Os seus investimentos e o que esperar em 2015?

2015 o ano dos novos investimentos - seu guia de investimentos

2015 tem se mostrado um ano desafiador: queda na bolsa, alta do dólar, perda do grau de investimento! Onde investir? Veja algumas dicas de onde investir em 2015 no artigo de hoje! 

Mas antes, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Investir em 2015 com a Alta dos Juros básicos da economia é vantagem?

Depois que Joaquim Levy assumiu o Ministério da Fazenda (em 08/12/14), o mercado financeiro se acalmou um pouco. Levy já era conhecido pelo rigor com que trata as questões fiscais (seu apelido quando foi secretário do Tesouro Nacional em 2003 no Governo Lula era “mãos de tesoura”).

Com Levy, o Governo tem tomado diversas medidas pra conter os custos e aumentar a arrecadação. A idéia é reverter o déficit nas contas públicas (ou trocando em miúdos, diminuir o rombo nas contas do governo).

Você pode estar se perguntando “O que é que tudo isso tem a ver com meus investimentos em 2015?”. Na verdade, tem tudo a ver! Pra quem quer começar investindo na renda fixa em 2015, a boa é que os juros deverão permanecer altos como consequência dos ajustes.

Mas não se engane, com inflação alta a renda fixa pode nem sempre é bom negócio. Pra entender o efeito da inflação nos investimentos, clique aqui. Quando a inflação é alta, mesmo com juros altos, o ganho real costuma ser baixo. Pra entender o que é o ganho real de um investimento, clique aqui.

Câmbio: a alta do Dólar E sua influência para seus investimentos em 2015

O preço do petróleo teve quedas sucessivas e acumulou redução total de 38% entre janeiro e junho de 2015, ficando próximo dos US$ 60. Esse movimento transferiu parte da renda dos países vendedores aos compradores e trouxe ainda outros poréns.

De acordo com Thomas Porcher, economista e professor da Escola Superior de Gestão de Paris (ESG), essa é uma estratégia adotada pela Arábia Saudita com objetivo de inviabilizar produção interna de petróleo de seus clientes (e que concorrem com a sua venda) como a produção do Petróleo de Xisto nos EUA que tem um custo de produção entre US$ 70 e 80.

E o que isso tudo tem a ver com seus investimentos? Tudo o que envolve o preço do petróleo afeta a economia mundial em larga escala já que grande parte das fontes de energia do mundo dependem do petróleo.

A China e os seus investimentos em 2015

Há também a desaceleração no crescimento da China, que caiu de cerca de 12% em 2010 para ficar próximo dos 7% nos últimos dois anos. Dá uma olhada no gráfico abaixo (passe o mouse acima da linha para ver os valores da taxa em cada ano):

 

Data from World Bank

E o que a China tem a ver com seus investimentos em 2015? A redução no crescimento da China provocou alteração no ritmo do crescimento de muitos países, já que ela é uma grande importadora de matérias primas e diversos outros produtos, e é uma grande cliente do Brasil. Um exemplo que mostra os impactos dessa redução é na produção de minério de ferro: a China é a maior importadora do minério brasileiro. Veja o preço das ações da VALE!

De acordo com economistas consultados pelo jornal El País, o motor do reaquecimento da economia mundial serão os Estados Unidos. Se você deseja investir em ações, perceba que muitas empresas serão impactadas por este cenário. O Dólar também tem relação com a inflação, que afeta a nossa taxa básica de juros Selic, e que afeta os investimentos da renda fixa.

Queda da Bolsa de Valores: oportunidades de Investimento à vista?

Por todos esses motivos, fazer bons investimentos em 2015 será um desafio. Os ajustes da política econômica vão impactar mais ainda o desempenho das empresas. 2014 foi um ano de rentabilidade negativa pra muitos investidores que apostaram na Bolsa de Valores através do índice Ibovespa. O índice acumulou, nos últimos 5 anos, queda nominal de 25%.

Ações como Petrobrás e Vale, que amargaram grandes quedas em 2014, devem começar a se recuperar no longo prazo. Vale a pena o investidor observar seu desempenho em 2015 e avaliar se há oportunidade de entrada nestes papéis neste ano. Veja mais sobre esse assunto clicando aqui.

Seus investimentos em 2015 e o Mercado Imobiliário

O-que-esperar-do-ano-de-2015-para-seus-investimentos-imoveis-mercado-imobiliario-2-Seu-Guia-de-InvestimentosApesar do cenário econômico pouco favorável para a economia, o mercado imobiliário deve continuar com preços elevados. Tem muita gente querendo comprar imóveis, e poucos imóveis quando comparamos com a quantidade de pessoas que precisam de moradia! O que estou falando? Demanda reprimida e mercado restritivo!

Se você pensa em fazer bons investimentos em 2015 e quer apostar nos imóveis, lembre que os impactos da inflação na renda da população, o aumento dos juros e redução do crédito facilitado pelo Governo somados a um ajuste no nível de emprego devém fazer de 2015 um ano difícil pra que quer investir em imóveis.

DICAS de investimento para 2015

A mais importante dica que eu poderia dar pra quem quer investir bem em 2015 (ou em qualquer outro ano) é apostar nas ações! Por incrível que pareça, ações podem ser investimentos seguros, rentáveis e bastante práticos! Aprenda mais sobre como investir em ações baixando meu ebook!

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE SEUS Investimento em 2015

Não fique desanimado com o artigo. É na crise que identificamos algumas oportunidades de investimento que muitas vezes, não aparecem quando tudo corre bem. Por isso, muita atenção! Fique ligado nos noticiários econômicos! Estude, leia jornais e livros… muitas vezes, o melhor investimento está nos lugares pra onde ninguém está olhando!

Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

4 comentários

  1. Willian Thalles Costa de Sousa

    Então Gisele,

    Você falou que neste período está muito bom para investir e pré-fixar os títulos, visto que em 2015 a uma tendência forte da SELIC ficar entre 12 e 12,5 %, mas penso que vencimentos desses títulos em 2017 LTN podem ser realmente uma boa se comprar com as taxas altas agora e em 2016 se manter mais contante o rendimento fica realmente bom. Mas o certo é investir ao poucos ao longo do ano esperando a SELIC alcançar os 12 % ??? Ou é melhor comprar agora??? Porque também se temos uma tendência de aumento da SELIC nesse exato momento é bom para comprar LFT’s porque tem uma com vencimento em 07/03/2017 a 0.0 % se temos uma perspetiva de alta em 2015 e a possibilidade reais de 2016 a SELIC mesmo que baixe será em um range muito pequeno, porque acho difícil o Brasil apresentar bons resultados logo em 2016. Visto isso o que tem a dizer sobre os investir aos poucos em LTN’s e comprar agora LFT’s ????

    Desde já agradeço, muito bom seu site

    • Olá Willian, obrigada pelo seu comentário!!

      Na verdade, nao disse que era melhor comprar a LTN (Tesouro Pré-fixado) na alta da selic, disse que o momento mais propício é o de transição de ciclos de alta pra ciclos de baixa. Entendeu? Eu prefiro esperar pra ver quando surgirão indícios de que a taxa de juros irá cair, o que não vai acontecer tão cedo.

      As LFTs (Tesouro Selic) são boas opções de investimento em cenários de alta dos juros, como estamos agora. Nesse ano com certeza os juros não cairão. São muitos ajustes a serem feitos na economia. O problema da demanda não será resolvido em um ano, nem o da inflação. Já há aumentos de impostos da vista (expliquei no artigo), há expectativa de ajuste na taxa de desemprego pra refletir um número mais realista, e há também expectativa de aumento da inflação devido aos reajustes que já estão sendo feitos, de preços anteriormente represados. Há muitos outros fatores do cenário mundial que também afetam essa conjuntura, mas vou publicando mais artigos pra falar sobre isso, pois acredito que suas dúvidas e indagações também podem ser a de outros leitores!

      Espero ter esclarecidos seus questionamentos! Um grande abraço!

  2. Willian Thalles Costa de Sousa

    Estou lendo em partes e comentando srsr. Quanto ao assunto Petrobrás, me formo esse ano em Engenharia de Petróleo e tive oportunidade em set/2012 e set/2014 de participar de um mega congresso da área no RJ chamado Rio Oil & Gas, no último dia de cada congresso a Graça Foster fez uma apresentação sobre os objetivos e metas de produção. Por mais incrível que seja no âmbito técnico pude perceber pela apresentação do ano passado que a Petrobrás alcançou todos os objetivos e metas colocados por ela, e ainda traçou os planos que estão sendo feitos agora para que em 2020 a empresa venha dobrar produção de óleo e a quem diga que vai mais que dobrar segundo alguns estudos.

    Diante disso, os fatos nos levam a refletir que o que não presta na Petrobrás é a gestão devido a cumplicidade com o governo onde a maior empresa brasileira se tornou um caixa de onde se podia tirar dinheiro a botão sem problema algum. Sendo assim não adianta a Petrobrás apresentar um base técnica invejável (sou da área e posso afirmar com plena certeza disso), mas a gestão (corrupção) estar correndo suas entranhas.

    Como a bomba já explodiu e todos os olhos estão voltados para a empresa nesse momento, é complicado que alguma robalheira absurda venha aparecer em um período de pequena a até médio prazo. Deve-se prestar atenção se vem ou não um aumento no preço da gasolina para que diminua o saldo negativo bem como abrindo as portas para a continuação dos planos para aquele patamar que falei logo acima de dobrar a produção em BPD para 2020.

    Concluindo rs. Acho uma boa, por mais pura ingenuidade minha (comecei agora a querer investir) comprar ações da Petrobrás, porque dificilmente teremos um cenário pior que esse, ( é claro que tudo que está pior pode piorar mais ainda, mas as probabilidades são menores para isso), e se a empresa continuar com seu excelente corpo técnico as chances são altas de ganhar dinheiro com as ações.

    Mas é claro que quem quer investir na Petrobrás tem que ficar de perto analisando em como se dá as medidas intervencionista por parte do governo nela, uma das é o aumento do preço dos combustíveis, que para mim será um ótimo indicador que as coisas irão melhorar para a empresa.

    O que vc acha Gisele?

    Posso estar completamente errado, e é por isso que quero aprender mais sobre esse negócio de investimentos comentando com vc aqui no site, tenho 20 anos e tenho tempo para bater cabeça com isso, só me falta o dinheiro. srsr

    Desde já agradeço.

    • Olá William, e obrigada pelo seu comentário!

      Gostei muito de seu comentário aqui no site, fico muito feliz por ver leitores bem informados como você participando, e isso me deixa mais satisfeita ainda com a iniciativa desse site, pois assim posso ajudar outros leitores e aprender com vocês também.

      Eu concordo com você em sua análise, e acredito que haverá recuperação no preço da ação da Petrobrás no longo prazo devido a capacidade de geração de fluxo de caixa, dos projetos de investimento e capex já feitos anteriormente pro longo prazo. Eu utilizo alguns indicadores pra analisar as empresas, e com base nos estudos que eu faço pros meus investimentos, apesar do preço da ação ainda estar em queda no ano, acredito na recuperação no longo prazo. O importante é identificar esse ponto de virada pra poder realizar bons investimentos no futuro.
      É muito decepcionante ver como uma empresa tão grande e sólida se transformou num meio pra que alguns políticos pudessem realizar seus objetivos, às custas da população brasileira. Uma pena mesmo. Nunca pensei que veria o preço da ação da PETR chegar tão baixo.
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend