Onde investir na crise? Aprenda com o investidor que lucrou na crise Grega

Onde investir na crise - exemplos de quem aprendeu com a crise Grega - Seu Guia de Investimentos 1No artigo de hoje vou mostrar o que podemos aprender com o único investidor que lucrou com a crise grega de 2015!

E se você está começando seus investimentos, aprenda como com meu ebook SUPER Tecnica de Investimentos! Baixe ele clicando aqui.

Aprendendo a investir na crise: quem é Antoniadis Vasileios

É muito bom que quem quer aprender a investir na crise conheça o exemplo de investidores de sucesso. Esse é o caso de Antoniadis. Hoje ele tem hoje 45 anos, mas ele começou sua carreira com investimentos em 1994, trabalhando na NBG Asset Management, primeira empresa grega de administração de capital de terceiros, e que faz parte do Banco Nacional da Grécia. Ele também trabalhou como CIO (Chief Investment Officer) na empresa Marfin MFC, que hoje é conhecida pelo nome de CPB Asset Management.

Atualmente ele trabalha como CIO na empresa Metlife Inc., e é responsável por administrar o fundo MetLife MFC, que possui cerca de 19,3 milhões de euros em patrimônio.

Aprendendo a investir na crise: rentabilidade mesmo na crise grega

Aprender como investir na crise pode não parecer uma tarefa fácil, mas Antoniadis Vasileios mostrou que isso é possível. Ele conseguiu o que a maioria dos investidores duvidada que pudesse acontecer: rentabilidade real positiva mesmo durante a crise Grega. Quem acompanhou os noticiários de julho deste ano ficou sabendo do risco que a Grécia enfrentou de deixar a zona do Euro, devido ao não pagamento de empréstimos contraídos junto ao FMI, Banco Central Europeu e diversos outros credores internacionais.

Além de não ter os recursos pra conseguir pagar suas dívidas, a Grécia também tem uma economia bastante fechada, e as empresas gregas não possuem grandes vantagens competitivas, o que deixa o cenário pra quem investe ainda mais difícil.

Mas, mesmo nesse cenário, Antoniadis conseguiu alcançar rentabilidade de 4,8% até agosto de 2015, na contramão da maioria dos fundos de investimento gregos, que em média perderam 15% de seu valor em 2015.

Onde investir na crise - exemplos de quem aprendeu com a crise Grega - estratégia 2 - Seu Guia de Investimentos 1Aprendendo a investir na crise: a fórmula de sucesso de quem sabe investir na crise

Ter boa rentabilidade sabendo como investir na crise foi o que conseguiu Antoniadis. E ele atribui o sucesso de sua estratégia a escolhas simples, e ao fato de estar constantemente aprendendo com os seus erros e suas decisões. Ele também acredita que sua estratégia de investimento nada tem de especial, e é muito óbvia.

No ano da crise, Antoniadis identificou ações que mais seriam afetadas pelos problemas gerados pela crise financeira Grega, como ações de Bancos (os mais prejudicados com a crise financeira Grega), e ações empresas de consumo (varejo), e evitou o investimento nestas empresas. Ao mesmo tempo, ele buscou investir em empresas que estivessem com preço inferior ao valor justo (pra saber mais sobre a estratégia de investimento em valor, leia este artigo). Ações de empresas que possuissem perspectivas de crescimento dos lucros e fluxos de caixa descentes, pouca ou nenhuma alavancagem financeira, e que estivessem com desconto no preço com relação ao valor, com múltiplos de análise fundamentalista de apenas 1 dígito, eram as escolhas de Antoniadis.

Além de realizar boas escolhas, Antoniadis também manteve a calma e não mudou nenhuma posição da sua carteira quando explodiu a crise Grega, mesmo enquanto a maioria dos investidores tentavam tirar os seus investimento do país.

Aprendendo a investir na crise: o que podemos aprender com a crise grega pra investir durante a crise econômica brasileira

Onde investir na crise - exemplos de quem aprendeu com a crise Grega - checklist 2 - Seu Guia de Investimentos 1Investir durante uma crise econômica e ter boa rentabilidade não é tarefa fácil, mas com o exemplo de Antoniadis Vasileios, vemos que também não é algo impossível de ser feito. Então, o que podemos aprender com o exemplo de Antoniadis pra melhorar os nossos investimentos na crise econômica brasileira?

Na minha opinião, a primeira coisa é sempre manter a calma, e não tomar nenhuma decisão precipitada. É muito mais provável que nós tomemos uma decisão errada quando estamos muito ansiosos, do que quando decidimos com calma.

O segundo passo é tentar compreender o cenário econômico brasileiro. Pode parecer que fazer isso seja muito difícil ou  complexo, mas quando estamos diante de um problema que parece difícil, a melhor forma de resolvê-lo é quebrá-lo em pequenas partes. No caso da economia brasileira, alguns indicadores econômicos podem ser analisados para avaliar os setores que podem ser prejudicados ou favorecidos pela crise, tais como: Taxa Selic, câmbio atual e câmbio futuro, expectativa de crescimento do PIB, crédito, dentre outros. Com algumas análises é possível identificar setores que irão sofrer mais ou menos com a atual situação econômica e evitá-los. Também é possível identificar as empresas que tenham boas expectativas de fluxos de caixa futuros, sendo negociadas com  uma “margem de segurança”, como diz Benjamin Graham.

Por isso, não se desanime diante da crise econômica brasileira. Ela está aí, mas durante a crise podem surgir oportunidades de investimento em ações de boas empresas que estejam sendo negociadas com bons descontos!

Gostou deste artigo sobre como investir na crise aprendendo com Antoniadis Vasileios? Compartilhe com seus amigos, e vamos ajudar a educação financeira a atingir cada vez mais pessoas!

Recomendo a Leitura:

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

6 comentários

  1. misael da silva

    Olá Gisele, bom esta fazendo parte do seu facebook.
    Gostaria de dizdr que gostei muito o tema de hoje.
    As empresas do Brasil deste ano e do ano que vem estaram muito abaixo do mercado. Principalmente de contruçao e mineraçao, ( nao vale a Petro pois esta ruim faz um bom tempo), na minha mera opiniao.
    Entao estou comprando empresas como Itub e Abev, eestou estudando para investir em FII ( Edga11).
    Obrigado por tudo.

    • Olá Misael!

      Que bom que está gostando das publicações do Face! Fico feliz que esteja conseguindo avançar em seus estudos sobre seus investimentos e sobre as ações, fique a vontade para dividir suas experiências com seus investimentos aqui no site!
      Abraços!

  2. Misael da Silva

    Boa tarde.
    Gostaria de dividi ninha pq. esperiência, da petro comprei pois foi indicaçao do meu colega que já tinha um pouco de experiência como não sábia de nada foi na onde dele ( nao culpo), mas perdi dinheiro foi pouco, tinha na época TD, depois disso a cada empresa que compro ou esta no meu radar pesquiso muito, sei que nao irei acerto todas mas dimuir os erros vendi todas era menos de 150 ações, e outra ações era da GETI que mudou de ON E PN para forma UNIT. que para mim nao vale a pena neste estilo para os acionistas, entao foi outra vendida, mas nesta gamhei um pouco de dinheiro.( nao sou TRADER), a cituação me estava no meu lado.
    Hoje tenho : ABEV, CIELO, VALE, ETER, ITAU, GRDN, estou montano minha carteira estou indo aos poucos, para tenta recuperar o tempo perdido na minha vida.
    Agradeço muito a Gisele por se dedica e ensina sob investimento.
    Obrigado.

    • Olá Misael!

      Que bom ver a sua experiência e evolução com investimento, especialmente em ações! Parabéns por estar sempre evoluindo, estudando e desenvolvendo os seus investimentos!
      Aos poucos você vai ir conseguindo afinar cada vez mais os seus métodos, e obter rentabilidades cada vez melhores! Sempre que possível, passe aqui no site pra dividir suas experiências que iremos trocar informações!
      ABraços!

  3. Ana Roteiro

    Olá Gisele!

    Gostaria de saber sua visão sobre quanto tempo essa crise ainda irá durar.. sei que é uma pergunta vaga e nem uma cartomante conseguiria responder, mas aceitaria um “chute” hehe

    bjs!

    • Olá Ana!

      É bem difícil conseguir dar uma resposta certeira, tudo vai depender de que tipo de medidas o governo irá tomar do momento atual em diante. Muitos economistas acreditam que em 2017 as coisas vão começar a melhorar, mas eu duvido um pouco…

      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend