Como investir dinheiro no curto prazo?

Como investir dinheiro curto prazo - Seu Guia de Investimentos

No artigo de hoje você vai aprender como investir o seu dinheiro no curto prazo, de maneira fácil e prática!

Mas antes de continuar, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

O risco de não investir seu dinheiro no curto prazo

Businessman Holding Out Empty PocketsTodo mundo algum dia já se perguntou o que deveria fazer com aquele dinheiro que vai precisar dentro de alguns meses. As vezes pode ser um dinheiro guardado pra uma viagem, ou para a compra de um carro ou até mesmo um imóvel. A maioria das pessoas não investe dinheiro no curto prazo. Mas deixar dinheiro parado sem render juros não é uma boa escolha! Então o que fazer?

Essa é uma situação muito parecida com a da reserva de emergência. A diferença é que, o dinheiro da reserva de emergência você não sabe exatamente quando vai utilizar. Por isso uma boa alternativa é investir ele no Tesouro Direto, em especial as LTNs (Tesouro pré-fixado) ou as LFTs (Tesouro Selic)  quando o prazo for inferior a 12 meses.

Sugestões para se investir dinheiro no curto prazo

Quando pensamos em investir o dinheiro dentro de um prazo de até 12 meses, a LFT (Tesouro Selic)  pode ser uma boa alternativa. Isso acontece porque a LFT (Tesouro Selic)  acumula sempre rentabilidade positiva em todos os dias do investimento, pagando a Taxa Selic. Outro ponto interessante é que ela geralmente apresenta preços de mercado com ágio (ou deságio) muito próximo de zero.

Quando pensamos em investir dinheiro no curto prazo, mas entre 1 a 3 anos, uma outra boa opção de investimento pode ser a LTN (Tesouro pré-fixado). Em geral títulos pré-fixados costumam ter retornos maiores que os pós-fixados neste horizonte de tempo, já que a liquidez é menor.

Data de vencimento dos investimentos no curto prazo

Se você optar por investir em LFTs (Tesouro Selic) porque precisará do dinheiro em, por exemplo, 12 meses, o ideal é comprar alguma LFT (Tesouro Selic) com vencimento superior ao prazo que você acredita que precisará do dinheiro, algo como 15 meses.

Se no entanto você optar por adquirir uma LTN (Tesouro pré-fixado) porque precisará do dinheiro dentro do prazo de por exemplo, dois anos, o ideal é também comprar o título com prazo mais longo, por exemplo dois anos e alguns meses.

A idéia de escolher um titulo com prazo ligeiramente maior tem como objetivo minimizar o impacto do imposto de renda na hora do resgate.

Imposto de renda quando se aplica dinheiro no curto prazo

No caso das LFTs (Tesouro Selic) que dei no exemplo acima, um prazo de três meses ou três anos maior que o prazo do resgate não apresenta tanto impacto assim. Já no caso da LTN na qual se precisaria do dinheiro em 2 anos, o ideal é conseguir pagar o mínimo possível de Imposto de Renda, ou seja, os 15% da tabela regressiva.

Resgate antecipado de títulos públicos

Quanto mais próximo for o resgate do título público do seu vencimento, menor é a probabilidade de prejuízo na data de resgate. Mas fique tranquilo, pois em geral tanto as LTNs  (Tesouro pré-fixado) e LFTs (Tesouro Selic) não apresentam prejuízo (em geral), pois ambos os títulos tem preços crescentes. Logo, a probabilidade de vendê-lo com preço maior que o adquirido é grande. 

O resgate antecipado de títulos públicos pode ser feito nos dias úteis, das 18:00 às 05:00, no pregão do Tesouro Nacional. Você pode conferir o preço pago em dois campos:

  • “Taxa venda”
  • “Preço de venda”

 

Veja estes dois campos destacados na imagem abaixo. Você também pode acessar os preços dos títulos na pagina do Tesouro Direto, neste link.

 Como investir dinheiro no curto prazo - Recompra de titulos - Seu Guia de Investimentos

Por isso, se você está em dúvidas sobre o que fazer pra investir seu dinheiro no curto prazo, fique atento: dois títulos públicos, as LTNs e LFTs, podem ser boas opções de investimento para você! Basta um pouco de conhecimento e entender como funcionam os títulos públicos para aproveitar os seus benefícios!

Gostou deste artigo sobre como investir seu dinheiro no curto prazo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:


Recomendo a leitura:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

17 comentários

  1. Adriano Macedo

    Creio que faltou uma informação essencial, que a taxa SELIC está muito alta no momento e provavelmente continuará assim, como já sinalizou o Banco Central, então a LFT vale muito mais a pena que a LTN.

    • Olá Adriano! Obrigada por seu comentário!

      Sim é verdade, é bem provável que a taxa Selic permaneça alta, sendo as LFTs mais vantajosas, você está certo!

      Abraços!

  2. André Marques

    Gisele,

    gostei muito deste seu artigo sobre como investir dinheiro no curto prazo, eu estou começando a investir e vou colocar dinheiro no tesouro direto! Obrigado e parabéns pelo site pois está bem legal!

    • Olá André e obrigada pelo seu comentário!

      Investir no curto prazo as vezes pode ser um desafio! Existem tantas opções de investimento que as vezes não sabemos como começar, mas tenho certeza que com um pouco de conhecimento você chega lá! Espero que esteja gostando das dicas de investimento do site! Boa sorte com o investimento no tesouro direto!
      Abraços!

  3. Misael da Silva

    Boa noite.
    Gisele.
    Gostaria de agradece por mais um artigo excelente, mas nesta reta final da eleição, como a atual presidente está na frente das pesquisas a taxa Selic continuará alta por um bom tempo. LFTs é ganho no futuro.
    Tenho uma pergunta como ficará os iniciantes na bolsa de valores.( se a Dilma ganha).
    Muito obrigado pelo seu tempo de ensina as outras pessoas.
    Deus te abençoe.

    • Olá Misael e muito obrigada pelo seu comentário! Sempre passando pelo site, muito bom contar com sua presença!

      Você está certo, a Selic continuará alta, a inflação dificilmente cederá tão cedo. Daqui pra frente tudo vai depender da politica economica que o governo adotar. As LFTs e as NTN-Bs podem ser boas alternativas nesse período. A bolsa de valores certamente amargará quedas hoje, primeiro dia após as eleições. Inclusive alguns amigos que investem comentaram comigo que há até boatos de circuit braker por conta de Petrobrás e outras ações em queda. Estou preparando um artigo pra falar desse momento e da bolsa de valores e suas perspectivas para os iniciantes, e acredito que essa semana eu o publico!
      Uma boa semana, que Deus o abençoe também!
      Abraços!

  4. Sandra

    Gisele,

    obrigada por compartilhar dicas de investimentos e ajudar iniciantes como eu! Estou preocupada com a minha aposentadoria, mas também quero começar a investir em curto prazo no TD. Tenho pesquisado bastante e suas dicas têm sido bem valiosas! Obrigada por nos ajudar!

    Um abraço!
    Sandra 😀

    • Olá Sandra! E obrigada pelo seu comentário!

      Fico feliz que esteja gostando do site e das dicas de investimento! Espero conseguir auxiliar investidores de todos os perfis em sua caminhada com investimentos. Fique a vontade pra interagir sempre que quiser.

      Um grande abraço e fique com Deus!

  5. cleber

    Ola Gisele, conheci hj esse site e vou passar a estuda-lo com mais frequencia.
    Tenho um filho de 15 anos e gostaria de fazer um investimento de uns 3 ou 5 anos para a faculdade que ele vier a fazer.
    Li sobre o tesouro selic. Hj tenho caderneta de poupança mas acho que não é a melhor opção hoje.
    Gostaria de saber o que é mais indicado para esse investimento?

    Obrigado
    Parabéns pelo site

    • Olá Cleber,

      De acordo com o que descreveu, o título Tesouro Selic pode ser uma boa opção de investimento para este prazo, e se você optar por não sacar antes de 3 anos seria até melhor para pagar o mínimo de IR…
      Espero que os artigos do site sejam úteis! Abraços!

      • cleber

        Obrigado pelo retorno.
        Para eu poder comprar como devo proceder? Através do banco onde tenho conta corrente ou procurar uma corretora? Ouvi dizer que tem corretoras que cobram taxas muito baixas e outras que nem cobram.

        • Olá Cleber,

          Você pode fazer a compra ou pelo seu Banco (que deve ter uma corretora própria) ou abrir uma conta em outra corretora. Pra decidir qual é a melhor só fazendo as contas das taxas cobradas tanto pela corretora do Banco quanto por outras corretoras do seu interesse. Precisa por tudo no papel pra ver qual é a melhor. Vale lembrar que tem que colocar no papel também os custos que você terá (no caso de abrir conta numa corretora) com a transferência do seu dinheiro pra compra dos títulos. No site do Tesouro Direto você encontra a relação de agentes de custódia (corretoras) autorizadas a fazer a venda dos títulos do TD. Sugiro ler minha série “Desvendando o Tesouro DIreto” onde falo também sobre como esses títulos funcionam. Pode ajudar!
          Abraços!

          • cleber

            Legal. Vou ler sim.

            Mais uma vez obrigado pelo retorno.

            Sucesso!

  6. Eliede

    Olá Gisele estou vendo esse site pela primeira vez gostei muito só que resta uma dúvida eu tenho dúvida a respeito das corretoras de valores é somente pela internet que posso me cadastrar? não tem uma corretora física onde eu possa me cadastrar nela? e mais é seguro fazer cadastro pela internet? a gente fica com medo do risco de levar um calote ou algo assim pois me falaram que pelos bancos as taxas são maiores que a gente pode perder mais do que pelas corretoras podemos nos livrar desses dessas taxas ou de parte delas mas ainda fica a dúvida a respeito da segurança

    • Olá Eliede

      Todas corretoras tem escritorios fisicos, inclusive algumas você até precisa ir lá pra acertar a parte de documentos. Mas as corretoras maiores são super confiáveis. Se você tem dúvidas é so fazer uma pesquisa rapida na internet e você consegue saber se há reclamações, ou se a instituição é confiável. Eu conheço bastante gente que tem conta na Rico, Clear, XP, Socopa. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens (custos, ferramentas, assessor), então precisa avaliar o que você precisa pra saber a mais indicada…
      Quanto ao cadastro na internet, é seguro, por isso fique tranquilo. Mas escolha uma corretora conhecida, e que tenha boas referências, pra evitar problemas futuros.
      Abraço!

  7. Eliede

    Estou começando agora a poupar, e também não sei ainda em qual linha devo aplicar pra ter um rendimento mais rápido, pra fazer o meu Capital Inicial Você pode me dar uma dica?
    Pois, disponho de pouco dinheiro.estou fazendo um planejamento para separar uma certa quantia todos os meses e montar uma carteira de investimentos, só não sei em que investir.
    Já fui um investidor na antiga overnight, na época consegui um bom rendimento e até comprei um lote, onde consegui minha casa e vivo até hoje.
    Sei que o processo de poupar ou economizar realmente funciona,por isso despertou em mim novamente o desejo de recomeçar, más, como já estou um pouco avançado em dias tenho que correr mais rápido em busca da minha independência financeira.

    • Olá Eliede,

      tudo vai depender do seu nível de conhecimento. Começa aos poucos com renda fixa, e na medida que você entender bem como a oscilação do juros influencia esses investimentos, você pode ir adquirindo mais conhecimento pra ir pra renda variavel. Como não sei exatamente o seu nivel de conhecimento, fica difícil dar uma dica mais especifica pra você, mas a princípio eu sugiro isso que falei anteriormente.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend