No artigo anterior já vimos os primeiros passos que o investidor deve dar pra investir em ações e algumas dicas super práticas e fáceis de como investir em ações! No artigo de hoje vamos continuar vendo mais dicas de como investir na Bolsa de Valores!
E não esqueça de baixar o meu ebook Guia 3 Passos pra investir em ações, clicando aqui.
Dividendos são obrigatórios por lei ou não?
Segundo a Lei das S/As, as empresas podem pagar como dividendos obrigatórios uma parcela inferior aos 25% do lucro líquido ajustado, bastando que o estatuto social defina percentual menor. Um exemplo disso é o estatuto do UOL (Universo Online S.A.), que estipula que 1% do lucro líquido ajustado seja distribuído aos acionistas sob forma de dividendos.
A maioria das empresas no entanto adota os 25% do lucro como regra para distribuição de dividendos, porque quando a Lei das S/As entrou em vigor em 1976, as empresas existentes que tinham estatuto social omisso poderiam optar por dois caminhos: enquadrar-se no percentual de 50% como dividendo obrigatório ou reduzir o percentual convocando uma assembléia geral. Se a empresa quisesse pagar menos de 25% do dividendo obrigatório, deveria dar direito de retirada aos acionistas descontentes, ou seja, pagar pelas ações desses sócios que desejassem se retirar da Cia. Assim, a maioria das empresas optou pelos 25% do lucro. Empresas fundadas após 1976 puderam optar por dividendos obrigatórios inferiores aos 25%.
Como ganhar dinheiro investindo em ações?
Existem duas fomas de ganhar dinheiro com ações: a primeira é lucrando com diferença entre o preço da compra e da venda de uma ação. Quem faz isso “especula”. A segunda é ganhando dinheiro com os dividendos ao longo do tempo e também a valorização da ação. Esta segunda maneira de investir na bolsa é chamada estratégia de investimento em valor.
Estas duas estratégias são muito conhecidas e dividem os investidores em dois grandes grupos gerando muito debate sobre qual é a melhor pra ganhar dinheiro. E isso vai muito de gosto e preferências de cada investidor.
Estratégias de investimento na Bolsa em ações pela especulação
Que especula observa os movimentos de alta e baixa dos preços das ações, utilizando sistemas modernos para poder identificar tendências. A ferramenta mais famosa pelos especuladores é a análise técnica, ou análise gráfica, que é a observação dos preços das ações em gráficos que são atualizados em tempo real. Quando o investidor percebe que uma ação está em tendência de queda e acredita que logo o preço irá subir ele pode comprar a ação na baixa e vender na alta.
Esta estratégia é em aplicada no curto prazo porque o preço das ações varia muito em curtos espaços de tempo. Além das ações os investidores especuladores também utilizam os derivativos (como as opções) e o aluguel de ações para poderem lucrar com as variações no preço das ações. Para saber mais sobre a análise técnica veja meu artigo “Análise técnica: o que é e como funciona”.
Estratégias de investimento em ações no longo prazo
A estratégia de investimento em valor é de longo prazo. Ela se baseia na avaliação da empresa que emitiu a ação. O investidor utiliza a análise fundamentalista pra entender a situação da empresa e se o preço da ação está coerente. Ao investir na Bolsa de Valores, em ações, com esta estratégia, o investidor tenta identificar o valor “intrínseco” da ação.
Baseado em sua avaliação, ele espera o melhor momento para poder comprar a ação e depois de comprá-la, mantém ela na sua carteira de investimentos enquanto acreditar que o investimento faz sentido. A estratégia de investimento em valor depende de conhecimentos um pouco mais avançados em finanças e um básico de contabilidade.
A principal técnica utilizada pelos investidores em valor é o valuation das empresas. Grandes investidores Brasileiros que hoje são bilionários utilizam esta técnica de investimento em ações. Muitos investidores que começaram do zero e hoje são bilionários são investidores em valor. O pai desta filosofia de investimento foi Benjamin Graham, um famoso investidor americano e professor de Finanças da Universidade de Columbia.
Se você quer começar a investir na Bolsa em ações eu sugiro que você estude, procure conhecer as estratégias de investimento que falei. Escolha aquela que mais te agradar e se prepare. Faça cursos e leia livros. Busque conhecimento para não perder dinheiro e conseguir executar sua estratégia com sucesso.
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a educação financeira atingir todos que estão à nossa volta! E deixe um comentário, pois essa troca é muito positiva!
Compartilhe este artigo também com seus amigos nas redes sociais:
Recomendo a Leitura:
- Mini-Curso Como Investir em Ações 1: Investir em ações é pra todos?
- Benjamin Graham e o Investimento em Valor
- Análise Técnica: o que é e como funciona
- Aprenda como definir seu perfil de investimento
- Conceitos básicos sobre como investir: colocando investimentos na perspectiva certa
- *Novos Artigos*: acesse a página principal e leia os novos artigos e as melhores notícias sobre investimentos
[magicactionbox]