Como alugar suas ações e ganhar dinheiro

Aprenda como alugar suas ações!Oi, no artigo de hoje vou falar sobre como alugar as suas ações para aumentar a rentabilidade da sua carteira no longo prazo. É um processo bem simples. Em breve publicarei mais artigos falando sobre estratégias de investimento utilizando o aluguel de ações.

E não esqueça de baixar o meu ebook 3 passos pra investir em ações.

Agora, vamos ao que interessa!

Primeiro vamos entender o que é o aluguel de ações

Nem todo mundo que compra ações na bolsa sabe que pode alugar suas ações pra outro investidor. A idéia de alugar ações é a mesma que temos quando alugamos uma casa ou carro. Você empresta suas ações pra alguém, que na troca te dá um valor de juros a cada mês. No fim do aluguel você recebe suas ações de volta.

Antes de continuarmos vou utilizar a palavra “doador” pra me referir a você, que está emprestando suas ações, e a palavra “tomador” pra me referir ao investidor que tomou as ações emprestado.

Por que alguém vai alugar as minhas ações?

Investidores alugam ações de outros investidores para fazerem estratégias especulativas. Exemplo: um investidor acha que o preço da Petrobrás vai cair quando o balanço for publicado, daqui a 30 dias. O que ele faz? Aluga a ação de alguém e vende ela hoje no mercado. Espera a publicação do balanço quando o preço estiver mais baixo, compra ela no mercado e devolve as ações pra o dono. Esse é um tipo de transação que investidores utilizam ações alugadas pra ganhar dinheiro. Sei que muita gente que quer aprender como alugar suas ações tem como objetivo especular, e vou mostrar isso em artigos futuros.

Alugar ações vale a pena pra quem investe no longo prazo?

Alugar suas ações pode ser uma boa forma de rentabilizar sua carteira, se você não pretende vender no curto prazo. Digo isso porque existem três  modalidades de aluguel de ações

  1. Reversível doador: você pode cancelar o aluguel a qualquer momento, e deve receber suas ações de quem alugou de você em até 4 dias;
  2. Reversível tomador: quem aluga pode cancelar o contrato a qualquer momento e só paga os juros até o cancelamento;
  3. Vencimento fixo: só na data de vencimento o aluguel termina.

Se você quer a taxa pelo período fechado, vale mais apena colocar pra aluguel no vencimento fixo.

Eu recomendo que você consulte o book de aluguel de ações da sua corretora (book é a listagem de ações sendo alugadas, a taxa e o volume de contratos). Quando você colocar suas ações pra alugar, vai precisar definir a taxa, o período e a modalidade de aluguel de ações.

Rendimentos no aluguel de ações

Os dividendos e juros sobre capital próprio que sua ação receber enquanto você estiver alugando ela pra outro investidor, serão recebidos por você.

Riscos pra quem aluga suas açõesRiscos do aluguel de ações

Na minha opinião e experiência, o risco pra quem é doador é bem baixo. Um dos riscos envolvidos é o de você não receber as ações de volta. Nesse caso a BM&FBovespa assume a responsabilidade de retornar a ação pra você – doador. Se o tomador não pagar o aluguel, quem se responsabiliza por remunerar o doador é a corretora que intermediou a operação. Existem punições pra quem não devolve as ações que tomou emprestado:

  • Execução das garantias dadas;
  • Multa de 0,2% ao dia do valor alugado.

O outro risco é de você precisar das ações enquanto elas estiverem com o tomador. Por isso antes de emprestar suas ações, avalie se o momento é favorável!

Tributação no aluguel de ações

Pra finalizar esse post sobre como alugar suas ações vamos ver a questão dos impostos. Incidem sobre os ganhos do aluguel a tabela regressiva do IR. Veja mais sobre tributação no aluguel de ações [clicando aqui] (breve).

Custos no aluguel de ações

Ah, tem outro ponto antes de finalizar esse post sobre como alugar suas ações: os custos! Algumas corretoras cobram spread de você, doador. Verifique com sua corretora. Demais taxas são cobradas pela BMF&Bovespa do tomador (quem está alugando a ação), então não se preocupe!

Você irá receber os ganhos no final da operação na sua conta, já descontados

do Imposto de renda. Pra alugar suas ações você deve entrar em contato com sua corretora. Na minha corretora, só consigo fazer o aluguel pela mesa de operações.

Gostou do artigo? Deixa um comentário, e compartilhe!

Recomendo a leitura:

Compartilhe nas redes sociais:

[magicactionbox]

 

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

5 comentários

  1. Misael da Silva

    Ótimo artigo.
    Mas um dúvida, sera vantagoso alugar as ações, por causa das taxas da corretoras: spread e IR?
    Posso aluga as minhas sao muitas? Com quanto pode começa aluga as açoes ou depende da cada corretora?

    • Olá Misael! Tudo bem?

      Pra saber se é vantajoso alugar ações, tudo vai depender da taxa que você vai cobrar pelo aluguel. As maioria das corretoras oferecem esse tipo de serviço. Você precisa procurar informações sobre o BTC (Banco de Títulos), pra poder alugar suas ações. Dá uma ligada na sua corretora que eles te passam todas estas informações :-)!
      Abraços

  2. Leonardo

    Obrigado Gisele, ajudou para entender essa parada de reversível.

  3. Antonio Carlos

    muito bom o artigo, parábens Gisele. por enquanto estou investindo no tesouro direto, mas logo estarei investindo em ações, valeu

    • Olá Antonio,

      fico feliz que gostou do artigo,

      o investimentos é assim mesmo, aos poucos.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend