possam ganhar sempre mais. Estas taxas e tarifas fazem parte dos custos de transação que um investimento tem. Por isso fique esperto com as orientações dos Bancos, ou da sua corretora. Analise bem antes de colocar seu dinheiro em qualquer investimento e fique atento aos custos de transação envolvidos.

Vejo muitas pessoas perdendo dinheiro com esse tipo de investimento, se estivesse investindo de outras maneiras como no tesouro direto, estariam com um patrimônio maior.

Mito sobre investimentos 5: ganhar dinheiro investindo é só para gênios

O quinto mito sobre investimentos é pensar que ganhar dinheiro investindo não é para pessoas como eu ou você. Todo investidor iniciante já pensou alguma vez dessa assim. Investir não é tão difícil, porém é trabalhoso. Se você realmente quer ganhar dinheiro vai precisar dedicar parte do seu tempo para estudar e também vai precisar de um pouco de esforço para aprender o que realmente é importante nos investimentos. Mas repito, não é impossível aprender a investir e ganhar dinheiro. Outro ponto importante é acompanhar e controlar o que está acontecendo com sua carteira. Você não precisa ficar todos os dias olhando e fazendo contas, mas precisa tirar algumas horas no mês para acompanhar.

Muita gente pensa que grandes investidores são gênios. Mas além de se dedicarem ao que fazem, os grandes investidores também têm muita paciência e sangue frio. Essas virtudes são fundamentais para quem quer investir bem. As vezes, aproveitar as melhores oportunidades de investimento depende de paciência e muita estabilidade emocional do investidor. Você não pode se desesperar diante das crises. Crises sempre trazem oportunidades, por isso a paciência e o sangue frio são muito importantes para todo investidor.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

3 comentários

  1. guilherme

    Excelente site,

    gostei da honestidade, acompanho diversos sites e tenho o meu próprio.

    muitos e muitos dizem que é apenas seguir indicadores e métodos e sair lucrando e escondem a verdade real.

    e a maioria dos novatos perde dinheiro em cursos tolos com mensalidades.

    mais uma vez parabéns,

    sou Day Trader e opero desde 2011 com lucros e muito já gastei em cursos sem fundamento até achar sites e outros bons.

  2. Fernando

    Muito bom o seu artigo!

    Estou começando a investir e escuto muitos dos mitos que você mencionou!

    • Gisele

      Oi Fernando!

      Que bom que está gostando! Continue acompanhando o site!

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *