Aprenda como definir seu perfil de investidor

Como definir o seu perfil de investimento - Seu Guia de Investimentos

Olá! Vamos ver o que é e como definir o seu perfil de investidor neste artigo!

O perfil do investidor é muito importante pois é com base nele que você deve direcionar os seus investimentos. Ao final deste artigo você vai aprender como o perfil de investimentos pode te ajudar a investir e como defini-lo.

Se você também quiser aprender um pouco mais sobre como funciona o investimento em ações, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir em Ações”, clicando aqui.

Perfil do Investidor: o que é?

Quando você vai ao Banco porque decidiu fazer um investimento diferente da poupança, algo como uma LCI (Letra de Crédito Imobiliário), a primeira coisa que seu Gerente vai te perguntar é: “qual é o seu perfil de investidor?”. Provavelmente ele vai te fazer algumas perguntas, e pode até fazer você responder um questionário para poder definir seu perfil de investimento.

Bancos e em outras instituições financeiras costumam definir o perfil de investidor de seus clientes em três tipos: agressivo, moderado ou conservador.

Se você for do perfil de investidor agressivo isso significa que você aceita colocar seu dinheiro em investimentos com mais riscos porque você quer ganhar mais dinheiro. Se você for do perfil de investimento conservador você prefere colocar seu dinheiro em investimentos que apresentam menos riscos, mesmo que pra isso você tenha que ter retornos menores.

O que é risco e por que ele define seu perfil de investidor

Como definir o seu perfil de investimento - riscos - Seu Guia de InvestimentosO risco é o grau de incerteza que você tem de que vai ter o retorno que está esperando, quando coloca seu dinheiro em um investimento (veja mais sobre o risco dos investimentos clicando aqui). Quanto mais arriscado for um investimento, maior é o retorno que ele promete como forma de compensar o risco de perda. Vamos ver um exemplo que mostra o que é o risco nos investimentos:

Suponha que você está investindo em Títulos Públicos, numa LTN (Tesouro pré fixado). No momento em que eu escrevo este artigo, uma LTN com vencimento em 01/01/2017 está custando R$ 760,75, e vai pagar 11,52% ao ano. Se você calcular a rentabilidade real da LTN descontando a inflação (para saber mais sobre como calcular a rentabilidade real de um investimento, veja este artigo) o rendimento real desta LTN é de 5,26%.

O risco que você vai correr neste caso é o risco da taxa de juros da economia (a Taxa Selic) ser superior aos 11,52%. Quando isso acontece você tem prejuízos. Se a Taxa Selic subir para, por exemplo, 13% ao ano, nesta mesma hora os Títulos que o Governo estiver oferecendo para os investidores irão refletir a nova Taxa Selic. E se a inflação subir, a mesma situação acontece.
As oscilações das taxas de juros da economia e da inflação nunca são abruptas e excessivas. Geralmente, dentro de um ano, a variação fica sempre dentro de 2 a 5%. Então no caso dos Títulos Públicos, você vai obter um retorno de 11,52% ao ano, correndo um risco que pode chegar a 5% ao ano.

O seu perfil de investidor está diretamente ligado ao riscos do investimentos. Por isso é que quem investe na renda fixa é um tipo de pessoa que tem um perfil de investidor mais conservador, pois prefere correr menos riscos e ter retornos menores.

O investimento em ações é muito mais arriscado (aprenda mais sobre como investir em ações lendo meu mini-curso) Se você comprar um lote de ações da Petrobras hoje esperando vender daqui a um mês, contando com a valorização do preço, você pode esperar um ganho de 10%, porém tem que estar preparado para um risco de perda de até 30% no período. Por esse motivo é que quem investe na renda variável é um tipo de pessoa que tem um perfil de investidor mais agressivo, ou arrojado. Ele prefere correr mais riscos pra ter mais ganhos.

Por que os Bancos e Corretoras usam estes “perfis de Investidor”?

Os Bancos sobrevivem porque vendem produtos financeiros. Os produtos financeiros mais vantajosos para o Banco são os mais caros, que cobram maiores taxas dos clientes. Dentro desta categoria de produtos geralmente encontramos os investimentos mais caros, como alguns fundos de investimento Multimercado, Fundos de Investimentos em ações, dentre outros. Pra conseguir vender estes produtos é que Bancos utilizam o perfil de investimento. Quando um Banco classifica você como um investidor “agressivo”, o risco dos investimentos oferecidos fica mais justificável e isso ajuda o Banco a vender estes investimentos para você.

Corretoras também gostam de usar o perfil de investidor “agressivo” como forma de mostrar que seus clientes são modernos e sabem como investir em ativos financeiros complexos.

O Perfil de Investidor DEPENDE também do seu conhecimento

O problema destes perfis de investidor é que eles enxergam o risco de forma muito superficial. Um investimento é arriscado pra você na medida em que você tem capacidade para mitigar ou controlar esse risco. Quanto mais conhecimento você adquirir a respeito do mercado financeiro e dos investimentos, mais condições você terá para administrar os riscos dos seus investimentos. E com mais conhecimento você vai conseguir investir em ativos financeiros mais complicados e arriscados, sem ter que perder o sono por conta disso.

Uma definição alternativa de perfil de investidor

Existe uma definição de um famoso investidor, chamado Benjamin Graham, sobre perfil de investidor que pode te ajudar a entender melhor qual é o seu perfil. De acordo com ele existem dois tipos de investidores: os investidores “agressivos” e os “defensivos”. Veja mais sobre a técnica de investimentos em ações de Benjamin Graham clicando aqui.

Investidores “defensivos” são aqueles que não tem a possibilidade se posicionar em investimentos que geram altas taxas de retorno. Posicionar significa conseguir identificar ativamente as oportunidades de investimento que trazem maior retorno. Os investidores “defensivos” acabam investindo nos investimentos mais simples e que oferecem retornos menos vantajosos.

Investidores “agressivos” são aqueles que conseguem se posicionar em diversos investimentos para ter os maiores ganhos. Nesse caso estes investidores correm mais riscos, mas como tem mais conhecimento, conseguem controlar os riscos que correm.

Então qual é O seu Perfil de Investidor?

http://www.dreamstime.com/-image1517162Se você quer ter um alto rendimento com o dinheiro que está investindo e pode adquirir conhecimento pra entender como funcionam os investimentos e o mercado financeiro, então o seu perfil de investidor é de um investidor “ativo”. Estes investidores geralmente investem boa parte do seu capital em ativos de renda variável porque apresentam maiores possibilidades de ganhos. Um exemplo é o investimento em ações na Bolsa. Se você quer investir em ações precisa conhecer este investimento na profundidade. Entender como a Bolsa de Valores funciona, como você pode investir em ações e adotar uma estratégia de investimento. É preciso adquirir conhecimento suficiente para entender os riscos que cada investimento tem para que você consiga tê-los sob controle.

Se você quer ter altos rendimentos mas não tem possibilidade de se preparar e estudar sobre os investimentos mais vantajosos, ou nem tem tempo ou disponibilidade pra fazer isso, seu perfil de investidor é de um investidor “passivo”. Este tipo de investidor prefere investir maior parte do seu capital na renda fixa, que tem retorno menor e riscos mais fáceis de controlar e entender.

Se você está começando a investir, recomendo que estude bastante. Leia livros, faça cursos, busque tutoriais. Procure ser um investidor “ativo porque vale mais a pena! Aprenda o suficiente para que você consiga montar suas próprias estratégias de investimento sem depender de ninguém. Fazendo isso você vai percorrer o mesmo caminho que muitos bilionários e investidores de sucesso percorrem!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


&nbsp
Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

4 comentários

  1. Marcos

    Nossa Gisele! Você fala tanto que investir dá trabalho que estou ficando desanimado hehe…

    Tem que estudar né?

    • Gisele

      Não desanime Marcos! É assim mesmo, como com tudo na vida, é preciso dedicação nos investimentos!

      Mas investir na sua educação financeira é o tipo de investimento que vale a pena! E não se deixe levar por promessas fáceis – o que eu chamo de “ouro de tolo”. É só estudar um pouco que tudo fica mais fácil.

      E continue acompanhando o site :-)!

      Abraços!

  2. Fellipe

    Olá Gisele seu trabalho é excelente e está me ajudando bastante, além desse material,Quais livros,biografias, cursos vc me recomenda? Preciso de uma Luz,eu quero aplicar tanto para um plano de aposentadoria, como operar também, talvez na bolsa ou na Forex. O que vc pode me sugerir para eu tomar as decisões corretas?

    • Olá Fellipe!!!

      Recomendo ler o investidor inteligente, e ler livros sobre analise tecnica e fundamentalista. Adoro ler, leio muitos livros! Quanto mais conhecimento melhor! Pra operar, acredito que o ideal é abrir conta numa corretora, e começar aos poucos a investir o dinheiro que não precisar. Tem que ir dando os primeiros passos, lendo livros, artigos, revistas, e estudando por conta, mas sem deixar de começar.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend