A técnica de investimento de Benjamin Graham – II

tecnicas de investimento de Benjamin Graham- margem de segurança - 1 - Seu Guia de InvestimentosEsta é a segunda parte do artigo que ensina a técnica de investimentos de Benjamin Graham, pai do “Investimento em Valor”. Dá uma olhada!

Critérios de Benjamin Graham para escolher as ações das empresas

Graham estabeleceu um “checklist” para a escolha de boas ações. Saiba mais sobre índices de análise fundamentalista clicando aqui.

De acordo com sua teoria, ações de boas empresas sempre tem bons históricos de crescimento, grande porte, lucros estáveis e preço acessível. Veja abaixo os parâmetros que Graham recomenda que o pequeno investidor adote:

  • Empresas líderes (ou quase líderes) de mercado em seus setores;
  • Alto grau de independência financeira: índice de liquidez corrente de no mínimo 2 e dívida de longo prazo menor que o capital de giro;
  • Dividendos constantes: histórico de pagamento de dividendos contínuo pelos últimos 10 anos;
  • Lucro crescente: pelo menos crescimento de 33% nos últimos 10 anos (calculado através da média dos 3 anos do começo e dos 3 anos do fim deste período);
  • Índice Preço-Lucro (P/L ou P/Earnings)  moderado: P/L máximo de 15, considerando o preço atual da ação dividido pelo lucro médio dos últimos 3 anos (veja tudo sobre o indicador preço-lucro clicando aqui)
  • Índice Preço/Patrimônio (P/Pat ou P/Equity) moderado: inferior a 150%

A lógica por trás da carteira de investimentos sugerida por Benjamin Graham

O importante é entender qual é a lógica de todos estes parâmetros, e como podemos aproveitar este conhecimento para melhorarmos os nossos investimentos.

Primeiro, a idéia de Graham quando sugeriu que o pequeno investidor tivesse metade da carteira em ações e outra metade na renda fixa, era de minimizar os riscos inerentes ao investimento em ações. Vale lembrar que ele foi um dos investidores que sobreviveu ao crash de 1929.

A idéia da ter entre 10 e 30 ações diferentes da carteira também tem a ver com o risco das ações. Uma quantidade maior de ações significa riscos diluídos. Conheço investidores que têm entre 20 e 30 ações na carteira, e fazem acompanhamentos quase diários, acompanhando notícias, releases e etc. Acredito que cada investidor deve definir o que é melhor pra si. Com base na minha experiência, mais do que 10 ações faz com que o acompanhamento seja muito trabalhoso. Como aqui no Brasil o trabalho de conseguir as informações das empresas, e colocá-las num formato que podemos analisar, leva tempo, nesse quesito a minha opinião é de que “menos é mais”.

tecnicas de investimento de Benjamin Graham- margem de segurança 0 Seu Guia de InvestimentosOs critérios dos múltiplo Preço/Lucro e Preço/Patrimônio  têm a ver com a idéia da margem de segurança, um dos conceitos centrais da técnica de investimentos de Graham. A base dessa idéia é a de que o investidor deve apostar em boas empresas que estejam com preços momentaneamente abaixo daquilo que seria considerado o preço “justo”.

 

 

Vale a pena utilizar a estratégia de Graham para investir em ações?

O idéia que está por trás de todos esses conceitos e parâmetros criados por Graham é a de que empresas com um bom histórico de performance são capazes de produzir bons resultados no futuro. É claro que junto dos critérios estabelecidos pelo Graham, investidor deve incluir os seus próprios critérios. Eu gosto de olhar para o futuro, ler os relatório anuais de vários anos, entender os projetos nos quais as empresas investem, e com isso tentar descobrir pra onde a empresa está caminhando. O método criado por Graham é um dos mais brilhantes já criados e pode ser utilizado como um filtro para escolher empresas para investir. Por isso, vale a pena se aprofundar nos livros de Graham.

Mas o que deve dizer se uma ação é promissora ou não deve ser somente o passado, mas também o futuro. Coisas como por exemplo: novos investimentos, novos projetos, reinvestimento de lucros e corte de dividendos, expansão à custa de dívidas e coisas do tipo. Essas ações que citei como exemplo podem trazer impactos nos resultados da empresa, e nos lucros do investidor, que dependem dos dividendos e do preço da ação.

Se você adota uma técnica para escolher ações e que compartilhar sua experiência, ou gostou da técnica de Graham e quer dividir sua opinião, deixe um comentário! Dividindo o que sabemos aprendemos sempre mais!

Recomendo a leitura:

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

6 comentários

  1. Gisele, tudo bem?

    Baseado nos princípios de Graham, voce encontra muitas empresas na realidade brasileira? Chegou a apresentar algum artigo com um exercício seguindo estes princípios? Por exemplo, ao analisar uma determinada empresa (Petrobras, Vale, Itau, etc), qual delas possui todos os atributos que Graham prega?

    Um abraço e parabéns pelo blog.

    • Olá Gean, tudo bem?

      Eu ainda estou preparando artigos para falar sobre as técnicas de Graham na prática, infelizmente devido ao meu curto tempo, os artigos vão sendo publicados aos poucos.
      Mas em breve irei publicar mais artigos práticos sobre análises de empresas :-)!

      ABraços!

  2. Rogério

    Parabéns pelo excelente site.
    Uma dúvida: como obter os balanços das empresas nos últimos 10 anos? Vc conhece algum site?
    Obrigado

    • Oi Rogério!

      No site fundamentus tem esses dados em tabelas excel. É o que eu uso mais pra consultar.
      Abraço!

  3. Jefferson

    o Google Finance fazia esses cálculos, porem mudaram o layout da pagina e nao conseguimos mais filtrar.
    Conhece algum outro site gratuito para aplicarmos esses filtros de Graham?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend