10 razões porque você ainda não ficou rico – parte II

10 razoes porque voce ainda nao ficou rico ou se tornou um investidor de sucesso - dinheiro - Seu Guia de InvestimentosNo artigo anterior eu comecei a falar sobre as razões que levam muitos investidores a não terem sucesso com suas estratégias de investimento. Vamos ver a continuação agora!

6. Você diversifica demais ou “de menos”

Outra razão pela qual muitos investidores não alcançam sucesso: falta de equilíbrio na hora de diversificar. Há muitas teorias sendo vendidas hoje sobre como diversificar seus investimentos. Há quem diga que a melhor forma pra se diversificar é investir em ETFs. Outros dizem que é melhor investir em fundos multimercado.

Não existe uma recomendação ótima, porque isso vai depender do volume de capital e perfil de cada investidor, mas geralmente o ideal é ter o capital dividido em pelo menos três tipos de investimentos diferentes. A ideia da diversificação está relacionada ao risco por isso cada investidor precisa entender os riscos aos quais seus investimentos estão expostos para poder acompanhá-los e escolher quais se adequam mais ao seu perfil.

7. Você não tem paciência para investir

10 razoes porque voce ainda nao ficou rico ou se tornou um investidor de sucesso - paciencia 2 - Seu Guia de InvestimentosQuerer enriquecer da noite para o dia é outro motivo pelo qual muitos investidores não conseguem alcançar o sucesso e ficarem ricos. As duas principais emoções relacionadas a isso são o medo e a ganância. Todo investidor consciente precisa saber que, pra conseguir identificar as oportunidades que o mercado apresenta e chegar a algum lugar investindo é preciso tempo. Se deixar levar pela ganância de querer conseguir ganhar dinheiro rápido ou pelo medo de perder dinheiro são os caminhos que levam ao fracasso.

8. Você não consegue identificar o que realmente importa nos investimentos

Sempre falo em meus artigos sobre a importância dos custos de transação nos investimentos. Muitas vezes, deixar de pensar nesses custos pode levar o investidor a a não enriquecer nem alcançar o sucesso. Mas é preciso ter bom senso. Muitas vezes não é uma taxa de 0,1% que vai te deixar menos rico, mas sim o desempenho da sua carteira como um todo, e sua competência em administrar seu dinheiro.

Existe uma grande diferença entre prudência e avareza. Outro ponto importante é não saber o que realmente faz um investimento performar. Pra investir bem não é preciso saber milhões de teorias  de finanças. O importante é entender o plano maior das coisas. No mercado financeiro aquele que consegue pensar sobre finanças e entender o que faz sentido e o que não faz ganha mais dinheiro. Não é uma questão de idealismo ou correntes de pensamento. Algumas estratégias de investimento são mais eficientes do que outras, o importante é identificar aquela gera mais lucro.

9. Você não adquiriu conhecimento suficiente pra investir

Esse é outro motivo pelo qual muitos investidores além de não alcançarem sucesso ou enriquecerem, acabam se tornando presas fáceis para vendedores de cursos do tipo “Enriqueça gastando apenas 5 minutos por mês”. Não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro.

Se você não estudar sobre o mercado financeiro o suficiente para conseguir tomar suas decisões, pode acabar ficar nas mãos de algum “guru” que fala sobre como investir. Pra ganhar dinheiro investindo é preciso saber o que você está fazendo e porque está fazendo. Se você não tiver conhecimento suficiente para investir é melhor separar um tempo para estudar e só começar quando estiver preparado.

10. Você não dá a importância devida pro seu dinheiro ou suas finanças

10 razoes porque voce ainda nao ficou rico ou se tornou um investidor de sucesso - economizar - Seu Guia de InvestimentosExiste um ditado que diz “Se você maltratar seu dinheiro ele vai embora e não volta mais”. É por esse motivo que muita gente não consegue acumular dinheiro com investimentos. Pra se chegar a algum lugar é preciso planejamento, paciência e esforço. Um exemplo disso é quando você recebeu um aumento de salário. Se você não estiver controlando seus gastos pode ser que em pouco tempo fique com a impressão que tem menos dinheiro do que tinha antes de receber o aumento. Se você maltratar o seu dinheiro, pode acreditar que ele não volta mais.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend