A história de sucesso do médico que aprendeu a investir como Peter Lynch

Finny Kuruvilla 2 - O sucesso de investimento em ações e Peter Lynch - Seu Guia de InvestimentosNo artigo de hoje você vai conhecer o médico que ficou rico aplicando as técnicas de investimento de Peter Lynch.

Finny Kuruvilla nasceu na California, e apesar de ter ascendência indiana, foi criado nos Estados Unidos. Médico com mestrado no MIT e doutorado em medicina em Havard, sempre gostou de investir, desde os tempos em que estudava medicina. Em 2008, ele decidiu transformar o seu hobby em carreira. Neste mesmo ano montou um fundo mútuo com o dinheiro de amigos e da família, e largou a carreira em medicina e afins para se dedicar exclusivamente aos investimentos.

Antes de continuar, não esqueça de baixar o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Kuruvilla fundou “Eventide Gillead“, fundo mútuo que segue à risca os princípios de investimento de Peter Lynch. Esse princípios se aproximam bastante dos de Benjamin Graham, pai da filosofia de investimento em valor e do buy-and-hold. Seu fundo apresentou retorno de 25% ao ano, pelos últimos 5 anos, ficando acima do mercado de ações por 7,8% ao ano durante todo o período. Então qual é o segredo dos investimentos do fundo administrado por Kuruvilla, que apresentou retorno de 25% ao ano pelos últimos 5 anos, batendo o mercado de ações na me´dia por 7,8% ao ano, e que apenas no ano passado rendeu 71% e tem cerca de 261 milhões de dólares em ativos?

Os princípios de investimento de Peter Lynch aplicados aos investimentos em ações no caso de Kuruvilla

Um dos mais importantes postulados da filosofia de investimento em ações de Peter Lynch é a de investir em negócios que você consiga entender. Atualmente, cerca de 25% do patrimônio do fundo administrado por Kuruvilla é investido em ações de  empresas de biotecnologia e em farmacêuticas. Demais ações que compõem o fundo tem a ver com o segmento de saúde. “Hoje em dia, utilizo muito mais do meu conhecimento sobre medicina do que quando eu atendia pacientes”, diz Kuruvilla. O meu conhecimento tem me ajudado muito a fazer bons investimentos“.

Investir naquilo que você consegue entender e acompanhar é algo que eu recomendaria a qualquer pessoa que quer começar a investir em ações no longo prazo. E a história de Kuruvilla é uma prova de como isso é importante.

As ações que multiplicam o seu valor por dez, ou “Ten-baggers”, de acordo com Peter Lynch

Finny Kuruvilla - principios de investimento em ações de Peter Lynch ii - Seu Guia de INvestimentosEm 2010, quando ele leu uma notícia sobre um novo remédio experimental sendo desenvolvido para combater o câncer no sangue, pela empresa Pharmacyclics, ele ficou interessado. Analisou os balanços da empresa e viu que os resultados eram promissores. Conversou com um colega do ramo da medicina e confirmou suas impressões. Então, ele comprou as primeiras ações da Pharmacyclis no primeiro trimestre de 2011, quando elas custavam na média 5,40 dólares cada uma (dados da Bloomberg). Em março de 2015, a empresa AbbVie Inc. pagou cerca de 261,25 dólares por cada ação da Phamacyclics, no intuito de adquirir controle sobre a mesma e comprar a patente do remédio que promete a cura contra o câncer no sangue. Somente esse investimento gerou uma rentabilidade de 4.738% nesses 4 anos! Este é um dos investimentos que Kuruvilla chama de top dez, ou “Ten-bagger“, nome dado por Peter Lynch às ações que crescem de valor pelo menos 10 vezes, quando se toma como referência o valor de compra da ação (o leitor pode se aprofundar no tema lendo o livro “One up on Street”).

Outro exemplo de ação “Ten-bagger” descoberta por Kuruvilla é a holding americanda NPS, que a empresa Shire PLC comprou de seu fundo em fevereiro de 2015 por 46 dólares a ação. O fundo de Kuruvilla havia adquirido esta mesma ação no terceiro trimestre de 2010, quando elas custavam apenas 6,50 dólares cada uma, de acordo com dados da Bloomberg.

Mas será que o sucesso com investimentos obtido por Kuruvilla, seguindo os princípios de investimento de Peter Lync, se manterão no longo prazo?

De acordo com David Kathman, um dos analistas de ações da Morningstar que segue de perto o desempenho do fundo Eventide, de Kuruvilla, é possível que as ações que o compõem enfrentem dificuldades quando o boom das empresas de biotecnologia terminar. O índice Nasdaq de empresas de biotecnologia rendeu três vezes mais que o Standard & Poor’s 500 nos últimos 5 anos, porém, entre 2000 e 2002 este mesmo índice perdeu cerca de 65% do seu valor. Outro ponto de alerta é que o índice Preço/Lucro do índice está atualmente perto de 86, 4,5 vezes maior que o P/L 19, médio para as ações que compõem o índice S&P 500.

No entanto, altos e baixo são normais em qualquer negócio. Alguns negócios são cíclicos, enquanto que outros tem fases de alta no início de suas atividades.

O que aprender com o sucesso de Kuruvilla com ações

Kuruvilla alcançou o sucesso com investimentos através de sua própria vontade e esforço, e ao longo do tempo. Ele não é formado em engenharia, administração, ou finanças, mas em medicina, e isso não o impediu de conseguir entender os princípios que regem as empresas, e quais seriam as ações mais vantajosas para se investir. Mesmo sabendo que o Kuruvilla é formado por universidades de primeira linha dos Estados Unidos, o fato de ele ter conseguido aprender algo totalmente diferente daquilo que estudou, através do seu próprio esforço e sua dedicação é algo que deve motivar os investidores iniciantes. O esforço e a dedicação são coisas que estão dentro do alcance de qualquer pessoa.

Outro ponto importante sobre essa história de sucesso com investimentos é que os princípios de investimento de Peter Lynch são simples , e podem ser aplicados por qualquer investidor. Por isso, se você está começando a dar os seus primeiros passos com o investimento em ações, procure sempre investir negócios que você consiga entender e acompanhar. Leia os balanços, analise os múltiplos. Procure negócios nos quais você acredita, e com preços vantajosos. Estes princípios de investimento tem me ajudado bastante em minhas escolhas, e poderão te ajudar também!

Gostou deste artigo sobre este investidor de sucesso? Compartilhe sua opinião e suas experiências! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Recomendo a leitura:

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

6 comentários

  1. Clara

    Oi, Gisele.

    Muito bom o seu artigo, me deu até mais animo para continuar aprendendo e investindo aos pouquinhos.

    Obrigada por dividir a sua paixão por investimento. Desejo muito sucesso na sua vida.

    • Olá Clara,

      obrigada pelo seu comentário,
      fico feliz que tenha gostado do artigo! É muito bom saber que o site está ajudando quem quer aprender mais sobre investimentos. É um combustível pra continuar fazendo essa iniciativa! Fique a vontade pra colocar suas dúvidas e opiniões!
      Abraços!

  2. Misael da Silva

    Olá Gisele.
    Belo artigo este jovem que largou a sua vida de médico, para se torna um investidor e montar um fundo de investimento ( clube de investimento), que eu não goste.
    Mas o governo dos EUA não se intefere nas empresas ( acho eu posso está enganado), diferente do Brasil que interefe em quase todas as empresas da bolsa de valores.
    Gostaria de agradecer mais uma vez.
    Fico com Deus continue te abençoando e te guardando de todo mal.

    • Olá Misael,

      Agradeço seu comentário. É verdade, nos EUA a interferência do governo na economia é bem menor que aqui… e lá o mercado financeiro é também mais desenvolvido que o nosso.
      Um grande abraço e fique com Deus!

  3. Felipe Schneider

    Olá, tudo bem? eu queria saber como investir em penny stocks nos Estados Unidos, é fácil? tem que ter um valor minimo ?

    • Olá Felipe,
      Até onde eu sei, para investir em ações nos EUA, independente de serem penny stocks ou não, não há um valor mínimo. Basta você abrir uma conta numa corretora lá fora, transferir o dinheiro e fazer as compras. E não esquecer de monitorar os ganhos, caso você os tenha (somente na venda ou com dividendos) pra fazer a declaração do IR aqui…
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend