Dicas de como investir na Bolsa de Valores I

Guia do iniciante - dicas como investir na bolsa de valores - Bolsa 2 - Seu Guia de Investimentos

Neste artigo vou mostrar algumas dicas rápidas e práticas de como investir bem na bolsa de valores!

Se você quiser saber mais sobre como começar agora a investir em ações, baixe o meu e-book “Guia 3 Passos Pra Investir Em Ações”, clicando aqui.

Começando a investir na Bolsa de Valores: primeiros passos

O primeiro passo pra quem quer aprender como investir na Bolsa de Valores é entender o que ela é e como ela funciona. Pra tanto, leia meu artigo que explica isso, clicando aqui.

O segundo passo para quem quer aprender como investir na Bolsa de Valores é entender que os ativos financeiros negociados, em sua maioria, são de renda variável. Isso quer dizer que os preços destes ativos variam de acordo com o mercado. Eles podem variar positivamente, gerando lucros, ou negativamente, gerando prejuízos. Na Bolsa de Valores também são comercializados títulos de renda fixa como as Debêntures e os Títulos Imobiliários, mas os investimentos mais populares e que apresentam maior potencial de rentabilidade são os investimentos de renda variável.

Se você não está familiarizado com investimentos, leia meus artigos Conceitos Básicos Sobre Como Investir, clicando aqui.

Escolhendo um ativo para investir na Bolsa de Valores

Investir na Bolsa - dicas de investimento 2- Seu Guia de InvestimentosDepois disso, o próximo passo quem quer aprender como investir na Bolsa é escolher o tipo de investimento mais adequado para o seu perfil. Lembre-se que você deve escolher investir naquilo que conhece bem, e que seja adequado ao seu perfil de investimento. Em geral, investidores preferem investir nas ações.

As ações são títulos emitidos pelas empresas e que são negociados no mercado à vista. O preço das ações reflete as condições de oferta e demanda do mercado e as expectativas que os investidores tem sobre o desempenho das empresas que emitiram as ações. Pra aprender tudo que você precisa saber pra começar a investir em ações, baixe meu ebook (clique aqui!)

Existem também outros ativos bastante populares para quem quer investir na Bolsa que são os contratos futuros e os contratos à termo. Estes ativos financeiros são  diferentes das ações e têm um risco de investimento muito maior.

O que são as Ações?

Ações são títulos que as empresas emitem no mercado quando abrem seu capital. Empresas abrem seu capital com objetivo de levantar recursos no mercado para poder expandir e financiar suas operações. Todas as empresas de capital aberto são Sociedades Anônimas. Pra entender tudo sobre o que são as ações, leia meu Mini-Curso Como Investir em Ações! Clique aqui!

As ações representam pequenas partes do capital da empresa. Quando você compra ações você se torna sócio da empresa. Você compra uma pequena parte do capital da empresa, e na troca pelo investimento a empresa paga os dividendos que são parte dos lucros da  empresa.

No Brasil há dois tipos de ações: as ações ordinárias e as ações preferenciais. A diferença entre estas ações é que a primeira te dá o direito de votar nas assembleias mas não dá prioridade no recebimento dos dividendos. A segunda não te dá direito de votar nas assembleias mas te dá direito de receber os dividendos antes dos acionistas que possuem ações ordinárias.

Veja a continuação deste artigo clicando aqui!

Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:

[magicactionbox]

Sobre Gisele

Sou apaixonada por finanças e investimentos. Essa paixão começou em 2004 quando comecei a investir em ações. Aqui no site tenho como objetivo ajudar meus leitores a entender como o mercado financeiro e a economia estão presentes no seu dia-a-dia e a melhorar sua capacidade de tomar boas decisões de investimentos para suas vidas. Eu invisto através da filosofia de investimento em valor e análise fundamentalista. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês e também, aprender sempre mais através dos seus comentários e suas dúvidas.

6 comentários

  1. Vitor Almeida

    Olá Gisele!

    Primeiramente parabéns pela iniciativa de poder ajudar os iniciantes, assim como eu, ( rsrs ).

    Bom, me tire uma dúvida, como funciona bem esses 25% de lucro que é distribuído para os acionistas preferenciais? Você consegue fazer uma simulação com valores para eu entender melhor?

    Desde já lhe agradeço, grande abraço!
    Vitor Almeida

    • Olá Vitor! Não sei se entendi bem sua pergunta….
      Nao sei se uma simulação ajudaria, mas se você entender o conceito tudo vai ficar mais claro. É so você calcular o percentual sobre o lucro contábil definido para distribuição dos dividendos, e dividir pela quantidade de ações em circulação (precisa excluir ações em tesouraria se houverem), dessa forma você obtém os dividendos. É bem simples.
      Abraços!
      Abraços!

  2. Paulo

    adoro seus comentários e sua dedicação muuuuuuuuuuuuuuito obrigado

    • Olá Paulo, obrigada pelo seu comentário!
      Fico Feliz que tenha gostado deste artigo sobre investimentos na bolsa de valores. Em breve iniciarei a publicação de mais artigos com foco no investimento em ações!
      Abraços!

  3. Abraão Guto

    Ola Gisele, qual a Corretora voce me indica?, eu fiz o cadastro na Xp, e ja fora habilitado, Voc tem um e-mail para me auxiliar melhor?, Tem alguma opinião formada da Xp Investimentos?, da pra confiar?, tenho 4 ações em mente que me foram sugeridas pela Empiricus e pelo André Fogaza. abss

    • Olá Abrãao!

      Depende muito do tipo de uso que vocÊ vai fazer na corretora. Eu tenho conta na XP e gosto bastante, é uma corretora bastante confiável sim. Agora que foi comprada pelo Itau em parte, (e em breve por completo), pode fica tranquilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend