Conceitos Básicos – como investir I: O que é investir?

Conceitos básicos sobre como investir dinheiro I - o que é investir 5

Esta é uma série de artigos com Conceitos Básicos sobre Como Investir! No artigo de hoje você vai aprender a primeira e mais importante coisa a se saber quando se investe: O que é investir!

Se você tiver também o interesse de aprender mais sobre o investimento em ações, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

O primeiro passo para aprender como investir seu dinheiro é entender “O que é investir”

Pode parecer estranho que o primeiro passo para aprender como investir seja entender “o que é investir”. Mas esse é um dos passos mais importantes que você precisa dar pra entender investimentos. A primeira coisa que você deve fazer para aprender como investir bem o seu dinheiro é colocar as coisas na perspectiva certa.

Quando você vai ao Banco pra tirar uma dúvida sobre algum investimento, ou porque finalmente decidiu investir numa LCI, com certeza fica com a impressão de que vai “comprar” alguma coisa, não é? Ou que o Banco está oferecendo uma oportunidade que você não pode perder. Na verdade muitas pessoas também ficam com esta impressão. Quando estamos aprendendo como investir nosso dinheiro, passamos por isso. Mas na verdade, isso é proposital. Os Bancos vendem seus investimentos como oportunidades que seus clientes não podem perder.

Bancos só existem porque existe o dinheiro de seus clientes. Quando você coloca seu dinheiro no Banco, ele utiliza este dinheiro para oferecer a seus clientes os produtos que ele comercializa, como talão de cheques, conta corrente, financiamentos e etc. É através desse dinheiro que o Banco pode oferecer esses produtos financeiros. Exemplo: quando você investe num Fundo de Investimento, o Banco pega o dinheiro que você colocou e investe em outras coisa, como ações, Títulos do Governo, etc. O resultado destes investimentos são os juros que você recebe todo mês. E o Banco cobra pra fazer isso através da taxa de administração ou taxa de performance.

Um exemplo prático: Investir em Fundos Imobiliários x Comprar um Imóvel

Muitas pessoas que estão começando a aprender como investir seu dinheiro imaginam que investir em Fundos Imobiliários é a mesma coisa que comprar imóveis. Mas eu explico neste artigo que isso são duas coisas diferentes.

Pense na compra de um apartamento: você adquire um bem e fica responsável pela manutenção de sua parte elétrica, encanamentos, pintura e etc. Você também precisar pagar os impostos como o ITBI na compra, e o IPTU, etc. Você vai ganhar dinheiro se você decidir alugar seu apartamento ou se vender ele a um preço maior que o da compra.

Quando você investe num Fundo Imobiliário, os imóveis são do Banco ou a instituição que está administrando o Fundo. A administradora fica responsável pela manutenção dos imóveis, cobrança de aluguel dos inquilinos, etc. Quando você compra cotas de um fundo imobiliário você empresta seu dinheiro para que a administradora invista em imóveis no seu lugar. O foco do investimento é o mercado imobiliário, mas não se engane: o que você tem em mãos é um investimento como qualquer outro. 

Aprendendo como investir Dinheiro: o que significa por seu dinheiro em um Fundo Imobiliário

Abaixo eu montei dois diagramas bem simples para ilustrar esta ideia. Veja na imagem abaixo uma ilustração que demonstra o que acontece quando você investe em um Fundo Imobiliário:

Conceitos Básicos sobre como investir dinheiro - O que é investir - Fundos -Seu Guia de Investimentos

Aprendendo como investir dinheiro: o que significa por seu dinheiro em um Título do Governo

Nesta outra imagem, veja o que ocorre quando você investe em um Título Público Federal, como uma NTN-B ou uma LFT:

Conceitos Básicos sobre como investir dinheiro - O que é investir - Títulos -Seu Guia de Investimentos

No próximo artigo explicarei um importante conceito pra quem quer aprender como investir: a inflação

Gostou deste artigo sobre como investir seu dinheiro? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


&nbsp
Artigos da Série Conceitos Básicos sobre Como Investir Dinheiro:

  1. O que é investir: aprenda a colocar os investimentos na perspectiva certa (Você está aqui)
  2. A importância da inflação nos seus investimentos
  3. A importância dos juros nos seus investimentos
  4. Os Riscos dos investimentos
  5. Custos de transação dos investimentos
  6. *Novos Artigos*: acesse a página principal e leia os novos artigos e as melhores notícias sobre investimentos

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

19 comentários

  1. André Marques

    Olá Gisele, estou começando a ler seu site agora! Gostei muito do artigo explica muito bem o que é investir pra iniciantes!!

    • Gisele

      Olá André! Obrigada pelo comentário! Continue acompanhando o Site!

      Abraços,

  2. Euzira Silva dos Santos

    Eu nunca imaginei que pra investir precisava aprender tudo isso. Estou achando bom sua pagina sempre quis aprender mais sobre como investir mas tive muita dificuldade, o que a gente acha na internet é muito difícil parece que estão falando só para quem ja entende. Obrigada

    • Gisele

      Que bom que gostou Euzira,

      Continue acompanhando o site!
      Abraços!

  3. marcio hippolito

    Olá GISELE !
    Muito interessante seus comentários e a maneira simples de explicar.

    Parabéns.

    • Gisele

      Olá Marcio,

      Obrigada! fico feliz que gostou do artigo =), continue acompanhando o site!

      Abraços!

  4. wolney

    Estou pensando em começar a investir. Mas sou totalmente leigo no assunto. Qual o melhor investimento para começar. Obrigado

    • Olá Wolney!

      A sua dúvida é muito comum! Muita gente me faz a mesma pergunta que você me fez, e muitos investidores que estão começando também tem esta mesma dúvida.
      Não tem muito como eu falar pra você exatamente o que você deve fazer, pois tudo vai depender do seu perfil de investimento, do retorno que você quer ter sobre esse investimento, e do tipo de renda que você está buscando. A renda fixa pode ser uma boa opção, mas dentro da renda fixa há inúmeros investimentos que podem ser adequados pra você.

      Por isso, eu recomendo que você baixe o meu ebook! Com ele você vai aprender como funcionam os diversos tipos de investimentos e vai entender tudo que você precisa pra dar os seus primeiros passos com investimentos.

      Baixe ele aqui.

      Recomendo também que você leia o meu artigo “Melhor investimento com alto retorno e baixo risco“.

      Há também muitos artigos aqui no site que podem te ajudar. Sugiro também ler todos os artigos que fazem parte desta mini-série “Conceitos Básicos – Como Investir”.

      Bos sorte e seja bem vindo ao mundo dos investimentos!
      Um Abraço!

  5. vera lucia

    ola gisele gostei muito da sua explicao,sou iniciante ,e estou querendo investir,

    • Olá Vera!

      Obrigada pelo comentário, fico feliz que esteja gostando das explicações do site. Espero que os artigos sejam úteis na sua caminhada com investimentos. Aqui você encontra bastante conteúdo que vai te ajudar nos seus primeiros passos.
      Boa sorte!
      🙂

  6. Markao

    Muito bom Gisele parabéns

  7. Paola

    Obrigada Gisela, as explicações são claras e fáceis de entender. Amei!

  8. Sérgio

    Gisele parabéns pelo site e obrigado, você faz um belo trabalho por aqui, acompanho seu site há pouco tempo, e ele possui um conteúdo ótimo, você utiliza uma linguagem de fácil entendimento a todos com uma excelente didática para leigos como eu. Detalhe: Ainda não estou investindo, só aprendendo sobre, estudando formas e métodos de investimentos, pois sou novo nesse ramo, mas com certeza seus cursos e artigos vão me ajudar em um futuro próximo a “investir melhor e com mais consciência”.

  9. JOÃO BATISTA BERNARDO

    Boas explicações. Estou começando agora a buscar conhecimento sobre investimentos. Gostei muito da forma como você explica.

  10. Sergio Arai

    Oi Gisele,
    Sou empresário e antes desse escândalo do Temer, vendi um imóvel de alto padrão e agora estou o resultado da venda disponível, temporariamente em aplicações financeiras de alta liquidez.

    Em que me sugere aplicar?

    • Olá Sergio,

      Você pode aplicar em bons fundos de investimento, uma parte em Tesouro DIreto, e uma pequena parte em ações. Mas precisaria pensar em algumas estratégias para o seu capital. Voce ja possui conta em alguma corretora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend