Home / Dicas para iniciantes / Como investir com pouco dinheiro?

Como investir com pouco dinheiro?

Como começar investir com pouco dinheiro - Seu Guia de InvestimentosNo artigo de hoje você vai aprender como investir com pouco dinheiro! Parece difícil mas não é! Veja no artigo!

Mas antes de continuar, aprenda também a investir em ações com meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”: baixe clicando aqui!

Qual é o melhor momento pra começar a investir com pouco dinheiro?

Essa é uma pergunta que todo mundo que quer saber como investir algum dia já se fez. Quanto antes você começar a investir, melhor para você por dois motivos:

1. O Brasil tem uma das mais altas taxas de juros reais do mundo: os juros no Brasil são bastante altos quando comparado com outros países, e esses juros tem o poder de multiplicar o seu dinheiro em pouco tempo (quando comparado a outros países). Porém a tendência é de que não se mantenham tão altos assim no médio prazo se nas eleições houver a vitória do candidato de oposição;

2. A aposentadoria é uma grande preocupação no Brasil: pouco gente fala sobre isso, mas todo mundo que quer saber como investir dinheiro precisa estar ciente de que o Governo Brasileiro gasta mais do que arrecada. E um dos motivos pelos quais o Governo gasta mais do que arrecada é porque ele gasta mais do que deveria com o pagamento aposentadorias, que é o chamado “Déficit Previdenciário”.

No Brasil existem dois tipos de previdências: a dos funcionários privados e a dos funcionários públicos. Quem paga por essas duas aposentadorias são as pessoas que trabalham e contribuem com o pagamento de impostos na folha. Atualmente tudo que é arrecadado pela previdência é utilizado pra pagar aposentadorias. Então é certo dizer que hoje, quem trabalha paga a aposentadoria de quem está aposentado. O problema é que a população do Brasil está envelhecendo, isso quer dizer que estão nascendo cada vez menos pessoas (a taxa de natalidade está caindo). E isso significa que no futuro, teremos mais aposentados que trabalhadores. Como começar investir com pouco dinheiro - comece a investir cedo 2 - Seu Guia de Investimentos

Hoje há no Brasil mais trabalhadores que aposentados, que é o que os economistas chamam de “dividendo demográfico”. Esse dividendo, no entanto vai acabar quando a população envelhecer. E se o Governo não fizer reformas nas previdências, é bem possível que eu e você não tenhamos uma aposentadoria razoável, ou que tenhamos uma com valores mensais baixos que não serão suficientes pra nossa sobrevivência. Por isso, se você quer aprender como investir dinheiro, te faço um alerta: se você tem condições poupar pra sua aposentadoria, comece o quanto antes e não deixe pra depois. Quanto antes você começar, melhor!

A importância de uma reserva de emergência para começar a investir

Se você quer aprender como investir mas ainda não separou um dinheiro pra uma reserva, também sugiro que comece a montá-la.  Uma reserva de emergência é um dinheiro que você deixa guardado para imprevistos, com perda de emprego ou algum problema de saúde. Recomenda-se que essa tenha um valor guardado equivalente a 6 a 12 meses do seu salário atual. No meu artigo “a importância de uma reserva de emergência” eu falo mais sobre isso, e dou dicas de onde você pode investir o dinheiro de sua reserva de emergência pra ter mais rendimento do que deixá-lo parado em sua conta corrente.

Sugestões pra começar a investir com pouco dinheiro

Depois que você tiver montado sua reserva de emergência, você pode começar a investir com pouco dinheiro em investimentos da renda fixa e depois de um tempo você pode começar a investir em ações. Veja abaixo algumas sugestões pra quem quer investir com pouco dinheiro:

  • Títulos Públicos Federais – Tesouro Direto: aqui tudo vai depender das suas escolhas. É possível começar a investir em títulos públicos com apenas R$ 30. Eu invisto parte da minha reserva de emergência em LTNs (Tesouro Selic) porque são pré fixadas e bastante seguras; também invisto em NTN-B Principal (Tesouro IPCA) para minha aposentadoria. São ótimas opções, mas cada investidor deve escolher aquelas que preferir para começar a investir com pouco dinheiro.
  • LCAs ou LCIs: as Letras de Créditos são isentas do Imposto de Renda e muitas pagam até 100% do CDI, dependendo do Banco. O único problema deste investimento é a liquidez. Veja mais sobre LCIs neste artigo;
  • CDBs e RDBs: alguns CDBs e RDBs pagam até 108% da taxa CDI, sem custos de transação. As desvantagens são o pagamento do Imposto de Renda e a liquidez, que é zero até o vencimento na maioria dos casos. Para saber mais sobre como funcionam os CDBs, LCIs e LCAs, baixe o meu ebook;
  • Investir em ações: mesmo quem tem pouco dinheiro pode aprender como investir na bolsa. Só que para começar a investir com pouco dinheiro na Bolsa a melhor coisa a se fazer é aprender bem como funciona a Bovespa, e escolher uma estratégia de investimento. Eu gosto de comprar ações que estejam com preço bastante descontado com relação ao valor intrínseco, e que paguem bons dividendos; e mantenho elas em carteira (ou seja, invisto em valor). Esse método sempre me trouxe bons resultados. Muita gente prefere especular através da análise técnica. Cada investidor que está aprendendo como investir deve escolher aquele que considera fazer mais sentido pra si.

Reflexões sobre os melhores investimentos pra começar a investir com pouco dinheiro

Se você ainda está com dúvidas sobre como começar a investir com pouco dinheiro veja abaixo reflexões que podem te ajudar a dar um passo adiante nesse assunto:

  • Quer ter uma boa aposentadoria sem ter que passar necessidade? Comece a investir o quanto antes, ainda que não saiba bem como começar, comece a poupar. Em pouco tempo você vai encontrar boas alternativas de como investir seu dinheiro;
  • Não conseguiu ainda juntar um dinheiro pra começar? Estabeleça um compromisso com você mesmo. Monte um orçamento pessoal, veja onde está gastando mais, e comece a separar parte de sua renda, ainda que seja pouca, pra poupar;
  • Não sabe ainda em qual investimento colocar o dinheiro que separou? Não se preocupe, todo mundo que está começando a investir com pouco dinheiro tem a mesma dúvida. Vá adquirindo conhecimento aos poucos. Quando você se sentir mais confortável, comece com investimentos mais simples como os CDBs e as LCIS e LCAs. Depois parta para os Títulos Públicos do Tesouro Direto que tem rentabilidade maior;

O mais importante pra quem quer aprender como investir com pouco dinheiro é manter a disciplina. A disciplina vai te ajudar a poupar dinheiro todo mês e a adquirir o conhecimento necessário para administrar seus investimentos. Mas fique tranquilo pois não é nada de outro mundo. Com um pouco de estudo e disciplina você chega lá!

Gostou deste artigo sobre como começar a investir com pouco dinheiro? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

12 comentários

  1. Bruna

    Só gostaria de deixar um esclarecimento, porque no post ficou parecendo que os funcionários públicos não contribuem e são sustentados pelos segurados da iniciativa privada.
    Na realidade, os regimes próprio (servidores públicos) e geral (INSS) são sustentados (em teoria) pelos seus próprios segurados. A alíquota de contribuição dos funcionários públicos é, inclusive, superior (na média) aos segurados do INSS.
    O que ocorre é que, além do envelhecimento da população, o governo, historicamente, cuidou muito mal dos recursos destinados à Previdência. No INSS, o histórico de fraudes em benefícios é gigante, causando prejuízos financeiros e alargando em muito o rombo da previdência. Já no serviço público, é de se considerar que a parte da contribuição cujo responsável é o empregador (que também tem na iniciativa privada) sai do tesouro nacional.
    Além disso tudo, é de se destacar que a Previdência Social, embora já exista há muito tempo no Brasil, não possuía qualquer aparelhamento de fiscalização. Ou seja, contribuintes individuais, empresários, trabalhadores rurais, entre muitos outros, não tinham qualquer sanção em caso de sonegação, e se aposentavam normalmente. Após virada a página, tem que lidar com o prejuízo.
    Adite-se a isso, por fim, que o sistema previdenciário nacional é de caráter solidário. Isso significa, em linhas gerais, que aquele que trabalha a vida inteira, sem se acidentar, falecer em idade tenra ou laborar em atividade tida como especial, sustenta todo o sistema. Portanto, natural que seus proventos sejam inferiores ao salário-base de contribuição.
    Em resumo, pensar em aposentadoria por meio de investimentos é cada vez mais necessário, como sugere a matéria.

    • Olá Bruna! Gostei muito de seu esclarecimento! É muito bom ver que o público do site está bem informado e concordo plenamente com você!
      Quando disse que os funcionários da iniciativa privada arcam com a aposentadoria foi no sentido de que a iniciativa privada é quem em tese produz e gera a renda (que é tributada). E a folha de pagamento do setor público tem como fonte de financiamento, pensando de uma forma simplificada, a arrecadação de impostos. Mas seu ponto está totalmente correto, em teoria funcionários públicos, através do pagamento dos impostos, pagam pela sua própria aposentadoria, gerando sua própria poupança!
      É interessante pensar que tudo isso começou quando Juscelino, nos anos 50, utilizou da poupança da previdência, e de muita inflação pra construir Brasília…
      Obrigada pelo comentário e um grande abraço!

  2. Julio

    Oi Gisele, tenho gostado muito do seu site. Você tem me feito pensar em coisas que nunca havia percebido.

    Obrigado por dividir seu conhecimento e tempo conosco.

    • Olá Julio! Que bom que está gostando dos artigos, fico feliz por estar ajudando você e outros leitores do site. Obrigada pelo comentário!
      Um grande abraço!

  3. Fernanda

    Estou amando as dicas do seu site, logo irei começar a investir.

  4. Misael da Silva

    Olá Gisele.
    ótimo artigo para nós que somos ainda jovens e com saúde, devemos trabalha e investir o quantos antes.
    Para quanto chega a hora de se aposenta ( o que vejo não haverá), pois a noticiários de hoje (28/08) que a população brasileira está vivendo mais e de nascimento está caindo, Pensando a curto prazo não é nada mais a longo prazo não é muito bom, pois não haverá dinheiro suficiente para os aposentados. ( acho até para os funcionários públicos) também não terá uma aposentaria muito boa como hoje. ( sou func.pub. e pensando no futuro para ter uma aposentaria tranquila.
    Agradeço mais uma vez pela dedicação e empenho para posta um artigo tão importante para a população.
    Abç e fique com Deus.

    • Olá Misael! Obrigada pelo comentário!
      Planejar a aposentadoria é uma boa e quanto antes se começa, melhor! Um grande abraço e fique com Deus!

  5. André Marques

    Adorei este artigo sobre como investir com pouco dinheiro, estou começando com meus investimentos e tenho certeza que irei seguir várias de suas orientações!
    Obrigado por ajudar iniciantes como eu!

    • Olá André e obrigada pelo seu comentário!

      Investir com pouco dinheiro é não é tão difícil, é so pesquisar um pouco que você consegue um ótimo investimento para suas condições. Fico feliz que o site esteja sendo útil com estas dicas de investimento!
      Um grande abraço!

  6. Muito bom artigo. A maioria das pessoas gostam de iniciar com pouco dinheiro pra ir aprendendo e não correr o risco de ter um grande prejuízo.

    • Olá Elida e obrigada pelo seu comentário!
      Sim é verdade o importante é aprender a investir começando com pouco para não ter surpresas no futuro.
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *