O índice Beta é um dos mais importantes indicadores para quem investe em ações. Se você ainda não investe em ações e quer aprender como começar este investimento baixe o meu e-book “Guia 3 Passos pra Começar A Investir em Ações Já”, clicando aqui. Você também pode baixar o meu e-book na parte de baixo desta mesma página!
O índice Beta é um indicador muito utilizado no mercado financeiro para medir a volatilidade de uma ação. Volatilidade é uma medida de risco de investimento, que mostra à quantas unidades de risco o investidor está exposto na medida em que o mercado oscila. Ou seja, quanto o preço da ação vai variar, quando os mercados subirem ou descerem. Quanto maior for o índice Beta, maior a variação e maior o risco!
E o que o índice Beta quer dizer?
Se Beta mede risco, vamos entender melhor o risco do investimento em ações. São dois os tipos de risco pra quem investe em ações:
- Risco sistemático: é o risco do mercado, afeta todas as ações;
- Risco não sistemático: é o risco que dependa da empresa. Pode ser minimizado pela diversificação.
O índice Beta mede a parcela de risco não sistemático, que é a parte do risco pelo qual o investidor recebe quando investe numa ação. Se você ainda não está familiarizado com o conceito do risco dos investimentos, (clique aqui).
O indice Beta é uma estimativa, com erro medido pelo desvio padrão (relacionado ao índice de confiança escolhido). O Beta real, dependendo do desvio, pode estar próximo ou longe do beta estimado.
O índice Beta deve ser utilizado com base em comparações. É parecido com o processo de avaliar a rentabilidade de um investimento.
Como calcular o índice Beta?
O índice Beta é calculado da seguinte forma:
No Excel, você pode utilizar a função “=inclinação” e selecionar a série de retornos da ação e do mercado, e da mesma forma terá o Beta. Esta função calcula o coeficiente angular da reta da regressão entre as duas séries de dados selecionadas.
Algumas palavras finais sobre o índice Beta
Geralmente, quando se fala do Índice Beta de uma ação, é comum vermos este número ser tratado como um realidade, mas vale lembrar que o Beta é uma estimativa da realidade. O índice beta é uma maneira de estimar, utilizando dados passados, o possível comportamento do preço de uma ação no futuro. Ele é um indicador importante sobre a volatilidade dos retornos da ação de uma empresa; que você deve levar em consideração antes de investir. Não esqueça de verificar sempre quais foram as premissas assumidas para o cálculo do Beta que você estiver avaliando.
O índice Beta de uma ação também reflete algumas condições importantes das empresas, tais como o seu grau de endividamento, alavancagem operacional, e o risco dos projetos nos quais ela investe. Quanto maior a força destes fatores, mais a empresa será suscetível às oscilações dos mercados. É muito comum analisarmos estes fatores dentro da Análise Fundamentalista de Empresas.
Ao montar uma carteira de ações, avaliar os Betas permite que o investidor possa escolher ações com menor volatilidade. Para montar uma carteira de investimento com ações é preciso considerar outros fatores também. O Beta mede volatilidade de preço, e não considera dados importantes como o retorno esperado ou valor intrínseco da ação. Por isso, sempre que você analisar o Beta de uma ação, procure analisar outros dados em conjunto também, pra ter uma visão bem ampla do comportamento do preço daquela ação que te interessa.
Se você é um investidor iniciante e quer aprender mais sobre como investir em ações, recomendo que comece por aqui: Mini-Curso Como Investir em Ações!
Caso tenha ficado alguma dúvida e sugestão ou queira compartilhar sua experiência conosco, deixe um recado, essa troca de conhecimento é excelente para todos nós.
Gostou deste artigo sobre o índice beta? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta!
Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:
Recomendo a leitura:
- Mini-Curso Como Investir em Ações 1: O investimento em ações é para todos?
- Benjamin Graham e o investimento em valor
- Análise técnica de ações: o que é e como funciona
- Dicas de como investir na Bolsa de Valores
- Bolsa de Valores: o que é e como funciona
- Mini-curso Desvendando o Tesouro Direto 1: O que é o Tesouro Direto?
- *Novos Artigos*: acesse aqui a página principal e fique por dentro dos novos artigos do site
[magicactionbox]
Oi Gisele… acabei de descobrir o Índice Beta!
Excelente artigo.
Vou baixar seu guia sobre investimentos…
Olá Patricia! Obrigada pelo comentário!
Fico feliz que o artigo sobre o indice Beta tenha sido útil!
Um grande abraço!
Olá, Gisele.
Parabéns, esse é o melhor artigo sobre o Índice Beta que eu li. Você foi direta ao ponto, sem blá blá para complicar as coisas.
Seu site é excelente.
Olá Ramiro!
Agradeço sua participação no site!
É muito bom saber que este artigo sobre o índice Beta esteja ajudando você!
Abraços!
Ola
gostei do seu site , ótimo para iniciantes ou curiosos entenderem como funciona a bolsa de valores, não posso falar dos investidores pq não entendo nada ainda
ainda estou procurando uma base para iniciar, por enquanto ainda é tudo um monte de números e cifras
estou lendo o seu mini curso, mas ainda não me achei para ter uma base de conhecimento ou de informação que eu consiga me sentir confortavel
Olá Jorge!
Entendo a sua situação. Quando eu comecei a investir em ações também tive as mesmas dificuldades. Parece que é muito complexo. Mas dando um passo de cada vez tudo vai clareando. Quais seriam as suas principais dificuldades, com relação ao investimento em ações?
Ola, obrigado por responder
bem, dificuldades eu tenho todas, mas como vc falou tem que ser um passo de cada vez
mas como foi com o excel eu tenho que assimilar o conteúdo para aprender
eu baixei o historico de cotações do bm, está em txt e importei para o excel,
mas não entendi muito bem a separação usada e como definir cada campo
quero ter um banco de dados da bolsa para analisar padrões de oscilação
sei que tem certas áreas que tem movimentação dependente da epoca principalmente as de setor tecnológico e não tem como comparar com um histórico, mas isso pode me ajudar a entender como funciona
pelo grafico de preço de algumas que vi percebi que tem muito fator de especulação e de emoções envolvidas
se vc souber onde tem um banco de dados que eu possa baixar e como classificar, primeiramente eu quero cruzar dados, tipo setor industrial e energético
Até, e obrigado pela atenção
Olá Jorge,
Acho que analisar os dados de histórico das empresas pra tentar identificar padroes ou tirar conclusões é um pouco difícil e complexo, e pode tomar muito tempo. Aqui no brasil não existe um banco de dados organizado e gratuito. Tem algumas corretoras e outros tipos de empresas que oferecem serviços com alguns dados já organizados, mas não são muitas e elas cobram caro. Os dados da Bovespa são assim mesmo, um pouco difíceis de trabalhar a primeira vista. Uma forma de simplificar este tipo de análise é fazer o caminho contrário: ao invés de partir do todo pra chegar em alguma conclusão, o melhor é você partir do específico. Se você já souber o que procura, fica mais fácil analisar os dados. O ideal seria você já ter em mente os dados que quer analisar, tipo receita operacional, ou os indicadores fundamentalistas que você quer analisar, e montar sua planilha com base nisso. Pra saber dados de algum setor, você pode somar as empresas daquele segmento, ou procurar esta info nos relatórios das próprias empresas, pois muitas fornecem esse tipo de informação. Uma coisa que ajuda muito é ler os relatórios das empresas, elas falam muita coisa interessante neles, e ajuda muito nas análises…
Espero ter ajudado,
Abraços!
Obrigado, deu para pegar um pouco
sobre a planilha eu já tenho ela pronta,
apenas vou importar os dados classificar e montar um banco de dados, a planilha é apenas de controle, o banco de dados vai ser próprio como o Postgree SQL
não é bem para achar padrões, é para “mostrar” os padrões
Tipo, se custo da energia subiu ela vai filtrar e mostrar todo o comportamento da bolsa no mesmo período histórico de quando teve outros aumentos,
comparando com períodos de queda e analisando com pós períodos até uma estabilização se tem os setores que são diretamente afetados e o peso, fora a margem que afeta diretamente outros setores, com isso se poderia prever os efeitos avalanche como uma crise na bolsa.
o banco de dados não vai ser apenas da bolsa, sendo que o da bolsa informa como está indo de maneira geral cada setor da economia.
também vai ter bancos de outra áreas como o clima que infelizmente tbm não consegui.
mas obrigado pela ajuda, vou tentando aqui dar um prosseguimento na ideia .
Até e muita sorte aí.
Olá Jorge!!
Eu entendi o que você vai fazer. É um pouquinho trabalhoso né? Trabalhei muitos anos com bancos de dados, inclusive SQL, e sei como trabalhar com dados para extrair informações pode ser um desafio…
Boa sorte! Volte no site pra dividir sua experiência com seus investimentos!
Um abraço!
muito bom gostei muito deste artigo, um abraço
Ola Antonio,
que bom que gostou deste artigo sobre o ìndice beta! Espero que seja útil em sua caminhada com investimentos!
Abraços!
Gisele;
Boa tarde;
Fiz o calculo com varias ações, mas em uma delas (CVCB3) foi apresentado um resultado de Beta negativo. Saberia me responder o que significa???
Obrigado.
Olá André!
Sim, o beta negativo indica correlação negativa entre o movimento do índice da bolsa e o preço da ação em questão.