No artigo de hoje vou falar sobre os novos nomes dos títulos do Tesouro Direto.
Mas antes, baixe o meu e-book “SUPER Técnica de Investimentos”, clicando aqui.
Novos nomes do Tesouro Direto: o que muda?
Muitos sites, blogs, revistas e jornais já alertaram sobre a mudança no nome dos títulos públicos federais, o Tesouro Direto. Veja abaixo as mudanças nos nomes dos títulos do Tesouro Direto e a nova nomenclatura:
- LFT (Letra Financeira do Tesouro): Tesouro Selic
- LTN (Letra do Tesouro Nacional): Tesouro pré-fixado
- NTN-F (Notas do Tesouro Nacional – Série F): Tesouro pré-fixado com juros semestrais
- NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B): Tesouro IPCA com juros semestrais
- NTN-B Principal (Notas do Tesouro Nacional – Série B Principal): Tesouro IPCA
- NTN-C (Notas do Tesouro Nacional – Série C): Tesouro IGPM com juros semestrais
Novos nomes do Tesouro Direto: por que aumentar a segurança?
Além da mudança nos nomes, os títulos do Tesouro Direto também passarão por melhorias operacionais. O Governo vai aumentar a segurança nas transações com os títulos, para evitar problemas e fraudes como os ocorridos com a corretora Corval, que transferiu os títulos de seus clientes da CBLC para uma conta própria da corretora no sistema Selic.
Essa operação feita pela Corval é ilegal, pois quando um investidor adquire um título do Tesouro Direto e faz a compra através da corretora ou do agente de custódia, os títulos ficam registrados no nome do investidor e são custodiados na CBLC, que é a Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia (órgão que faz a “guarda” dos títulos dos investidores no Brasil). Todo título do Tesouro Direto, fica registrado no nome do investidor numa conta que a CBLC possui no Sistema Selic (que é o sistema onde é medida a Taxa Selic). O Sistema Selic é onde são negociados os títulos públicos. No caso da corretora Corval, ela havia transferido os títulos da conta dos clientes da CBLC para sua própria conta no sistema Selic, e começou a utilizá-los em outras operações, e até os utilizou como garantia para operações que geraram prejuízos. Veja abaixo um diagrama elaborado pelo Jornal Folha de São Paulo, que explica de forma resumida como aconteceu essa fraude com os títulos do Tesouro Direto.
Se você quer saber sobre os novos nomes do Tesouro direto porque começando a investir, fique atento! Toda essa história de fraude serviu pra despertar os investidores a ficarem mais atentos. Por isso sempre verifique no CEI (Canal Eletrônico do Investidor) da BMF&Bovespa se os títulos que você comprou do Tesouro Direto estão registrados em seu nome. Para acessar o CEI o seu Banco ou Corretora te fornecem um acesso com login (CPF) e senha. NO CEI você pode consultar não só os títulos do Tesouro Direto que você possui como também todas operações realizadas na Bolsa de Valores.
Novos nomes do Tesouro Direto: mais investidores e maior captação de recursos
A reestruturação que o Governo está fazendo com relação aos novos nomes dos títulos do Tesouro Direto e ao processo de compra tem como objetivo facilitar o acesso dos investidores e aumentar a captação de recursos no mercado. O Governo já vem estudando a possibilidade de permitir que o investidor possa fazer a compra dos títulos do Tesouro Direto através de boleto. Dessa forma não seria preciso transferir o dinheiro via TED ou DOC para a corretora.
O acesso mais fácil ao Tesouro Direto, que terão novos nomes, vai permitir que o Governo aumente o volume de dinheiro que consegue tomar emprestado da população para sanar deficiências em suas contas públicas, que são a principal preocupação do Governo em 2015.
Novos nomes do Tesouro Direto: o investidor precisa ficar mais atento
Apesar da maior facilidade ao Tesouro Direto, o investidor precisa ficar cada vez mais atento. Antes de investir em qualquer corretora, pesquise o seu passado. Leia sempre os relatórios mensais enviados pela BMF&Bovespa com as informações sobre seus investimentos. Consulte sempre o CEI (Canal Eletrônico do Investidor) e verifique o saldo de suas aplicações. Os novos nomes dos títulos do Tesouro Direto vão facilitar o entendimento desse investimento, mas o investidor precisa ficar sempre alerta e acompanhar sua carteira para evitar fraudes, como a ocorrida com a Corval. Por isso, fique esperto! Acompanhe sempre seus investimentos e não esqueça de consultar sempre o CEI.
Gostou deste artigo sobre os novos nomes dos títulos do Tesouro Direto? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!
Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:
Recomendo a Leitura:
- O que é a Taxa Selic e sua importância para seus investimentos
- 5 Dicas de Investimento para Iniciantes
- Como investir com pouco dinheiro
- Como investir seu dinheiro no curto prazo
- É possível investir e ficar rico?
- Mini-Curso Desvendando o Tesouro Direto 1: O que é o Tesouro Direto
- Mini-Curso Como Investir em Ações 1: Investir em ações é pra todos?
- *Novos Artigos”: acessa a página principal e fique por dentro dos novos artigos e das melhores notícias sobre investimentos
[magicactionbox]
Muito obrigado por mais estas informações valiosas.
Na troca dos nomes dos TD e do caso Corval já tinha lido, que estava enganado muitos dos seus clientes de confianças.
O que aconteceu com a corretora?
E com clientes que foram emganados?
Tenha ótimo começo de semana.
Fique com Deus e abç.
Olá Misael e obrigada pelo seu comentário no site!
A corretora foi liquidada extrajudicialmente pelo Bacen, se você entrar no site da corretora vai ver a nota do Bacen com a liquidação.
Eu sei que o ministério publico vai abrir processo na justiça contra a Corval, mas acho que quem investiu não conseguiu ainda reaver o dinheiro investido. A Bovespa ressarce prejuízos deste tipo até R$ 70 mil, mas os valores que os clientes investiram e que ultrapassam os R$ 70 mil só mesmo através de execução judicial.
Abraços!
Atualizei a página do Tesouro Direto na Wikipedia para refletir as mudanças realizadas pelo governo, seguindo as informações do site oficial.
Olá Manoel, agradeço seu comentário!
Que bom que atualizou o wikipedia. Irei dar uma olhada. Abraços!