Como investir no Tesouro Direto em NTN-C [6]

Desvendando o Tesouro Direto - O que é tesouro direto NTN-C - como investir em NTN-C - Seu Guia de InvestimentosEste é o sexto artigo do mini-curso “Desvendando o Tesouro Direto”. No artigo de hoje você vai aprender tudo sobre como investir em Tesouro IGPM (este título não está mais sendo vendido pelo Tesouro Direto).

Mas antes de continuar, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Como ganhar dinheiro investindo tesouro IGP-M (NTN-C)?

Faz bastante tempo que não vejo este título sendo vendido pelo Tesouro Direto, mas vale a pena aprender sobre ele!

Esse título é indexado ao IGP-M, e paga cupons de juros de 6% ao ano, além da rentabilidade diária sobre o principal que o IGP-M apresentar entre a data da compra e a data do resgate. Veja abaixo como é o fluxo de caixa de um título tesouro IGP-M (antiga NTN-C) com vencimento em 01/04/2008, assumindo que você fez a compra em 06/09/2004:

Desvendando o Tesouro Direto - como investir em NTN-C - Seu Guia de Investimentos

Veja que o valor que você vai resgatar no futuro vai depender de quanto a taxa IGP-M render diariamente, pois o seu título será corrigido todos os dias em seu valor, até a data do resgate.

Como calcular a rentabilidade de um título tesouro IGP-M (NTN-C)

O cálculo do valor que você vai resgatar é dado da mesma forma como corre com o cálculo das LFTs. A sua rentabilidade será o percentual que você ganhou sobre o valor que você pagou pelo título tesouro IGP-M (antiga NTN-C), e valor que você vai resgatar no futuro corrigido pelo IGP-M somado aos cupons de juros que você recebeu durante o investimento.

Para descobrir qual será o valor futuro do título tesouro IGP-M (NTN-C) é preciso saber qual é o VNA projetado para este título até a data de vencimento. O Valor Nominal Atualizado do título na data do resgate do investimento é simplesmente é o valor do título na data base, em 01/07/2000 de R$ 1.000 corrigido pelo IGP-M diário até a data de vencimento.

Cálculo da rentabilidade do título tesouro IGP-M (NTN-C): o Cálculo dos VNAs

O ideal para calcular a rentabilidade esperada com o título tesouro IGP-M (NTN-C) e fazer suas estimativas é utilizar o VNA oficial calculado pela Anbima. Basta utilizar o VNA do dia da compra, e projetar para a data de vencimento com base nas expectativas para a taxa IGP-M.

A formação do preço do Tesouro IGPM NTN-C

O preço que você paga na data da compra por um título tesouro IGP-M (NTN-C) é o Valor Nominal Atualizado da NTN-C desde a data base até a data da compra, mais um ágio ou deságio refletido pela “Taxa (a.a) compra”. A data base para todas NTN-Cs é 01/07/2000. 

Influência das taxas de juros no preço de um título tesouro IGP-M (NTN-C)

As oscilações no IGP-M influenciam o preço dos títulos tesouro IGP-M (NTN-C):

  • Quando o IGP-M aumenta, o preço do título tesouro IGP-M (NTN-C) aumenta, e
  • Quando o IGP-M diminui, o preço do título tesouro IGP-M (NTN-C) diminui.

 

Risco do investimento em tesouro IGP-M (NTN-C)

O risco do investimento nos títulos tesouro IGP-M (NTN-C) também está ligado à curva de juros, nesse caso, o IGP-M. Se você espera que esta taxa aumente até a data de resgate do valor do título, então é vantagem investir em tesouro IGP-M (antiga NTN-C). Se você acha que o IGP-M tende a cair até a data de vencimento do título, então investir nas NTN-Cs não é um bom negócio.

Decisão de compra ou venda antecipada dos títulos tesouro IGP-M (NTN-C)

Quando ocorre queda no IGP-M, afetando a rentabilidade do seu título, você precisa avaliar se essa queda vai compensar o prejuízo na venda. Lembre que quando o IGP-M cai, o preço dos títulos tesouro IGP-M (NTN-C) que estiverem sendo comercializados no Tesouro Direto vai cair também. Provavelmente, se você decidir vender nessa situação, vai ter que vender a um preço inferior ao que pagou. 

Se a taxa IGP-M subiu é preciso avaliar se o lucro que você teria compensa a rentabilidade que você vai deixar de ter ao vender seu título tesouro IGP-M (NTN-C).

No próximo artigo deste mini-curso você vai aprender como investir em Tesouro IPCA com cupons. Gostou deste artigo? Compartilhe e deixe um comentário!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Artigos do mini-curso “Desvendando o Tesouro Direto”:

  1. O que é o Tesouro Direto 
  2. Entendendo o Tesouro Direto
  3. Como investir em Tesouro pré-fixado (LTN)
  4. Como investir em Tesouro pré-fixado com juros semestrais (NTN-F)
  5. Como investir em Tesouro Selic (LFT)
  6. Como investir em Tesouro IGP-M (antiga NTN-C) (você está aqui)
  7. Como investir em Tesouro IPCA com juros semestrais (NTN-B)
  8. Como investir em Tesouro IPCA (NTN-B Principal)
  9. Passo a passo: Imposto de Renda no Tesouro Direto
  10. Adendo: impostos e taxas no Tesouro Direto

*Novos Artigos*: acesse a página principal e leia os novos artigos e as melhores notícias sobre investimentos

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

4 comentários

  1. Rafael Takahiro

    OI Gisele, qual o melhor dos titulos do tesouro direto na sua opiniao, qual voce recomenda, tipo pra aposentadoria sabe porque eu tenho 24 anos ja to começando tarde, mas quero comecar planejar porque vou casar ano que vem, dai estou pensando com minha noiva. Por favor me ajuda. Obrigado

    • Olá Rafael!
      Olha só, não tem um “melhor título” no tesouro direto. Cada título tem uma característica diferente. Quando a gente investe no Tesouro Direto, é como se a gente estivesse fazendo uma aposta. Não digo aposta no sentido de “ter sorte”, mas ao colocar teu dinheiro nesse investimento, você precisa primeiro ter uma expectativa quanto às taxa de juros da economia. Dependendo das tuas expectativas é que você deve escolher o título do Tesouro. Então cada pessoa precisa fazer a sua análise da economia antes de investir no Tesouro Direto. Planejar a aposentadoria com o tesouro direto é uma ótima idéia, você está no caminho certo!
      Você já assinou minha lista? Assine minha lista, baixe meu ebook! Vamos nos falando por e-mail que com certeza tentarei ajudá-lo!
      Grande abraço!

  2. Misael da Silva

    Ola Gisele.
    Muito obrigado por compartilha o seu conhecimento e seu tempo.
    Mais gostaria de saber porque o governo não está mais vendendo este tipo de título?
    Que Deus todo poderoso continue de abençoando a sua vida.

    • Olá Misael!

      Na verdade, a venda dos títulos NTN-C é um pouco de fase, tem momentos em que vemos o Governo vendendo este título no canal do Tesouro Direto, e há momento sem que não achamos este título para venda.
      Deus o abençoe também e obrigada pelo comentário! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend