10 razões porque você ainda não ficou rico – parte I

10 razoes porque voce ainda nao ficou rico ou se tornou um investidor de sucesso - investidor de sucesso 2 - Seu Guia de Investimentos

Neste artigo vou falar sobre alguns hábitos que podem estar interferindo no seu caminho pra ficar rico! Veja abaixo como você pode melhorar o desempenho dos seus investimentos revertendo alguns destes hábitos.

E se você quiser adquirir mais conhecimento sobre investimentos, o que é muito importante pra quem quer ficar rico, você pode ler diversos artigos aqui no site sobre renda fixa, Tesouro Direto, LCIs. Você também pode baixar o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir em Ações” para aprender mais sobre ações, clicando aqui.

1. Você não definiu claramente onde quer chegar

O primeiro passo para ser um investidor de sucesso é definir seus objetivos. É difícil alcançar o sucesso se você não tiver estabelecido uma meta e não tiver feito um planejamento para alcançar essa meta no curto, médio e longo prazo.

10 razoes porque voce ainda nao ficou rico ou se tornou um investidor de sucesso - planejamento - Seu Guia de Investimentos2. Você não tem um planejamento organizado

Falta de organização e de planejamento são razões pelas quais muitos investidores ainda não enriqueceram nem são investidores de sucesso. É impossível acumular renda sem acompanhar seus custos, sua renda e seus investimentos no longo prazo. Por isso, comece o quanto antes! Leia meu artigo sobre como montar um orçamento e dê o primeiro passo.

3. Você não consegue economizar

Economizar é resultado de um esforço que todo mundo precisa fazer. Qualquer pessoa pode economizar, mas é preciso se planejar e controlar suas finanças pessoais pra conseguir economizar. Não pense que quem consegue fazer isso é porque tem uma personalidade diferente, ou tem mais facilidade. É difícil pra todo mundo, o negócio é se esforçar mesmo.

10 razoes porque voce ainda nao ficou rico ou se tornou um investidor de sucesso - irracionalidade - Seu Guia de Investimentos4. Você tem uma relação pouco racional com o dinheiro

Pra conseguir acumular dinheiro é preciso controlar a vaidade e o consumismo. Nem todo mundo gosta de admitir, mas todo mundo tem um pouco de vaidade nesse sentido. Quem não gostaria de ter um carro mais bonito, ou algo parecido? Só que o mercado financeiro pode mexer muito com as emoções dos investidores. Por isso é preciso ter controle emocional pra investir.

O dinheiro não pode ser fim em si mesmo. No mercado financeiro há muitos altos e baixos. Pra poder ter uma boa saúde financeira, acumular dinheiro sem perder o equilíbrio você precisa estar no controle das suas emoções. Muita gente que faz sucesso investindo perde o equilíbrio. Nessas horas é preciso ter controle emocional para não perder o que foi conquistado com tanto sacrifício.

5. Você acredita em tudo que você lê ou que te falam sobre investimentos

Esse é um dos principais motivos que levam os investidores a não terem sucesso com seus investimentos. Pra ter sucesso investindo é preciso ter em mente que os Bancos e as Corretoras só vão indicar investimentos que ajudem eles a ganharem dinheiro. Na maioria das vezes eles indicam investimentos com altos custos de transação, ou recomendam que você utilize estratégias em que você troca de posição frequentemente pra pagar mais corretagem ou comissão. Pra saber qual é o investimento mais adequado pra você é preciso analisar seu perfil de investimento, seus objetivos de longo prazo, suas condições atuais e suas metas.

O sucesso com investimentos depende muito mais do investidor que da economia. E só é possível administrar um investimento quando o conhecemos bem. Por isso não se iluda: a melhor pessoa para te indicar os investimentos mais adequados para você, é você mesmo.

Veja a continuação deste artigo em “10 razões porque você ainda não ficou rico – parte II”!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend