Programas de orçamento pessoal: qual utilizar?

No artigo de hoje você vai ficar por dentro dos programas de orçamento pessoal disponíveis no mercado, e um comparativo pra ajudar você na escolha.

Antes de falar sobre os programa de orçamento pessoal (veja como fazer um orçamento pessoal clicando aqui), mais populares e conhecidos, quero deixar uma dica aqui. Se você quiser aprender mais sobre investimentos, em especial, sobre o investimento em ações, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Se você não possui conhecimentos de Excel ou matemática financeira um programa de orçamento pessoal pronto em seu computador, ou online, pode fazer o trabalho. Atualmente estou utilizando o Kmymoney para orçamento, e acredito que é uma das melhores alternativas para controle de orçamento que existe. É free, fácil de usar e pode ser adaptado para português.

Alguns programas de orçamento pessoal oferecem, na versão americana, uma integração com os Bancos dos Estados Unidos. Essa integração ainda não existe aqui no Brasil. Mas a maioria dos Bancos brasileiros permite que você consiga exportar seus extratos, que podem ser importados pela maioria dos programas de orçamento que eu listo abaixo. Essa funcionalidade é muito importante e permite que você consiga saber exatamente quanto gasta mês a mês.

Ficou curioso? Abaixo indiquei alguns dos principais programas de orçamento pessoal:

  • YNAB (You Need a Budget): não é online. Você precisa baixar e instalar em seu computador. Totalmente em inglês sem versão para o português, e é pago. Veja no site da adobe.
  • KMYMoney: não é online, mas é free com versão traduzida para o português. Possui diversas funcionalidades inclusive a gestão de investimentos. Um ótimo programa!
  • Organizze: Online, com versão gratuita e paga. Apesar de bem simples e com poucos recursos, possui uma boa interface, e a importação de dados funcionou.
  • Moneytrackin: Online, gratuito e bem simples. Com poucas funções e limitado.
  • Sr. Dinheiro: Online, gratuito, fácil de usar e com acesso pelo celular. Com poucos recursos e limitado.
  • Manubia: Online, com versão gratuita e paga. Fácil de utilizar e com interface bonita. A importação do extrato não funcionou.
  • gBolso: Online e gratuito. Sua interface é bem simples. Importação de extratos também não funcionou comigo.
  • Microsoft Money: Possui versão em português fácil de usar e com boa integração com os bancos. Deixou de ser atualizado em 1999 por não ser rentável em nosso mercado. A versão mais atual que é a MS Money Plus Sunset está disponível apenas em inglês e é gratuita.
  • JFinanças: Boa interface, é português, pago porém por apenas R$ 149. Possui uma versão de testes 100% funcional, que oferece uma promoção para compra, com desconto de 50%.
  • FinanceDesktop: Boa interface, gratuito e totalmente em português. Importação de dados funcionou.
  • Hábil Pessoal: Boa interface, gratuito e totalmente em português. Possui função de controle de gastos com carros.

A função de todos os programas de orçamento pessoal é a de auxiliar o usuário a ter maior controle de suas finanças pessoais através do controle dos seus gastos mensais. Eles são uma ferramenta muito importante para quem quer economizar dinheiro. Aqui no site eu disponibilizei uma planilha gratuita de orçamento pessoal que você pode baixar na página do meu artigo “Como Economizar Dinheiro“. E se você quer saber mais sobre como economizar dinheiro, leia este meu artigo!

Se você quiser aprender mais sobre como investir, começando do básico, leia a minha série de artigos Conceitos Básicos Sobre Como Investir. Clique aqui!

Gostou deste artigo? Deixe um comentário! Esta troca é muito positiva.

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

4 comentários

  1. Ótimas indicações estou pesquisando ainda qual e o melhor custo benefício.!
    obrigado Gisele!
    vou seguir no Google Plus ok?

    • Olá Bruno agradeço sua participação no site!

      Fique a vontade para seguir o site nas redes socias! Abraços!

  2. Paulo Rogerio

    Olá Gisele, tudo bem? Obrigado por compartilhar. Estou atualmente tentado migrar do MS Money que uso a mais de 12 anos para outro gerenciador financeiro. Descobri esse Kmymoney e achei interessante. Estou tentando usa-lo e já fiquei cheio de duvidas. Não tem um tutorial em algum lugar que mostre como comecar a usa-lo? Fique com duvidas no cadastro das contas, tem um tal de conta pai, que nao entendi…

    Obrigado,
    Paulo Rogério

    • Olá Paulo,

      Obrigada pelo comentário!

      Sim o KmyMoney tem um manual de usuário. Ele também tem um módulo de tradução para o portugues. Não sei se você traduziu o seu, mas eu traduzi o meu e valeu a pena.
      O manual do programa, em português, você encontra neste link (clica aqui).
      Ele é bem fácil de usar. Não tem tantas funcionalidades quanto um software pago, mas da pra fazer muita coisa.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend